Globo recebe 16 prêmios no New York Festivals TV & Film Awards 2023

Mar do Sertão  Divulgação Globo

Acabam de ser revelados os vencedores da edição 2023 do New York Festivals TV & Film Awards, um dos mais importantes festivais do mercado audiovisual que celebra conteúdos excepcionais e inovadores de televisões ao redor do mundo. E a Globo, mais uma vez, foi reconhecida com 16 prêmios, sendo quatro deles de ouro: para o documentário da GloboNews ‘Juquery – Lugar fora do Mundo’, para os efeitos especiais da novela da TV Globo ‘Mar do Sertão’, para a abertura da reportagem ‘Bataclan’ do ‘Fantástico’ e para a chamada da série ‘Copa do Mundo, uma história imortal’. 
 
A GloboNews ganhou um ouro e um prata em dois documentários. “Juquery – Lugar fora do mundo” conquistou o reconhecimento máximo por parte do júri na categoria Direitos Humanos.  Ex-pacientes, ex-funcionários e pesquisadores relatam as inúmeras violações dos direitos humanos que aconteceram no Juquery, o maior hospital psiquiátrico do Brasil, que funcionou por mais de 120 anos e fechou suas portas em 2021. A unidade chegou a ter mais de 16 mil pacientes na década de 70 e foi palco de atrocidades. O documentário revela ainda que o Manicômio Judiciário, que integrava o Complexo Hospitalar do Juquery, serviu para presos políticos serem torturados durante a ditadura militar. 
 
O canal também levou prata na categoria Atualidades com o documentário 'Abrigo – Inocentes sob Ataque', que retrata o drama dos ucranianos que ficaram no país depois da invasão russa. Durante quase dois meses, o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim acompanhou o sofrimento de civis – desde o primeiro bombardeio a um prédio residencial em Kiev até o momento em que as tropas de Putin abandonaram a estratégia de tentar tomar a capital. Os soldados deixaram para trás o massacre estarrecedor na cidade de Bucha e muita destruição em localidades próximas, como Irpin, Borodianka e Chernihiv.    
 
Já na categoria Efeitos Especiais, o prêmio mais importante ficou com a novela Mar do Sertão, que contou com o talento dos times de 3D e composição para transformar locações no Rio de janeiro em um deserto semiárido. A trama surpreendeu o público com inúmeros outros efeitos que trouxeram veracidade e realismo às cenas. 
 
O Jornal Nacional levou duas pratas: para a série “Brasil em Constituição”, na categoria Melhor Uso da Tecnologia, pelo uso criativo e inovador do espaço na redação e dos recursos visuais, que transportou o público para dentro da história da Constituição brasileira; e em Design Gráfico, pelo conceito de imersão percebido pela fusão delicada entre o real e o virtual. 
 
O Globo Repórter foi condecorado com o bronze na categoria Notícia ou Especial pelo programa “Paraísos Ameaçados", que revelou como os riscos apontados pelos cientistas na ECO- 92, há 30 anos, se tornaram realidade. O programa foi a diferentes pontos do Brasil para mostrar, na prática, os efeitos do aquecimento global: quilômetros de uma paisagem desoladora causada pela desertificação, os efeitos do avanço do oceano Atlântico em regiões como o Delta do Parnaíba, os estragos na vida marinha e em águas doces, como as do Rio Negro, na Amazônia. 

Em “Promoções, Aberturas e Identidades Visuais”, a TV Globo recebeu 10 prêmios com peças produzidas para promover conteúdos do canal. Ouro para a chamada produzida para a reportagem especial “Bataclan”, do Fantástico; um ouro e uma prata para ‘Copa do Mundo, uma história imortal’; duas pratas para as peças produzidas para as ‘Olimpíadas de Inverno 2022’; uma prata para a chamada  do Rock in Rio em que instrumentos e equipamentos de som se transformam no cantor Freddie Mercury; três bronze para chamadas de filmes na Globo, incluindo uma para o Supercine especial Dia das Bruxas e outro bronze pela chamada do Tela Quente que exibiu episódios da série original Globoplay “Arcanjo Renegado”.

Confira aqui a lista completa dos vencedores: 
 
Prêmio / Produto/ Categoria 
 
Ouro/ “Mar do Sertão” / Best Special Effects 
Ouro/ “Bataclan” / Art Direction: Promotion/Open & IDs 
Ouro/ “Juquery – Lugar fora do mundo” / Documentary/ Human Rights 
Ouro/ “Copa do Mundo: Uma história imortal” / Sports Program Promotion 
 
Prata/ “Abrigo – Inocentes sob Ataque” / Current Affairs 
Prata/ “Brasil em Constituição” / Best Use Of Technology 
Prata/ “Jornal Nacional” / Best Graphic Design 
Prata/ “Olimpíadas de Inverno 2022” / Contest/Special Promotion 
Prata/ “Olimpíadas de Inverno 2022” / Sports Program Promotion 
Prata/ “Rock In Rio” / Art Direction: Promotion/Open & IDs 
  
Bronze/ “Filmes na Globo” / Editing: Promotion/Open & Ids 
Bronze/ “Paraísos Ameaçados”/ News Documentaty/ Special   
Bronze/ “Filmes na Globo” / Contest/Special Promotion 
Bronze/ “Dia das Bruxas” / Contest/Special Promotion 
Bronze/ “Arcanjo Renegado” / Editing: Promotion/Open & Ids. 
Bronze/ “Copa do Mundo: Uma história imortal” / Editing: Promotion/Open & Ids 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato