'Profissão Repórter' desta terça-feira mostra os desafios da maternidade solo

Divulgação Globo

A maternidade solo é uma realidade de muitas mães brasileiras. De acordo com dados do IBGE, existem no país mais de 11 milhões de mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus filhos. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 9, vai mostrar os desafios enfrentados por mulheres que perderam ou foram abandonadas pelos seus companheiros e outras que querem engravidar de forma independente. A repórter Danielle Zampollo conheceu o Centro de Acolhida do Amparo Maternal, um abrigo para gestantes e mães em situação vulnerável com filhos recém-nascidos, localizado na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. O centro garante a essas mulheres e seus bebês um lar provisório, com dormitórios, cinco refeições diárias e salas de convivência durante a gestação e período pós-parto, podendo se estender até os seis meses da criança.   
  
Em outra reportagem do programa, Julia Sena e o repórter cinematográfico Fernando Grolla acompanharam a rotina de um grupo de mães do Grajaú, na zona sul da capital paulistana, que se uniu para construir suas próprias casas na Ocupação Anchieta. O projeto da ONG Peabiru, em parceira com o Instituto Grajaú Anchieta, proprietário do terreno onde fica a ocupação, tem como objetivo garantir moradias dignas a 50 famílias que vivem em barracos de madeira. A equipe ouviu mães solo que estão envolvidas na construção dessas residências.   
 
Já a repórter Nathalia Tavolieri e a repórter cinematográfica Gabi Villaça registraram histórias de mulheres que querem adiar a maternidade ou engravidar logo, e contam com a evolução da medicina para isso. Depois da pandemia, a procura pelo congelamento de óvulos cresceu 30% em uma tradicional rede de clínicas de reprodução assistida de São Paulo. O processo ainda não é democrático. O congelamento de óvulos costuma custar a partir de R$ 15 mil, fora as mensalidades para manter o material genético congelado. O SUS fornece de forma gratuita esse processo em situações excepcionais, como mulheres em tratamento oncológico.    
 
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar nesta terça-feira, dia 9, depois da estreia da segunda temporada da série ‘Aruanas’, por volta das 23h55.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato