74% dos assinantes de streaming não gostam de custos extras em conteúdos da plataforma contratada, revela pesquisa

Divulgação Nicolas J. Leclercq/Unsplash

O streaming se tornou essencial no Brasil e no mundo. 7 em cada 10 brasileiros foram ou são assinantes dessas plataformas ou canais on demand. Desde que a Netflix surgiu, outras plataformas apareceram também, firmando de vez o hábito de assistir a séries e filmes. Pelo segundo ano consecutivo, a Hibou - empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo - abordou o comportamento dos brasileiros para entender como está a relação com as plataformas. Foram entrevistadas 1400 pessoas de todo o país.
 
Ranking das plataformas de streaming e canais on demand

Da parcela de 70% da população que assinam ou assinaram, 92% apontam a Netflix como a primeira opção. Em 2022, ela também liderava com 91%. No Ranking 2023, nota-se que a sequência de preferências segue a mesma do ano passado, exceto pela Disney+ que avançou alguns e trocou de posição com a GloboPlay:
 
Amazon Prime Video (2023 - 54% / 2022 - 53%);
Disney+ (2023 - 33% / 2022 - 26%);
GloboPlay (2023 - 31% / 2022 - 30%);
HBO MAX (2023 - 29% / 2022 - 20%).

Na ordem de favoritos, a Netflix, pioneira na divulgação dos seus serviços, se mantém em primeiro lugar para 66% dos brasileiros, apresentando grande diferença entre Amazon Prime Video e HBO MAX, com 8%, cada; GloboPlay, 5%; e Disney+, 4%.

Na hora de escolher o brasileiro prefere…

Quando perguntados sobre o que é importante dentro de uma plataforma de streaming, a variedade e o preço são fatores que definem as regras. Para 74%, o critério principal é a grande variedade de títulos, seja de séries ou filmes e 66% dão preferência ao preço acessível.

“A parte técnica também é observada pelos assinantes. Mesmo que tenha um grande catálogo, 42% prezam pela qualidade de navegação no app da plataforma; e 17% demandam um app específico para a smart TV. Além disso, a personalização de comunicação, com sugestões direcionadas aos interesses de cada assinante, é essencial para 3 em cada 10”, aponta Lígia.

A possibilidade de acessar conteúdo para toda a família (39%); originais da plataforma (24%); com artistas e diretores famosos (6%) e produções brasileiras (6%), também são levados em consideração. Funções como “assistir junto” para quem está em outra casa e “indicar/compartilhar” conteúdo a um amigo foram escolhas de 18% e 7%, respectivamente.

As preferências dos conteúdos consumidos não apresentam alterações desde o ano passado. As séries originais da plataforma continuam no topo para 71%. De olho nos filmes novos e lançamentos estão 67%; e a influência das séries que estão nas trends impacta 45%. Os documentários são de interesse de 34%; os filmes clássicos de 31%; séries clássicas que não estão mais no ar, para 28%; conteúdo infantil, 16%; novelas, 10%; animes, 7%; esportes, 6%; e outros gêneros, 2%.

“Para as plataformas, a estratégia de dividir as séries em episódios lançados por semana não agrada a 75%, dentre os 71% que gostam de conteúdos originais. Este é o público que gosta de maratonar e prefere séries em que todos os episódios são liberados de uma vez para maratonar. Em contraponto, estão apenas 8% que curtem os lançamentos espaçados, geralmente liberados a cada semana”, observa Lígia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

Valor adicional gera climão

Algumas plataformas apresentam possibilidades de conteúdos que vão além da assinatura mensal e cobram valores adicionais para canais premium. Dentre os 70% que contrataram ou estão ativos em um serviço, 74% são contra a modalidade. Eles acreditam que todo o conteúdo já deveria estar incluso na assinatura mensal; 16% são a favor, pois percebem a flexibilidade em pagar a mais se quiser, mantendo a assinatura mensal com valor mais baixo. Já 11% não pensaram a respeito e são indiferentes a essa opção.

E quem ainda não assina streaming…

Dentre os 30% que não assinam os serviços, 18% justificam a decisão por ser caro e 39% afirmam não terem costume de assistir TV. Já 26% são assinantes de canais a cabo e não sentem necessidade de mais gastos desse tipo; outros 13%, também assinantes destes canais, estão satisfeitos com o que têm e não sentem vontade de acessar outros conteúdos.
 
Entre outras possibilidades de consumo de vídeos está o YouTube, com a preferência de 16%, e as TVs abertas, para 13%. 12% usam um login emprestado e 4% preferem fazer download das obras. A falta de tempo, dinheiro ou hábito afeta 4% deles.

Cresce taxa de cancelamentos de assinaturas

Segundo a pesquisa, 6 em 10 brasileiros já cancelaram algum serviço de streaming. A taxa de cancelamentos em geral aumentou 6%, em relação ao ano anterior. Já 40% não cancelaram e 3% não chegaram a assinar. E, mesmo entre as preferidas e mais assinadas, o ranking das principais baixas nos serviços segue um certo padrão na ordem, e altera-se a quantidade de decisores:

33% cancelaram Netflix (em 2022 foram 40%)
28% cancelaram Amazon Prime Video (em 2022 foram 23%)
27% cancelaram GloboPlay (em 2022 foram 24%)
17% cancelaram Disney+ (em 2022 foram 14%)
14% cancelaram Telecine Play (em 2022 foram 15%)
13% cancelaram HBO MAX (em 2022 também foram 13%)

Os motivos para o cancelamento do streaming são diversos, mas o econômico pesou mais na decisão entre os 58% que optaram por isso: 40% apontam o custo-benefício ou o preço alto praticado; 35% concordam que a situação financeira pesou e o serviço impactou no bolso. Além disso, a falta de lançamentos (28%) e o catálogo restrito ou títulos pouco interessantes (26%), também estão entre as razões.

Metodologia

A pesquisa ''Streaming - 2023'' é proprietária da Hibou, que conduziu o estudo em Março/2023, com 1400 respondentes por abordagem digital. O estudo apresenta 2,6% de margem de erro a 95% de intervalo de confiança.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato