Boas Práticas Escolares, da TV Cultura, fala sobre cultura de paz nas escolas

Divulgação TV Cultura

O programa Boas Práticas Escolares deste domingo (23/4) abre espaço para cultura de paz nas escolas. Diante de episódios recentes de violência no espaço educacional, pais, professores e alunos têm reagido e buscado fortalecer a tolerância e a convivência pacífica. Vai ao ar na TV Cultura, às 11h30. 
 
A equipe do Boas Práticas conversou com alunos e professores da EMEF Campos Salles, que possui uma comissão mediadora de conflitos feita pelos estudantes, com orientação de professores. A ideia da iniciativa é construir coletivamente uma cultura de diálogo e respeito, além de encontrar saídas para conflitos, favorecendo a convivência, a participação e a sensação de pertencimento.
 
Sofia dos Santos Souza, de 11 anos, é aluna da comissão. “Eu escuto, eu gosto de escutar. Eu faço umas perguntas, eu quero que a pessoa se sinta confortável quando for falar com a comissão, o mais confortável que ela conseguir, até eu entender o que aconteceu”, diz a estudante.
 
Tudo isso favorece o processo educativo, combate preconceitos e, assim, contribui para uma formação cidadã e para o fortalecimento de valores democráticos.
 
“A gente consegue dar visibilidade a quem está sofrendo. E não só identificar e visualizar esse sofrimento, mas também acolher e fazer encaminhamentos positivos”, diz Adriana Santana, professora do 5º ano e integrante da comissão de mediação de conflitos.

A escola é planejada e organizada de forma a não ter muros, grades ou portas. As turmas se reúnem, juntas, em salões. O grêmio e o conselho de mediação de conflitos são bem ativos. 

Nesta edição, o Boas Práticas ainda acompanha uma visita dos alunos à Rádio Heliópolis, para falar sobre conscientização contra fake news.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato