Com apresentação de Pedro Bial, 'Linha Direta' retorna com formato multiplataforma na Globo e podcast no Globoplay

Divulgação Globo/Daniela Toviansky

'Linha Direta' está de volta à Globo em maio de 2023. Após 16 anos e sob o comando de Pedro Bial, o programa chega reformatado, mantendo a essência. O conteúdo investigativo - marca registrada da atração – se une à uma estrutura narrativa que combina apresentação, reportagem, entrevistas e simulações de casos que ganharam destaque na sociedade brasileira nos últimos 15 anos. O programa tem estreia prevista para 4 de maio e será exibido às quintas-feiras, após 'Cine Holliúdy', na Globo.

Entre as novidades desta versão repaginada, está a aposta no formato multiplataforma com conteúdos para TV e podcast. O ‘Linha Direta Podcast’ traz conteúdo extra, com impressões de Pedro Bial e depoimentos de bastidores vivenciados por roteiristas, pesquisadores e pela produção do programa. Além disso, tem versão estendida dos casos e mergulha no círculo familiar de pessoas que tiveram ligação com as vítimas. Com publicações semanais, sempre nos dias seguintes à exibição na TV, o ‘Linha Direta Podcast’ estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio, a partir do dia 5 de maio.

Um dos precursores do gênero ‘true crime’ e referência na TV brasileira com a descrição e reconstituição de crimes reais, o ‘Linha Direta’ marcou várias gerações ao longo de sua exibição nas décadas de 1990 e 2000. Agora, também traz ainda inovações tecnológicas em sua linguagem, como a adição de laudos de perícia em 3D e a inclusão de imagens de vídeos de câmeras de segurança e captadas por celular. 

A cada semana, Bial apresentará um crime já solucionado com o auxílio da dramatização de atores, e outro com desfecho ainda em aberto, com foragidos da justiça. Em comum entre os dois casos: o mesmo tipo de crime e motivação. O aspecto social, com a prestação de serviço, segue sendo um dos grandes pilares do programa, que contará com a divulgação de canais de denúncias para ajudar na localização de foragidos e no fornecimento de pistas. ''O mundo mudou muito nos últimos 16 anos desde que o programa saiu do ar. Essa hiper conexão que a gente vive hoje ainda não tinha se consolidado naquela época, e isso também tem implicações e consequências na nossa linguagem. Porque hoje é muito difícil qualquer coisa acontecer numa grande cidade que não tenha sido captada por duas ou três câmeras de segurança, ou por alguém com celular filmando o momento. Isso tudo determina a investigação, os registros e a linguagem do programa'', analisa Bial.

Além de conduzir o programa do estúdio nos Estúdios Globo, no Rio, o jornalista também entrevista eventualmente personagens e/ou testemunhas que tiveram ligações com as vítimas e que possam aprofundar as histórias através de seus depoimentos. ''É um formato consagrado. Agora, contamos com um cenário versátil e que nos possibilita filmar de muitas maneiras. Era sucesso no passado e, hoje, esse novo ‘true crime’ é uma febre mundial nas mais diferentes formas: seja na TV, streaming ou nos podcasts. Vamos tentar falar com quem já era fã do programa, mas também impactar esse novo público'', ressalta a diretora artística Monica Almeida.

Os casos apresentados ainda podem levantar a discussão da sociedade sobre temáticas e questões relevantes como feminicídio, violência contra crianças, LGBTfobia, golpes pela internet, entre outros, como explica Marcel Souto Maior, redator do ‘Linha Direta’: ''A gente vai continuar convocando o público a nos dar pistas que levem à prisão de foragidos da justiça, mas tem uma outra missão muito significativa que é a de acender sinais de alerta e indicar caminhos para quem está em casa assistindo ao programa, e que vai muito além de prender foragidos. O programa tem o poder também de ampliar o nível de consciência quando abordamos essas temáticas''. 

'Linha Direta' tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Belotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A redação final é de Pedro Bial e Marcel Souto Maior e a produção de Anelise Franco. O programa tem estreia prevista para 4 de maio e será exibido às quintas-feiras, após 'Cine Holliúdy', na TV Globo.  O ‘Linha Direta Podcast’, versão em áudio do programa original, estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio a partir do dia 5 de maio e com publicações semanais sempre nos dias seguintes à exibição do programa na TV.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato