Repórter Record Investigação vence XI Prêmio República

Divulgação  Record TV

Há exatamente quatro anos, a terra tremeu pela primeira vez na capital Maceió, no estado de Alagoas. De lá para cá, o solo de bairros inteiros afundou, transformando a vida de pelo menos 55 mil pessoas, que perderam suas casas e tiveram as vidas completamente alteradas. Em março de 2022, o Repórter Record Investigação mostrou as causas e as consequência dessa tragédia anunciada, uma produção conquistou, nesta terça-feira (09/05), o XI Prêmio República, na categoria Jornalismo Audiovisual. A segunda colocação também ficou com a Record TV, com um documentário sobre brasileiros que desapareceram ao tentar cruzar a fronteira dos Estados Unidos, exibido no Repórter Record Investigação.

Participaram da reportagem sobre o caso de Maceió: Marcus Reis, Tarcísio Badaró, Gustavo Costa, Pablo Toledo, Enéias dos Santos, Leandro Pasqualin, André Vinícius Silva, Renan Larangeira e Camila Babilius.

E “Desaparecidos na Fronteira”, também exibida em 2022, foi produzida por Mariane Salerno, Gustavo Costa, Mariana Ferrari, Leandro Pasqualin e Mikael Fox.

O anúncio dos vencedores foi realizado na noite de ontem, em Brasília, no Teatro IDP. No total, concorreram 82 trabalhos escritos, em cinco categorias.  

O Prêmio República, criado em 2013, é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com o objetivo de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do Ministério Público Federal, além de estimular parcerias com a sociedade. Em sua 11ª edição, a premiação tem a missão de integrar os três principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos: procuradoras e procuradores da República, jornalistas e sociedade civil.

Sobre a reportagem Vidas em Ruínas

A reportagem “Vidas em Ruínas” revelou um cenário de guerra. Um quadro que não tem a ver com um terremoto, mas com a exploração de minério dentro da cidade: várias pichações citam a Braskem, empresa petroquímica que tem minas na área para extração de sal gema, material utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC.

Estudos comprovaram que o terremoto do dia 3 de março de 2018 foi causado pelo desabamento de 35 minas subterrâneas da empresa. Moradores que vivem ao lado dos bairros atingidos também sofrem com os reflexos do afundamento do solo. Muitos estão, hoje, numa situação de isolamento, com ruas desertas, falta de iluminação e sob risco constante.

O tremor que sacudiu Maceió atingiu dois pontos na escala Richter e durou pouco. Só que o suficiente para causar muito estrago, como rachaduras nas ruas e casas, além fissuras profundas na vida de quem mora lá.  Maria do Rosário era moradora de Pinheiro, epicentro do abalo. "Ninguém pode mais morar no bairro. Tá tudo vazio. Não tem ninguém mais", conta. Ela teve que se mudar para outro lugar, assim como todos que viviam na região.

Joseane era dona de um salão de beleza. Mas não resistiu ao êxodo da população do bairro. "A Braskem tirou nossa dignidade. O bairro, como está deserto, os poucos moradores que restaram estão empobrecendo, não tem mais renda", afirma Joseane. Para ajudar no sustento da família, ela precisou arrumar emprego, numa loja no centro da cidade. O trabalho é tranquilo, só que voltar ao bairro isolado depois do expediente é um desafio. "É uma caminhada solitária, assustadora, eu tenho muito medo, medo de assalto porque não tem postes de luz, mas vou resistir até onde der", diz.

Resistência e dignidade. Essas palavras traduzem bem a vida daqueles que ficaram sem chão em Maceió. Ronaldo não abre mão do que restou da casa dele. Passou a viver à luz de vela, mas o maior risco para ele aparece quando a noite chega. Para vencer o breu noturno, o marceneiro pega pedaços de madeira das casas abandonadas e usa para fazer fogueiras. "É o jeito que encontrei para eu clarear a minha rua, porque sem isso fica muito escuro mesmo", conta.

Priscilla tem medo de ladrões levarem a maior riqueza deixada pelo pai: uma biblioteca com 15 mil obras. Desde que ele morreu, há quatro anos, os livros se tornaram um refúgio para ela. "Quando eu entro na biblioteca, eu me sinto abraçada por ele, isso é a maior valia para mim''.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato