Canal Brasil exibe mostra em homenagem aos 85 anos do cineasta Zelito Viana

Divulgação

Para celebrar o aniversário de 85 anos do cineasta Zelito Viana, o Canal Brasil preparou uma programação especial com a exibição de quatro longas-metragens dirigidos por ele, no dia 5 de maio, a partir das 15h50. Os filmes participantes da mostra serão "Os Condenados", "Terra dos Índios", "Da Terra dos Índios aos Índios sem Terra" e "Villa Lobos - Uma Vida de Paixão".

Marcos Palmeira, filho de Zelito, participa em dois dos longas, como ator e narrador, e ressalta a relevância da obra de seu pai para o Brasil: "Toda a obra dele é focada nesse Brasil profundo, nessa história do Brasil. Seja pela literatura, seja pela música, seja política, todos os filmes dele têm uma conotação muito forte sobre o Brasil. Eu tive o privilégio de conviver e acompanhá-lo. Depois de produtor, virou esse diretor tão importante, que ao mesmo tempo é um excelente diretor de ator. Foi uma grande surpresa e por isso é tão tranquilo trabalhar com ele", revela.

Marcos Palmeira é o narrador em “Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra”, filme costurado por uma entrevista histórica de Zelito Viana com Darcy Ribeiro. O registro da conversa era considerado perdido, por conta de um incêndio, mas 45 anos depois foi recuperado e retratado no documentário, que conta ainda com fotografias de Sebastião Salgado. O projeto é fruto de uma conexão feita por Leon Hirszman, cineasta amigo de Zelito, com Darcy. O longa conta também com o antropólogo Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Em "Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão", escrito por Joaquim Assis, a vida de Heitor Villa-Lobos é retratada de forma sensível em formato de cinebiografia e estrelada por Marcos Palmeira. O longa mostra a última noite de vida de Villa-Lobos, quando o compositor já estava mais velho, interpretado nesta fase por Antonio Fagundes e, a partir deste momento, várias situações de sua vida são retratadas em formato de lembranças. 

O drama “Os Condenados”, dirigido por Zelito e escrito por ele e Eduardo Coutinho na década de 70, traz a história de Alma, interpretada por Isabel Ribeiro, que inicialmente é casada com Mauro, mas engravida e é abandonada por ele. O documentário “Terra dos Índios”, de 1979, mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pela posse de suas terras, que estavam ocupadas irregularmente. Com narração de Fernanda Montenegro, o longa conta com depoimentos de lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, com um recorte específico do estado do Mato Grosso do Sul. 

Engenheiro de formação, Zelito foi incentivado por Leon Hirszman a migrar para o universo cinematográfico. Iniciou na área de produção, na qual fundou, em 1965, a Produções Cinematográficas Mapa Ltda., que depois passou a se chamar Mapa Filmes do Brasil. Neste período produziu "Terra em Transe", de Glauber Rocha, e "A Grande Cidade", de Carlos Diegues, que foram considerados marcos no cinema brasileiro. A partir de 1970, Zelito passou para trás das câmeras e começou sua carreira de diretor com o longa "Minha Namorada". Já esteve à frente de mais de 50 trabalhos como diretor audiovisual e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. 

Os Condenados (1975) (83')
Horário: Sexta, 05/05, às 15h50
Classificação: 14 anos
Direção: Zelito Viana

Sinopse: Alma é abandonada grávida pelo malandro Mauro Glade e acolhida por João do Carmo, homem que sempre foi apaixonado e rejeitado por ela. Depois de se cansar da vida monótona que vivia com João do Carmo, ela começa a se envolver com Teles, um engenheiro rico. Mas, com a volta de seu primeiro affair, Mauro, ela não resiste e trai Teles, que a expulsa de casa. Ela se torna prostituta nas ruas de São Paulo. Novamente, sua única solução para deixar a miséria é João do Carmo.

Terra dos Índios (1979) (107’)
Horário: Segunda, 05/05, às 17h15
Direção: Zelito Viana
Classificação: 14 Anos

Sinopse: Com narração de Fernanda Montenegro, “Terra dos Índios” registra depoimentos de várias lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, especialmente no estado do Mato Grosso do Sul. O longa mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pelo restabelecimento da posse de suas terras em meio a problemas causados pela ocupação irregular das reservas indígenas.

Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra (2022) (75’)
COPRODUÇÃO
Horário: Sexta, 05/05, às 19h05
Direção: Zelito Viana
Classificação: 12 Anos

Sinopse: O documentário inédito, uma coprodução Canal Brasil, tem como ponto de partida o longa “Terra dos Índios” e traz a histórica entrevista realizada em 1977 por Zelito Viana com Darcy Ribeiro sobre os povos originários. O ator Marcos Palmeira reproduz as falas de Darcy Ribeiro no documentário, que tem ainda a participação do filósofo e mestre em antropologia, Gersem Baniwa, da região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, considerado uma das maiores lideranças indígenas do país.

Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão (2000) (132')
Horário: Sexta, 05/05, às 22h20
Classificação: 14 Anos
Direção: Zelito Viana

Sinopse: Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos, o mais importante compositor das Américas. A história começa com Villa, já velho, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. É a última vez que o maestro sai de casa com vida. Seu olhar é febril e atento e, a partir desta cena e de outras do mesmo concerto, vão surgindo lembranças de sua vida.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato