Festa, fama e facilidade: o núcleo prático e cheio de jeitinhos dos Ponza em 'Encantado's'

Divulgação Globo/Sergio Zalis

Série de humor que estreia no dia 2, após a novela das 21h, na Globo, 'Encantado's' é um prato cheio de mulheres bem resolvidas e que, no dia a dia, conseguem contornar as dificuldades da vida com graça e bastante criatividade. Além da irmã Olímpia (Vilma Melo), com quem tem os maiores embates envolvendo os problemas do supermercado que dá nome à série e as confusões que cria para a Joia do Encantado, Eraldo Ponza (Luis Miranda) tem a seu lado a esposa Maria Augusta (Evelyn Castro) e a filha Melissa (Ramille), que se destacam na trama.
 
O filho mais novo de seu Geraldo só pensa em samba e seu maior objetivo é colocar de pé o desfile do próximo Carnaval fazendo a Joia chegar mais perto da Sapucaí. E as ideias mais mirabolantes que saem da cabeça do presidente da escola recebem apoio de Maria Augusta. A “primeira-dama” da Joia é uma mulher exuberante e superficial, que vê na carreira de influenciadora uma chance de se tornar conhecida. Nas redes sociais, ela deixa mensagens motivacionais a seus seguidores, a quem chama de Maria Augusters. São recados sobre evolução pessoal, qualidade de vida e autoconhecimento aparentemente baseados na própria vivência — só que não.
 
Sempre que há uma novidade na Joia ou no Encantado’s, Maria Augusta se dispõe a criar a estratégia de marketing e tenta ter seu valor reconhecido na família. Intérprete da personagem, Evelyn Castro comenta que a personagem é o oposto dela: “Acho ela muito dispersa, flutua demais, é muito ligada em aparência e chega a ser meio fútil. Mas me identifico um pouco no amor e crença que ela tem na família dela, especialmente com a filha e o marido. Ela é uma mulher apaixonada”.
 
Eraldo e Maria Augusta são os pais de Melissa (Ramille), legítima representante da Geração Z. Pressionada por eles a assumir uma função nos negócios da família, a menina pensou que se tornaria uma chefe, mas por decisão da tia Olímpia teve que se contentar em estagiar como a moça do “Posso Ajudar?”. Aos 20 anos, a jovem não é chegada ao batente e odeia o serviço que a arrumaram no mercado. No ambiente de trabalho, a única coisa que a interessa é Pedro (Dhonata Augusto), o açougueiro com quem flerta nas horas vagas. Sem problemas com sua sexualidade, ela fala o que vem na cabeça e a todo momento tenta ficar com o boy.
 
“Ela é a típica 'afropaty', mimada pelos pais, não gosta de trabalhar, mas está ali pelo que ela vai ganhar e tenta sempre tirar um a mais, pra comprar os looks dela, sair. Ela é muito prática e se a coisa é do interesse dela, ela resolve rápido”, define Ramille.
 
Apesar de tentar ajudar Maria Augusta em suas empreitadas no mundo digital, Melissa tem “vergonha alheia” da mãe. Além disso, a menina sempre procura uma oportunidade de tirar vantagem das situações, mesmo que, para isso, tenha que desagradar os parentes. “Ela é sem filtro e direta na maneira de falar e, na maioria das vezes, não tem um jeito doce. Sem dúvidas é boa de lábia, muito inteligente e antenada em tudo! Por ser visionária demais, ela acaba não tendo paciência para as pessoas que não pensam e enxergam as coisas com a mesma clareza que ela, mas no fundo ela só quer o bem da família”, observa Ramille.
Na entrevista abaixo, as atrizes comentam sobre a experiência de participar da série e falam mais sobre suas personagens. 
 
‘Encantado’s’ é criada por Renata Andrade e Thais Pontes, e escrita em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final. A primeira temporada da série tem direção artística de Henrique Sauer e direção de Deo Cardoso e Naína de Paula. A produção é de Juliana Castro e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. 
  
Entrevistas com as atrizes

Evelyn Castro (Maria Augusta)
 
Como você descreveria a Maria Augusta?
Louca, sem noção (risos). Ela gosta de aparecer e é otimista demais. É apaixonada pelo marido e pela filha e completamente disposta pela família. Uma mulher solar, porém, insegura que só.
 
O que acha da performance dela como influenciadora digital?
Acho forçada ainda, mas vejo futuro na Maria Augusta. Ela tinha que parar de querer ser e simplesmente ser.
 
Você se identifica com ela de alguma forma?
Não me identifico muito, não (risos). Acho ela muito dispersa, flutua demais, é muito ligada em aparência chega a ser meio fútil. Mas me identifico um pouco no amor e crença que ela tem na família dela, especialmente a filha e o marido. Ela é uma mulher apaixonada.
 
Se pudesse dar um conselho para a Maria Augusta, qual seria?
Menos, seja menos. Calma!
 
Tem alguma sequência que mais gostou de gravar? Qual?
Amei a sequência em que ela faz uma harmonização facial que dá errado.
 
Como foi contracenar com o elenco da série?
Sou apaixonada por este trabalho, esse elenco. O set fica leve e é fácil de entrar no clima da família ‘Encantado’s’.
 
O que o público pode esperar de ‘Encantado’s’?
Uma série de identificação, de representatividade, que fala de valores familiares de forma descontraída. Uma série onde o samba e os sonhos são os grandes condutores da história.
 
Ramille (Melissa)
 
Como foi a preparação para interpretar a Melissa? E como surgiu o convite para participar da série?
A preparação foi de muita troca e muita liberdade. Um espaço de muitos experimentos, entendimento da história e da personagem ali naquele espaço, com aquelas pessoas. E também de trazer ela para o palpável, para o real. Foi intenso e gostoso.
O convite veio através de uma ligação do produtor de elenco, e aí ele entrou em contato com meu agente. As coisas se desenrolaram bem rápido, porque logo depois já enviei o meu teste no formato de selftape, fiz o teste de química e soube da resposta uma semana depois, entrei em êxtase.
 
Como você descreveria a personalidade dela?
Melissinha é patricinha (risos), fashionista demais, muito abusada, ousada, inovadora, uma menina mulher de muita atitude, decidida, sabe o que quer. Preguiçosa e folgada também, porque ela não gosta de trabalhar e sempre arruma um jeito de fugir. Ela é sem filtro, direta na maneira de falar e, na maioria das vezes, não tem um jeito doce. E sem dúvidas é boa de lábia. É muito inteligente e antenada em tudo! Por ser visionária demais, ela acaba não tendo paciência nem saco para as pessoas que não pensam e enxergam as coisas com a mesma clareza que ela, mas no fundo ela só quer o bem da família. E ela tem um brilho no olhar de uma sonhadora.
 
Se identifica com a personagem de alguma maneira?
Aaaaah sim! (risos) Sempre tem um lado nosso que bate de alguma forma com o personagem, né?
 
Acha que ela é mimada por ser herdeira do Encantado’s?
Não sei se por ser herdeira do Encantado’s, mas com certeza por ser única: a única filha, a única neta, a única sobrinha... a filhinha do papai.
 
Apesar da tia (Olímpia) ficar no pé dela para trabalhar direito, Melissa parece não gostar muita da função, né? O que acha a respeito?
Melissa não gosta trabalhar (risos). Quem dirá como “Posso ajudar?”. Na cabeça dela, se fosse para estar ali, tinha que ser numa posição de comando, tipo a coordenadora ou a chefe, porque ela realmente acredita que tem muito o que ensinar para o pessoal dali. Se ela pudesse, nem estaria gastando a beleza dela no mercado.
 
Ela até tenta ajudar a mãe nas suas aventuras como influenciadora, mas tem vergonha do jeito da Maria Augusta. Como enxerga essa relação das duas?
Ah, elas são muito engraçadas juntas porque para a Melissa a mãe é muito sem noção. E os toques e 'chás de semancol' que ela dá na Maria Augusta não são por mal; são para ela realmente entender que está passando vergonha, que está ridículo. Na real ela só quer o bem da mãe, mas ela não escuta e a Melissa perde a paciência. Seria tudo tão fácil se a mãe seguisse os conselhos dela, mas não, ela faz tudo ao contrário. Aí fica difícil para ela apoiar. A típica adolescente que tem vergonha de tudo que os pais fazem.
 
Na sua visão, o que o público pode esperar de Encantado’s?
Muuuuita diversão, leveza, risada. Tenho certeza de que vão se reconhecer em muitos personagens e vão amar assim como eu estou amando fazer parte disso tudo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato