Caminhos da Reportagem aborda trabalho análogo à escravidão

Divulgação TV Brasil

''À força - a escravidão moderna'' é o tema do episódio inédito do Caminhos da Reportagem que a TV Brasil apresenta neste domingo (14) às 22h. O programa revela que o trabalho análogo à escravidão, ilegal e imoral, ainda é realidade no país.

Uma triste realidade. De 1995 a 2022, 60.251 pessoas nessa condição foram resgatadas no Brasil, segundo os cálculos do Observatório da Erradicação do Trabalho e do Tráfico de Pessoas.

Existem quatro hipóteses do artigo 149 do Código Penal que caracterizam o trabalho escravo: a primeira é o uso da força. A segunda é a servidão por dívida. A terceira é a jornada exaustiva e a última é o trabalho degradante.

“Água potável, comida saudável, alojamento digno. Tudo isso é negado a essas vítimas. Encontrar uma vítima desumanizada, sem nenhum dos seus direitos, é perder a cidadania. E isso é dramático”, conta o auditor fiscal do trabalho Marcelo Campos, que combate a servidão há 28 anos.

“Esse fenômeno é conhecido como ‘condição análoga à de escravo’ por uma questão histórica. Em 13 de maio de 1888, a escravidão foi considerada ilegal pelo estado brasileiro. Mas continuaram existindo situações de trabalho escravo que eram idênticas às anteriores”, lembra o diretor da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, que completa: “A gente está falando da mais vil exploração. É a coisificação do trabalhador e da trabalhadora”, define Sakamoto.

Ao longo do programa, a repórter Ana Graziela Aguiar foi a São Paulo e Goiás em busca de situações atuais de servidão. E encontrou. Ela conversou com duas mulheres que foram escravizadas por 30 anos. As duas são negras, não recebiam salário, eram proibidas de sair de casa e não puderam estudar.

“Foi duro, viu? Eu sofri demais. Ela (a patroa) falava assim: você não passa de uma negrinha imunda”, recorda uma delas.

“Eu acordava de manhã e só ia dormir quase meia-noite. Sem contar que eles (os patrões) me xingavam muito. Falavam palavrão e xingavam a minha raça”, afirma a outra.

O trabalho doméstico, inclusive, é uma das principais formas de escravidão atualmente. “Ele surge no seio do nosso capitalismo como o desdobramento de uma tradição escravocrata sem uma política de inclusão desses trabalhadores. Eles foram para o mercado de trabalho com a permanência da lógica escravocrata entre nós”, pontua o juiz do trabalho João Otávio Fidanza Frota.

Estrangeiros que vivem no Brasil também foram entrevistados. Um deles, boliviano, conta que em vez de receber R$ 5 mil por mês, como foi prometido, ganha por produção: fica com apenas 50 centavos por peça.

“O trabalho escravo rouba a vida das pessoas, por isso deveria ser visto como crime hediondo”, defende o coordenador executivo do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, Roque Renato Pattussi.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato