Globo celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial, nova campanha e adesão ao CEBDS

Divulgação

No próximo dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado para alertar a população para os problemas ambientais e a importância da preservação do ecossistema. Como parte de seu compromisso histórico e inegociável com o futuro do Brasil e alinhada à sua Agenda ESG 2030, a Globo realiza uma série de ações sobre do tema, com o intuito de promover a consciência ambiental na sociedade. A partir de hoje, 2 de junho, os canais Globo veiculam conteúdos relacionados ao assunto, compartilhando informações e convidando os brasileiros a refletirem sobre a importância da preservação ambiental. 
 
Também na semana celebrativa, a Globo anuncia sua associação ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e à sociedade civil. A companhia passa a fazer parte das mais de 100 empresas associadas, expandindo o diálogo e ampliando as trocas sobre boas práticas. “A adesão ao CEBDS é uma reafirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade e o futuro do país. A Globo passa a fazer parte de um grupo de empresas alinhadas ao mesmo objetivo, para compartilhamento de melhores práticas, tecnologia, inovação, direcionamentos e tendências”, celebra Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.
 
Ao longo do mês, a empresa irá veicular em suas plataformas uma campanha que ressalta um tema urgente para a sociedade: a sobrecarga climática. Dados internacionais apontam que em apenas oito meses os brasileiros consomem o que a natureza leva um ano para criar. O filme provoca o público a pensar o quanto de recursos ambientais são consumidos todos os dias. A peça é assinada pela plataforma ‘Menos é Mais’, com a tagline ‘Desperdice menos, descarte menos’.  
 
Os colaboradores Globo também terão a possibilidade de mergulhar no tema. Serão realizadas palestras com especialistas, promovidas em parceria com a plataforma Menos é Mais, que irão abordar o assunto e orientar sobre como poupar recursos naturais. A divulgação de uma pesquisa inédita completa a ação. Com o tema ‘Justiça Climática’, o material explora um termo ainda não muito conhecido entre os brasileiros, mas que, na prática, já é uma grande preocupação da população do país. Os dados estarão em breve disponíveis na Plataforma Gente.
 
Canais e plataformas Globo exibem séries, reportagens e programas especiais sobre o tema
 
TV Globo 
 
Na sexta-feira, 2 de junho, o ‘Globo Repórter’ investiga a convivência cada vez mais próxima entre os seres humanos e animais silvestres. Jacarés, cobras, gambás, bichos-preguiça, quatis, macacos, entre outros, têm sido resgatados, muitas vezes, adoecidos por conta desse contato. No Rio de Janeiro, por exemplo, os jacarés estão entrando pelo cano e são resgatados até dentro de condomínios. Os repórteres Rogerio Coutinho e Victor Ferreira vão apresentar uma importante ação da ONG Onças do Iguaçu no monitoramento das onças pintadas da região de Fox do Iguaçu e de um projeto que tira a fama de mau do lobo-guará e ainda garante a sobrevivência deles. 
 
Neste domingo, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o ‘Esporte Espetacular’ exibe no quadro “Pessoas Comuns, Histórias Espetaculares” a história da velejadora americana Kiana Wharram que reformou um pequeno veleiro no Caribe e largou tudo para conhecer o mundo neste barco improvisado. O programa vai ao ar às 10h, logo depois do “Auto Esporte”.
 
No dia 5 de junho, as gêmeas Duda e Helena, do quadro Encontro com as Letrinhas, do programa ‘Encontro com a Patrícia Poeta’, mostram um passeio pelos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, em que conheceram algumas das ações que fazem valer o compromisso da Globo com a proteção da natureza e o consumo consciente. Elas visitaram a estação de tratamento de água, os programas de reciclagem e a coleta seletiva de resíduos. 
 
E o ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 6, exibe o último episódio da série ‘Pra Onde, Brasil’. A bordo de um motorhome, a equipe atravessa a região Nordeste do país para abordar quatro dos 17 objetivos estabelecidos pela ONU para um mundo mais sustentável, desenvolvido e justo até 2030: erradicação da pobreza, água limpa, fome zero e cidades sustentáveis. Em cinco episódios, a série ‘Pra Onde, Brasil’ mostrou os problemas das cinco regiões do país e como o cumprimento dessas metas pode melhorar a vida dos brasileiros. 
 
GloboNews
 
O ‘Cidades e Soluções’, da GloboNews, que vai ao ar neste domingo, dia 4, às 21h, terá uma edição especial para mostrar como o Brasil se encontra no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. O programa, comandado pelo jornalista André Trigueiro, apresenta um recorte dos compromissos que têm ligação direta com o meio ambiente: do total de 17 ODS, seis são ligados à sustentabilidade. A equipe ouviu a jovem ativista Txai Suruí; a responsável no IBGE pela Agenda 2030, Denise Kronemberger; o ambientalista e consultor da ONU e da OMC, Carlos Rittl; o pesquisador do Cemaden Pedro Ivo Caraminha; entre outros.  
 
Canal Brasil
 
O Canal Brasil reuniu dez produções nacionais que promovem reflexões sobre a questão ambiental e, a partir do dia 5, será exibido um filme por dia, sempre às 18h15. A programação especial reúne os filmes; "Amazônia Sociedade Anônima" (2020), de Estevão Ciavatta;  "A Febre" (2020), de Maya Da-Rin; "Gyuri" (2021), de Mariana Lacerda; "Lavra" (2022), de Lucas Bambozzi; "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles, encerram a primeira semana da programação especial. A partir de segunda, dia 12, serão exibidos "Wild - Rede Selvagem" (2021), de Dener Giovanni; "Amazônia, O Despertar da Florestania" (2011), de Miguel Przewodowski e Christiane Torloni; "Terra Dos Índios" (1978); "Da Terra Dos Índios Aos Índios Sem Terra" (2022), de Zelito Viana e "Rama Pankararu" (2022), de Pedro Sodré.
 
Canal Off e Globoplay 
 
Em 8 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Oceano, estreia da segunda temporada da série ‘Euceano’, no Canal Off e no Globoplay. O projeto nasceu da união dos diretores, documentaristas, ativistas e mergulhadores Rodrigo Thomé e Rodrigo Cebrian em torno da construção de uma cultura oceânica através da empatia, da conexão e conhecimento desse que é o maior e mais importante ecossistema do planeta. São os Oceanos também os maiores termoreguladores do clima, maior produtor do oxigênio que respiramos e maior sequestradores de gases de efeito estufa. 
 
A primeira temporada foi gravada nas Maldivas, e a nova temporada de Euceano tem como destino o mitológico Mar Vermelho. Os Rodrigos embarcam rumo ao Egito, Israel e Jordânia, nesta nova aventura para mostrar como esses três países banhados pelo Mar Vermelho se relacionam com esse importante e rico ecossistema. Além disso, abordam como as questões geopolíticas, religiosas e os diferentes costumes de regiões tão próximas, mas distantes ao mesmo tempo, influenciam na forma de preservar e se relacionar com o oceano. 
 
O Canal Off também vai apresentar ao longo da semana do Meio Ambiente documentários e programas sobre preservação ambiental e conscientização sobre as mudanças climáticas. ‘Shelter’ conta a história de cinco aventureiros apaixonados por montanhismo que decidem passar dois meses explorando os Alpes Franceses e Suíços monitorando suas emissões de CO2 e permanecendo o mais sustentável possível. No dia 6, o público poderá assistir ‘White Waves. Surfers Fighting Against Pollution In The Sea’, criada por surfistas que lutam contra a poluição marítima. O documentário ‘Greta Thunberg: Rebel With A Cause’ conta a história da jovem ativista ambiental. ‘No Mad’ mostra uma equipe de surfistas Nomads que, além de surfar, pretendem contribuir para a preservação do ecossistema de uma ilha tropical paradisíaca. E, no último dia, o filme ‘The Great Saphir’ retrata diversas iniciativas de coleta de resíduos, tanto no mar quanto em terra. 

Modo Viagem 
 
Entre os dias 5 a 9 de junho, a partir das 18h, o Modo Viagem irá exibir episódios escolhidos para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente. No dia 5 de junho, em Bonito, Mato Grosso do Sul, o ‘Mergulhando’ vai mostrar um rapel na Boca da Onça, mergulhar na cachoeira do Buraco do Macaco e depois visitar a caverna Abismo Anhumas. Em 6 de junho, o canal exibe a segunda temporada de ‘Xscape’ em que o púlico poderá conhecer Delta do Okavango, eleito uma das Sete Maravilhas Naturais da África, e descobrir o que torna a visita ao local uma experiência única. Em 7 de junho, será exibido, ‘Lavando a Alma – Serra da Canastra’, onde Danrley Ferreira visita o Paraíso Perdido na região da Serra da Canastra, um dos locais mais procurados pelos turistas. E ‘Território Antártico’, dia 8 de junho, vai mostrar o espetáculo da natureza, a ciência a serviço da vida e o trabalho, e as dificuldades de pesquisadores brasileiros no ambiente mais inóspito da Terra. Já no último dia, 9 de junho, em ‘Amazônia Desconhecida – O Incidente’, Pedro Andrade vai ao Alto Amazonas para conhecer comunidades brasileiras locais. No episódio, ele e sua equipe de filmagem se tornam alvo de um incidente perigoso que rapidamente se torna viral.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato