Terceira temporada do 'Expedição Rio' desvenda os rios do estado

Divulgação Globo/Paulo Belote

Os rios que o Rio não conhece. Com a missão de desbravar as águas doces do estado, estreia no sábado, 17 de junho, a terceira temporada do 'Expedição Rio'. Além de revelar as belezas naturais das regiões ribeirinhas e contar as histórias de moradores, os apresentadores Daniella Dias e Alexandre Henderson encaram desafios como caiaque, wakeboard, rapel, até um passeio com pneus no meio do rio. O primeiro dos seis programas desta temporada começa com uma aventura de rafting no Paraíba do Sul. Bote ancorado, a dupla desvenda o significado do nome da cidade de Três Rios,  onde acontece o encontro dos rios Paraíba do Sul, que nasce em São Paulo, Paraibuna, que nasce em Minas Gerais, e Piabanha, com nascente em Petrópolis, no único delta triplo fluvial da América Latina. 
 
O segundo programa, ainda seguindo o curso do Rio Paraíba do Sul, vai até o Parque Nacional de Itatiaia, passando também pela cidade de Piraí. No terceiro, Daniella e Alexandre fazem o caminho do Rio ao Paraíba do Sul, passando por Magé, São Fidélis, Três Rios e Atafona, distrito de Campos. No quarto episódio, a expedição é pelo maior rio do Rio, o Macaé, com paradas em São Pedro da Serra, Casimiro de Abreu e Xerém. No quinto, a exploração acontece por Cachoeira de Macacu, Maricá e Niterói. E o último programa desembarca na cidade do Rio e mostra a força das águas em Mangaratiba, passeando ainda por Santa Cruz, Vargem Grande e Guaratiba. 
 
“Os rios do nosso estado estão ao nosso lado diariamente, seja no caminho até o trabalho ou numa viagem de lazer. Eles estão ali por nós, mas nós não estamos olhando pra eles com o devido cuidado. O programa vai mostrar que é hora de nos virarmos de frente para essas águas e preservá-las”, alerta Daniella Dias, que tem a companhia de Alexandre Henderson nesse importante movimento. “Vou ser um pouco filosófico, nós somos um pouco rio", teoriza o jornalista, que enaltece também a história do Paraíba do Sul. "É o rio mais importante do ponto de vista de abastecimento, 60% dele é enviado para o Rio Guandu, que fornece água pra cerca de 80% da Região Metropolitana”, completa ele. 
 
Do Paraíba do Sul, seguindo o fluxo, no primeiro programa, os dois desembarcam na Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu. Principal fonte de abastecimento de água da Baixada Fluminense, a região tem a função primordial de proteger mais de 100 nascentes. E das águas de Tinguá, Daniella passa por uma estrada bicentenária de pedra, construída pelos escravizados, que serviu para escoar alimentos para o Rio, através de um porto que existia no local. Ao lado de Alexandre, conhece ainda o casarão mais antigo de Nova Iguaçu, situado numa antiga fazenda de cana-de-açúcar, e a Pedra da Contenda, área de extrema importância no período colonial, onde os escravizados se refugiavam dos capitães do mato, por conta da visão estratégica. 
 
Além de conhecer histórias de quem vive nas comunidades ribeirinhas, como seu Nonô do Tinguá, Daniella e Alexandre também vão encarar algumas experiências cheias de adrenalina no curso dos rios apresentados. “Desta vez, a gente ultrapassa os limites da região metropolitana, vai pro estado, vai conhecer esses cantos mais escondidos. E, como os rios são o nosso fio condutor, onde tem água, tem a gente pulando, mergulhando, fazendo tudo que se possa imaginar. Num afluente no Paraíba do Sul, por exemplo, a gente desce o rio numa câmara de pneu de caminhão”, adianta Daniella Dias, sobre a terceira temporada, que também será com emoção. "Eu e Dani nos entendemos no olhar. É a nossa segunda temporada juntos, então, o processo está mais 'azeitado'. Nós nos divertimos, rimos dos perrengues, choramos juntos com as superações e olha que foram muitas! Eu tenho medo de altura, a Dani também, mas na hora de encarar as aventuras damos as mãos e nos encorajamos mutuamente. Posso dizer que, além de parceira profissional, ganhei uma amiga. É bonito ver a nossa sintonia em cena. Temos histórias de vida parecidas e sabemos de onde viemos. É fechamento e ponto final", completa Alexandre Henderson.
 
O 'Expedição Rio – Os rios do Rio' estreia sábado, 17 de junho, para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, logo após o ‘Jornal Hoje.’ E também será exibido aos sábados, entre junho e julho para os demais municípios do Estado do Rio e Sul de Minas Gerais.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato