TV Brasil presta tributo a Leny Andrade com shows exclusivos

Divulgação Márcio Oliveira 

Para homenagear Leny Andrade, saudosa artista que saiu de cena na última segunda (24), aos 80 anos, a TV Brasil resgata duas apresentações exclusivas da diva Conduzido por Bia Aparecida, o especial vai ao ar neste sábado (29), às 23h15. A produção reverencia o legado artístico e valoriza a obra da cantora que faleceu em decorrência do agravamento de uma pneumonia.

Os espetáculos históricos protagonizados pela intérprete para o programa Todas as Bossas, da TV Brasil, em 2019, e para o musical Chão de Estrelas, da TVE/RJ, em 1985, foram gravados no estúdio 3 da emissora pública, no Rio de Janeiro. O conteúdo raro e preservado no acervo do canal também está disponível no app TV Brasil Play.

Com repertório do álbum "Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho" (2018), a performance recente de Leny Andrade com o maestro Gilson Peranzzetta marcou a estreia da terceira temporada do Todas as Bossas, há quatro anos. Já o show para o programa Chão de Estrelas recupera interpretações da homenageada para clássicos e sucessos da música nacional em meados da década de 1980.

Carreira abrilhantada com grandes parcerias e repertório de astros

Referência no cenário artístico do país, a veterana era uma personalidade associada à Bossa Nova, ao samba e ao jazz brasileiro. Leny Andrade emocionava e surpreendia plateias por onde passava com sua capacidade de improviso, frases de efeito e musicalidade.

Ícone de uma época, a premiada cantora se destacava não só pela sua força vocal, mas também pelo potencial interpretativo, O talento de Leny Andrade está registrado nos 34 discos lançados na longeva carreira e na memória de quem teve o privilégio de acompanhá-la nos palcos.

Em mais de seis décadas de trajetória artística, a ilustre musa soltou a voz em composições de gênios como Tom Jobim, Roberto Menescal, Ivan Lins e Djavan, entre outros. Também realizou trabalhos com instrumentistas de renome como César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo.

Com vários hits nas paradas nacionais, a crooner carioca conquistou reconhecimento em sua terra natal e no exterior. Ela iniciou a vida musical nos anos 1950, residiu e fez trabalhos em países como Médico e Estados Unidos, além de passagens pelo continente europeu.

Entre os prêmios de maior relevância na obra de Leny Andrade está o Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor Álbum MPB. A estrela foi laureada naquela oportunidade pelo projeto desenvolvido junto com César Camargo Mariano.

Trabalho com Gilson Peranzzetta celebra Cartola e Nelson Cavaquinho

O tributo à cantora Leny Andrade apresentado no programa Todas as Bossas, da TV Brasil, às 23h15, sensibiliza o público com a doce voz da estrela para a seleção musical da turnê "Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho", com arranjos de Gilson Peranzzetta.

Registrado em 2019, o show exclusivo comemorava os 40 anos de amizade e parceria. Na performance emocionante, os artistas apresentam uma versão intimista do refinado musical que estavam fazendo pelo país para divulgar o disco homônimo.

No repertório, os experientes nomes da MPB deram nova roupagem a hits do mestre Cartola em obras como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "O Sol Nascerá" e "Alvorada", e a clássicos do compositor Nelson Cavaquinho, nas canções "A Flor e o Espinho", "Folhas Secas", "Rugas" e "Palhaço".

O forte vínculo entre Leny Andrade e Gilson Peranzzetta era nítido. Durante o programa da emissora pública, eles trocaram elogios. "Leny é a nota que falta no meu acorde" disse Gilson Peranzzetta, enquanto a parceira respondeu: "Gilson é meu arranjador cinematográfico", festejou Leny Andrade.

Produção para TVE/RJ teve narração de Eloá Dias e Fernando Lobo

Na sequência ao primeiro show, a TV Brasil recorda uma outra histórica performance de Leny Andrade, à 0h15. O show ocorreu no mesmo estúdio 3 da emissora pública, em gravação realizada no ano de 1985, no célebre palco que é usado até hoje pelo canal no Rio de Janeiro, desde os tempos da TV Educativa.

Envelopado no formato da série Grandes Musicais, o espetáculo para o programa Chão de Estrelas teve uma apresentação inspirada de Leny para sucessos do cancioneiro nacional. Ela entoa clássicos da MPB na produção narrada pela atriz Eloá Dias e pelo jornalista e compositor Fernando Lobo.

O repertório selecionado para o especial reuniu hits do cancioneiro brasileiro como "Cantor da Noite", "Flor de Lis", "Estamos Aí", "Velho Piano", "Batida Diferente", "Embriagador", "O Negócio é Amar", "Pra Dizer Adeus" e "Trocando em Miúdos", entre outras obras.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato