Documentário "O Dia Que Durou 21 Anos" estreia no Canal Brasil

Divulgação

O documentário "O Dia Que Durou 21 Anos", dirigido por Camilo Tavares, estreia no Canal Brasil no próximo dia 24, às 20h. O longa faz parte da programação da faixa "É Tudo Verdade", dedicada ao festival homônimo de documentários mais importante do Brasil, com curadoria do crítico de cinema, jornalista e escritor Amir Labaki. O filme traz arquivos e documentos até então nunca acessados sobre as articulações dos presidentes John F. Kennedy – assassinado em 1963, – e Lyndon Johnson para a colaboração do que veio a ser o golpe de estado no dia 31 de março de 1964, que deu origem à Ditadura Militar no Brasil.

O país tinha como presidente João Goulart, conhecido como Jango, eleito democraticamente em 1961. A motivação principal da instauração da Ditadura Militar por parte dos EUA era o medo de o Brasil se alinhar ao comunismo e influenciar os demais países da América Latina, o que prejudicaria os planos capitalistas americanos. Os Estados Unidos agiram então de modo a facilitar e criar as condições para o Golpe Militar e, posteriormente, reconhecer o regime militar como governo.

"O Dia Que Durou 21 Anos" venceu a categoria de Melhor Documentário Estrangeiro no St Tropez International Film Festival, na França, além do Prêmio Especial do Júri no 22° Arizona International Film Festival e no 29° Long Island Film Festival, ambos nos Estados Unidos. No Brasil, levou o troféu de Melhor Documentário Brasileiro em 2013 pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

No dia 31 de maio, o canal exibe, ainda como parte da programação do "É Tudo Verdade", o documentário "O Grande Irmão", coprodução do Canal Brasil e dirigido também por Camilo Tavares. O longa retrata os 17 anos de ditadura do general Augusto Pinochet, no Chile, desde o golpe de Estado. O documentário conta com materiais de arquivo inéditos e mostra, com detalhes, a participação do governo militar brasileiro no golpe de 11 de setembro de 1973, em Santiago, que tirou Salvador Allende da presidência do Chile. O filme traz depoimentos de pessoas envolvidas com o contexto político da época, como Delfim Netto, Ministro da Fazenda no governo Médici, Almino Afonso, José Serra, Orlando Sáenz, Ministro da Fazenda do Chile no governo Pinochet, e o cineasta chileno Patrício Guzmán.

O Dia Que Durou 21 Anos (2011) (74')
Horário: Quarta, 24/04, às 20h
Classificação: 14 anos
Diretora: Camilo Tavares

Sinopse: O filme traz arquivos e documentos até então nunca acessados sobre as articulações dos presidentes John F. Kennedy, assassinado em 1963, e Lyndon Johnson para a colaboração do que veio a ser o golpe, no dia 31 de março de 1964, que deu origem à Ditadura Militar no Brasil.

Grande Irmão (2022) (110’)
Horário: Quarta, 31/04, às 20h
Direção: Camilo Tavares
Classificação: 14 Anos

Sinopse: O longa retrata os 17 anos de ditadura do general Augusto Pinochet, no Chile, desde o golpe de Estado, conta com materiais inéditos de arquivo e mostra, com detalhes, a participação do governo militar brasileiro no golpe de 11 de setembro de 1973, em Santiago, que tirou Salvador Allende da presidência do Chile. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato