Zé Celso, em cena da série inédita 'Companhias do Teatro Brasileiro', de Roberto Bomtempo Divulgação Curta! |
Depois de uma única exibição (no domingo, 9) no canal Curta! em homenagem ao diretor Zé Celso, falecido no último dia 6, o episódio sobre o “Teatro Oficina” da série “Companhias do Teatro Brasileiro” chega gratuitamente ao Curta!On - Clube de Documentários, na Claro TV+, em CurtaOn.com.br na pasta ‘Degustação’ e fica até 10 de agosto de 2023. Inédita, a produção de 15 capítulos vai contar a história do teatro no Brasil por meio de suas principais companhias a partir do dia 25 de julho no canal. A direção é de Roberto Bomtempo.
Em ''Teatro Oficina'' estão entrevistas com vários artistas que construíram a história do Oficina, entre eles Zé Celso, um dos fundadores da companhia. Há depoimentos das atrizes Ítala Nandi, Kate Hansen, Miriam Mehler, Analu Prestes e Etty Fraser, do cenógrafo Hélio Eichbauer e dos cofundadores do grupo, Amir Haddad e Renato Borghi. Eles narram curiosidades como a reação inicial de Zé Celso à obra “O Rei da Vela”, que viria a ser um de seus grandes sucessos. O diretor simplesmente não se animou com o texto de Oswald de Andrade. Coube a Renato Borghi mudar sua opinião, lendo todas as falas de todos os personagens em qualquer lugar que estivesse com Zé Celso.
Outro acontecimento marcante mostrado no episódio é o incêndio que destruiu a sede do Teatro Oficina, em 1966, causado por paramilitares. Zé Celso se vestiu “elegantemente” e visitou os escombros, afirmando que o teatro iria renascer melhorado e mais grandioso. Enquanto muitos de seus colegas choravam, ele fazia planos e dava declarações otimistas. A partir daí, o grupo se mobilizou e arrecadou fundos através de remontagens de peças antigas para construir uma nova casa de espetáculos.
A série foi produzida pela Camisa Listrada e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
''Companhias do Teatro Brasileiro'' (Série) - Episódio: ''Teatro Oficina''
Com grande repertório cênico, o Teatro Oficina se destacou por levar a realidade brasileira para suas peças teatrais. Passando por repressão extrema na época da ditadura militar, o Teatro Oficina se reinventou e se mantém até hoje como uma das mais longevas companhias teatrais no Brasil. Direção: Roberto Bomtempo. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos.
Tags
Programação