Sandra Annenberg e Jorge Pontual falam sobre os 50 anos do 'Globo Repórter' no 'Conversa com Bial' de hoje, dia 18

Divulgação Globo

Parece uma reunião de pauta, mas é o 'Conversa com Bial' desta terça-feira, 18 de abril. Pedro Bial recebe Sandra Annenberg e Jorge Pontual para um papo sobre os 50 anos do ‘Globo Repórter’, recém-completados neste mês de abril e que inspiraram uma série de cinco episódios especiais. Três já foram ao ar: tecnologia, sociedade e saúde. Na sexta, 21, será exibido o programa sobre meio ambiente, e no dia 28, outro sobre viagens, com reportagem de Jorge Pontual. Todos com apresentação de Sandra.  
 
Pedro Bial, que assinou várias reportagens do jornalístico, reencontrou Pontual, que foi editor-chefe do ‘Globo Repórter’ entre 1983 e 1996, e que também esteve presente no primeiro programa, em 1973, e o ‘Conversa’ recorda uma das reportagens daquela edição, sobre indígenas americanos. O correspondente da Globo em Nova York relembra ainda as transformações do programa, que apresentou ao país uma nova maneira de fazer jornalismo: “O ‘Globo Repórter’ era uma espécie de colcha de retalhos, com vários assuntos, e depois virou um de documentários por dez anos [...]. Quando entrei na equipe o programa se tornou o que é hoje, que não é documentário, mas também não é de reportagens normais de TV. É algo diferente, que a gente criou”, diz. “Uma coisa que a gente começou a fazer foi trazer para a televisão as histórias dos indígenas brasileiros, com programas sobre os Yanomamis, a Amazônia. Nós íamos muito à Amazônia. Fizemos coisas que não estavam na pauta do jornalismo diário”, completa.

Divulgação Globo

Sandra recorda também outras pautas de vanguarda, já abordadas, como a questão feminina; “Eu lembro que assisti a um programa, em 1977, que discutia o papel da mulher na sociedade, as suas conquistas ou a dívida da sociedade com as mulheres [...], mas antes disso, em 1976, se não me engano, teve um programa que mostrava a beleza feminina sendo um objeto, e como as mulheres questionavam a imagem que era vendida. Em plena ditadura, já se falava disso tudo”, conta.
 
O ‘Conversa’ reproduz, ainda, passagens de reportagens que não foram ao ar; matérias feitas por Pedro Bial e algumas das mais icônicas feitas por Glória Maria, como a sua ida à Jamaica e ao Japão.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato