Globo celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial, nova campanha e adesão ao CEBDS

Divulgação

No próximo dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado para alertar a população para os problemas ambientais e a importância da preservação do ecossistema. Como parte de seu compromisso histórico e inegociável com o futuro do Brasil e alinhada à sua Agenda ESG 2030, a Globo realiza uma série de ações sobre do tema, com o intuito de promover a consciência ambiental na sociedade. A partir de hoje, 2 de junho, os canais Globo veiculam conteúdos relacionados ao assunto, compartilhando informações e convidando os brasileiros a refletirem sobre a importância da preservação ambiental. 
 
Também na semana celebrativa, a Globo anuncia sua associação ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e à sociedade civil. A companhia passa a fazer parte das mais de 100 empresas associadas, expandindo o diálogo e ampliando as trocas sobre boas práticas. “A adesão ao CEBDS é uma reafirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade e o futuro do país. A Globo passa a fazer parte de um grupo de empresas alinhadas ao mesmo objetivo, para compartilhamento de melhores práticas, tecnologia, inovação, direcionamentos e tendências”, celebra Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.
 
Ao longo do mês, a empresa irá veicular em suas plataformas uma campanha que ressalta um tema urgente para a sociedade: a sobrecarga climática. Dados internacionais apontam que em apenas oito meses os brasileiros consomem o que a natureza leva um ano para criar. O filme provoca o público a pensar o quanto de recursos ambientais são consumidos todos os dias. A peça é assinada pela plataforma ‘Menos é Mais’, com a tagline ‘Desperdice menos, descarte menos’.  
 
Os colaboradores Globo também terão a possibilidade de mergulhar no tema. Serão realizadas palestras com especialistas, promovidas em parceria com a plataforma Menos é Mais, que irão abordar o assunto e orientar sobre como poupar recursos naturais. A divulgação de uma pesquisa inédita completa a ação. Com o tema ‘Justiça Climática’, o material explora um termo ainda não muito conhecido entre os brasileiros, mas que, na prática, já é uma grande preocupação da população do país. Os dados estarão em breve disponíveis na Plataforma Gente.
 
Canais e plataformas Globo exibem séries, reportagens e programas especiais sobre o tema
 
TV Globo 
 
Na sexta-feira, 2 de junho, o ‘Globo Repórter’ investiga a convivência cada vez mais próxima entre os seres humanos e animais silvestres. Jacarés, cobras, gambás, bichos-preguiça, quatis, macacos, entre outros, têm sido resgatados, muitas vezes, adoecidos por conta desse contato. No Rio de Janeiro, por exemplo, os jacarés estão entrando pelo cano e são resgatados até dentro de condomínios. Os repórteres Rogerio Coutinho e Victor Ferreira vão apresentar uma importante ação da ONG Onças do Iguaçu no monitoramento das onças pintadas da região de Fox do Iguaçu e de um projeto que tira a fama de mau do lobo-guará e ainda garante a sobrevivência deles. 
 
Neste domingo, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o ‘Esporte Espetacular’ exibe no quadro “Pessoas Comuns, Histórias Espetaculares” a história da velejadora americana Kiana Wharram que reformou um pequeno veleiro no Caribe e largou tudo para conhecer o mundo neste barco improvisado. O programa vai ao ar às 10h, logo depois do “Auto Esporte”.
 
No dia 5 de junho, as gêmeas Duda e Helena, do quadro Encontro com as Letrinhas, do programa ‘Encontro com a Patrícia Poeta’, mostram um passeio pelos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, em que conheceram algumas das ações que fazem valer o compromisso da Globo com a proteção da natureza e o consumo consciente. Elas visitaram a estação de tratamento de água, os programas de reciclagem e a coleta seletiva de resíduos. 
 
E o ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 6, exibe o último episódio da série ‘Pra Onde, Brasil’. A bordo de um motorhome, a equipe atravessa a região Nordeste do país para abordar quatro dos 17 objetivos estabelecidos pela ONU para um mundo mais sustentável, desenvolvido e justo até 2030: erradicação da pobreza, água limpa, fome zero e cidades sustentáveis. Em cinco episódios, a série ‘Pra Onde, Brasil’ mostrou os problemas das cinco regiões do país e como o cumprimento dessas metas pode melhorar a vida dos brasileiros. 
 
GloboNews
 
O ‘Cidades e Soluções’, da GloboNews, que vai ao ar neste domingo, dia 4, às 21h, terá uma edição especial para mostrar como o Brasil se encontra no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. O programa, comandado pelo jornalista André Trigueiro, apresenta um recorte dos compromissos que têm ligação direta com o meio ambiente: do total de 17 ODS, seis são ligados à sustentabilidade. A equipe ouviu a jovem ativista Txai Suruí; a responsável no IBGE pela Agenda 2030, Denise Kronemberger; o ambientalista e consultor da ONU e da OMC, Carlos Rittl; o pesquisador do Cemaden Pedro Ivo Caraminha; entre outros.  
 
Canal Brasil
 
O Canal Brasil reuniu dez produções nacionais que promovem reflexões sobre a questão ambiental e, a partir do dia 5, será exibido um filme por dia, sempre às 18h15. A programação especial reúne os filmes; "Amazônia Sociedade Anônima" (2020), de Estevão Ciavatta;  "A Febre" (2020), de Maya Da-Rin; "Gyuri" (2021), de Mariana Lacerda; "Lavra" (2022), de Lucas Bambozzi; "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles, encerram a primeira semana da programação especial. A partir de segunda, dia 12, serão exibidos "Wild - Rede Selvagem" (2021), de Dener Giovanni; "Amazônia, O Despertar da Florestania" (2011), de Miguel Przewodowski e Christiane Torloni; "Terra Dos Índios" (1978); "Da Terra Dos Índios Aos Índios Sem Terra" (2022), de Zelito Viana e "Rama Pankararu" (2022), de Pedro Sodré.
 
Canal Off e Globoplay 
 
Em 8 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Oceano, estreia da segunda temporada da série ‘Euceano’, no Canal Off e no Globoplay. O projeto nasceu da união dos diretores, documentaristas, ativistas e mergulhadores Rodrigo Thomé e Rodrigo Cebrian em torno da construção de uma cultura oceânica através da empatia, da conexão e conhecimento desse que é o maior e mais importante ecossistema do planeta. São os Oceanos também os maiores termoreguladores do clima, maior produtor do oxigênio que respiramos e maior sequestradores de gases de efeito estufa. 
 
A primeira temporada foi gravada nas Maldivas, e a nova temporada de Euceano tem como destino o mitológico Mar Vermelho. Os Rodrigos embarcam rumo ao Egito, Israel e Jordânia, nesta nova aventura para mostrar como esses três países banhados pelo Mar Vermelho se relacionam com esse importante e rico ecossistema. Além disso, abordam como as questões geopolíticas, religiosas e os diferentes costumes de regiões tão próximas, mas distantes ao mesmo tempo, influenciam na forma de preservar e se relacionar com o oceano. 
 
O Canal Off também vai apresentar ao longo da semana do Meio Ambiente documentários e programas sobre preservação ambiental e conscientização sobre as mudanças climáticas. ‘Shelter’ conta a história de cinco aventureiros apaixonados por montanhismo que decidem passar dois meses explorando os Alpes Franceses e Suíços monitorando suas emissões de CO2 e permanecendo o mais sustentável possível. No dia 6, o público poderá assistir ‘White Waves. Surfers Fighting Against Pollution In The Sea’, criada por surfistas que lutam contra a poluição marítima. O documentário ‘Greta Thunberg: Rebel With A Cause’ conta a história da jovem ativista ambiental. ‘No Mad’ mostra uma equipe de surfistas Nomads que, além de surfar, pretendem contribuir para a preservação do ecossistema de uma ilha tropical paradisíaca. E, no último dia, o filme ‘The Great Saphir’ retrata diversas iniciativas de coleta de resíduos, tanto no mar quanto em terra. 

Modo Viagem 
 
Entre os dias 5 a 9 de junho, a partir das 18h, o Modo Viagem irá exibir episódios escolhidos para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente. No dia 5 de junho, em Bonito, Mato Grosso do Sul, o ‘Mergulhando’ vai mostrar um rapel na Boca da Onça, mergulhar na cachoeira do Buraco do Macaco e depois visitar a caverna Abismo Anhumas. Em 6 de junho, o canal exibe a segunda temporada de ‘Xscape’ em que o púlico poderá conhecer Delta do Okavango, eleito uma das Sete Maravilhas Naturais da África, e descobrir o que torna a visita ao local uma experiência única. Em 7 de junho, será exibido, ‘Lavando a Alma – Serra da Canastra’, onde Danrley Ferreira visita o Paraíso Perdido na região da Serra da Canastra, um dos locais mais procurados pelos turistas. E ‘Território Antártico’, dia 8 de junho, vai mostrar o espetáculo da natureza, a ciência a serviço da vida e o trabalho, e as dificuldades de pesquisadores brasileiros no ambiente mais inóspito da Terra. Já no último dia, 9 de junho, em ‘Amazônia Desconhecida – O Incidente’, Pedro Andrade vai ao Alto Amazonas para conhecer comunidades brasileiras locais. No episódio, ele e sua equipe de filmagem se tornam alvo de um incidente perigoso que rapidamente se torna viral.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato