Com auxílio da realidade aumentada, 'Repórter Record Investigação' desbrava a perigosa rota do ouro na Amazônia

Divulgação Record TV

O Repórter Record Investigação volta a utilizar o recurso da realidade aumentada para ampliar a experiência do telespectador durante a edição desta quinta-feira, 20/04, que desbrava os perigos da Transgarimpeira, a “estrada do ouro” na selva amazônica, além de revelar sua história, o cotidiano de seus atuais moradores e a situação do garimpo no local.

Via celular, acessando um filtro do Instagram, o público poderá visualizar como a rodovia derrubou a floresta desde sua abertura, no início dos anos 1980, até os dias atuais, com a chegada das máquinas e equipamentos de exploração de minério. A audiência também poderá projetar a dimensão de uma pepita de ouro, comparando-a, por exemplo, a um grão de feijão; e como joias podem ser fabricadas a partir de um lingote do minério.

Na reportagem, Aguiar Júnior, Mariane Salerno e Gil Silva percorrem a Transgarimpeira e registram o dia a dia de quem vive nessa região esquecida do Sudoeste do Pará, em conflito permanente. Quanto mais perto do fim da rodovia, menos estrutura há para a população da beira da estrada. Lá, falta tudo, inclusive o básico. "Não tem energia elétrica, coleta de lixo. A água só chegou recentemente", mostra uma moradora ao repórter Aguiar Júnior.

Para seguir viagem, a equipe sentiu na pele as dificuldades enfrentadas por moradores e motoristas quase que diariamente no período de chuvas. "Ficamos parados na lama, não dava para sair, só foi possível com a ajuda de uma carreta, que puxou nosso carro com uma corda", relata Mariana Salerno.

Há 40 anos, milhares de pessoas foram para a região em busca de ouro. Mas essa corrida pelo minério acabou atraindo também destruição, enfrentamentos e desilusão. Hoje, é de onde sai 70% do ouro ilegal brasileiro. Além de demonstrarem todo o processo de extração do metal precioso, os repórteres acompanham, com exclusividade, uma operação de combate aos garimpos ilegais, com direito a troca de tiros entre policiais e garimpeiros.

E mais: uma pesquisa da Fiocruz mostra que o mercúrio usado nesses garimpos está afetando as populações da floresta, que já apresentam sequelas por causa do metal pesado no sangue.

O Repórter Record Investigação apresenta ainda ao público quem são os “camicases da Amazônia”: pilotos que transportam combustível para os garimpos e se arriscam em pistas clandestinas no meio da selva. "Eu me acidentei duas vezes, fiquei todo quebrado, com o rosto deformado, quase morri", conta Wanderly Azevedo, um dos motoristas.

O Repórter Record Investigação, apresentado por Luiz Fara Monteiro, vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h45.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato