Série original da TV Brasil visita a Vila Belmiro, estádio do Santos

Divulgação TV Brasil

O penúltimo episódio inédito da temporada de Estádios Históricos, série própria da TV Brasil, apresenta a Vila Belmiro, sede dos jogos de futebol do Santos, na edição deste domingo (30), às 18h30. Os conteúdos exclusivos da produção documental ficam disponíveis no app TV Brasil Play.

Clube paulista fundado com vocação para o velho esporte bretão, o Santos teve o maior jogador de todos os tempos. Atleta do século, o craque Pelé fez da Vila Belmiro o palco principal para seus espetáculos em campo e desfilou o talento de sua técnica e faro de gol no gramado do município litorâneo.

Para contar as histórias que atravessam gerações de alvinegros, a atração da emissora pública resgata a trajetória do centenário estádio santista, inaugurado em 12 de outubro de 1916. Urbano Caldeira, que dá nome ao espaço, foi visionário quando escolheu o local no bairro de Vila Belmiro. Com capacidade para cerca de 16 mil pessoas, a arena já chegou a receber público recorde de 32 mil torcedores.

Pepe recorda célebre dupla de ataque com Pelé

O seriado traz depoimentos emocionantes do ex-jogador Pepe, de 88 anos. Em sua vitoriosa carreira como atleta nas décadas de 1950 e 1960, ele só defendeu as cores do clube. Parceiro de Pelé no time praiano por muitos anos, o veterano é até hoje o vice-artilheiro da história do Santos com 405 gols.

Considerando apenas os gols na Vila Belmiro, Pelé é o primeiro da lista isolado com 288 tentos. A sequência de maiores goleadores tem no pódio Feitiço com 162 gols e Pepe com 152. O antigo companheiro de Pelé no ataque recorda passagens curiosas e marcantes da dupla no país e no exterior. O ilustre elenco do Peixe ainda tinha a companhia de Coutinho e Dorval para reforçar o poderio ofensivo.

A série da TV Brasil também entrevista figuras inusitadas: o barbeiro Didi, que cortava o cabelo de Pelé, e a torcedora Nany; além de especialistas como o historiador Guilherme Guarche e o jornalista Gabriel Santana. O programa ainda traz um papo com o escritor José Roberto Brandi, pesquisador do Museu Pelé.

Referência no país e lembrado como o primeiro estádio particular de inteira propriedade de um clube de futebol, a Vila Belmiro segue a tradição de formar atletas de renome. A tendência é ratificada com as novas gerações dos Meninos da Vila e com o elenco feminino que representa as Sereias da Vila.

A estrutura do estádio deixa os jogadores muito próximos das arquibancadas. A torcida pulsa, pressiona os adversários e embala o Santos com os cânticos no Alçapão da Vila, apelido difundido principalmente a partir da Era Pelé como astro do time entre os anos de 1950 e 1970. O forte plantel da equipe na época formou a base dos convocados da seleção brasileira que conquistou os mundiais de 1958 e 1962.

A atração do canal público percorre também a galeria de troféus e o memorial de conquistas do Santos nas instalações da Vila Belmiro. A arena guarda ainda, em seu vestiário, um armário trancado pelo Rei do Futebol quando pendurou as chuteiras.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato