Exposição ''Fantástico – O Show da Vida'' estreia dia 20 de setembro, em São Paulo

Divulgação Globo

Ao longo de seus 50 anos recém-completados, o 'Fantástico' coleciona muitos momentos marcantes e agora convida o público a mergulhar neste universo de memórias, surpresas e descobertas, sempre com o olhar atento para o futuro. Como parte das celebrações pelo aniversário do programa, a Globo inaugura no dia 20 de setembro, no Solar Fábio Prado, antigo Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a exposição “Fantástico – O Show da Vida”, dedicada a reverenciar grandes momentos da revista semanal que faz parte da vida dos brasileiros. A mostra traz, de forma imersiva e interativa, as grandes coberturas, os apresentadores, quadros e histórias emblemáticas que estiveram presentes no dominical nas últimas cinco décadas, e aponta ainda para o que está por vir. 
 
“Foi muito interessante mergulhar nos arquivos do ‘Fantástico’, pois a riqueza deste material é enorme. As pessoas vão se emocionar, rir e ter uma grande nostalgia em alguns momentos. Este é um programa com histórico de apostar no diferente e no inovador. Manter a inquietação e se provocar o tempo inteiro é uma espécie de segredo para a longevidade e uma tradução da essência do ‘Fantástico’”, aponta o diretor Bruno Bernardes.
 
A missão de distribuir 50 anos de história em sete ambientes foi um grande desafio. “Descobrimos roteiros antigos do programa e materiais muito valiosos e vasculhamos nosso imenso acervo de vídeo. Não foi fácil dividir esse tempo todo de produção em uma exposição, mas procuramos construir os ambientes considerando os temas que nortearam a história do ‘Fantástico’ e espero que o público goste do resultado”, conta Renata Chiara, curadora da exposição e que também é editora do ‘Fantástico’. “A exposição é uma jornada pelos 50 anos do 'Fantástico' que combina história, muita interatividade e uma estética incrível. É mais do que uma retrospectiva. É uma celebração imersiva da cultura, inovação e emoções que moldaram nossas noites de domingo”, avisa Felipe Reif, diretor geral da exposição e sócio da Deeplab Project, que assina a coprodução da mostra com a Globo.

Divulgação Globo

Divulgação Globo

Ao entrar no museu, o público se depara com uma experiência que mistura luz, som e imagens, ao mesmo tempo em que ouve um texto inspirador narrado pelas apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta. “O segredo da longevidade do 'Fantástico' é o fato de o programa nunca ter abandonado o seu tripé, formado por jornalismo, entretenimento e esporte. É um show da vida mesmo, com várias coisas que compõem o nosso dia a dia, do riso ao choro”, ressalta Maju Coutinho. 
 
Na sequência, o visitante mergulha na história do programa, conhecendo a evolução das logomarcas; os destaques dos apresentadores; e réplicas de figurinos que marcaram época. Ainda nesta sala, um espaço interativo no qual os visitantes podem refazer a icônica abertura protagonizada pela atriz Isadora Ribeiro em 1987. A experiência conta também com um espaço dedicado a algumas das reportagens mais marcantes do ‘Show da Vida’, no qual os fãs clicam no monitor para escolher um tema e são desafiados a responder corretamente, em forma de quiz. O resultado é exibido de forma interativa, com texto e vídeo explicativos.
 
No espaço seguinte, uma experiência imersiva. Ao escolher entre quatro opções de assuntos disponíveis em uma tela digital localizada na entrada, o visitante tem o poder de mudar a luz e a configuração da sala. O esporte também tem um ambiente dedicado a ele na exposição, com o futebol como protagonista. Ao entrar na sala, o visitante é recebido pela Zebrinha, icônica personagem do bloco esportivo do ‘Show da Vida’. Também estão neste espaço um boneco do Cavalinho e o livro gigante com o Regulamento do Artilheiro Musical, que ficam expostos ao público. Outro destaque deste espaço é um jogo eletrônico de Corrida dos Cavalinhos, uma disputa de agilidade para chegar primeiro até o fim de suas raias.
 
“O 'Fantástico’ está completando 50 anos porque está sempre se atualizando e, assim, consegue falar para várias gerações. É um programa que tem muitas digitais e eu costumo dizer que tem os poros abertos. Nossa redação tem jovens de 20 e poucos anos até a galera acima dos 60, e todo mundo tem voz. Existe uma troca rica que faz com que a gente não só aprenda uns com os outros, como leve as questões e os novos formatos ao ar. Para esta equipe não tem assunto tabu. É surpreendente pensar em um programa de TV com meio século, mas estando dentro do 'Fantástico', faz todo o sentido”, afirma Poliana Abritta.
 
Uma réplica do estúdio do ‘Fantástico’, remodelado recentemente para o aniversário, tem o papel de proporcionar ao público a sensação de apresentar por um dia o programa e gravar o trecho de uma notícia fictícia, com dicas das apresentadoras. A música tem um espaço exclusivo, recordando lançamentos e clipes de sucesso de artistas que têm suas carreiras ligadas ao dominical. Um momento especial, em que será possível curtir e dançar ao som de canções que ficaram marcadas. O olhar atento do ‘Fantástico’ para o futuro também se faz presente na mostra. Uma grande escultura em formato de DNA localizada no centro da última sala fica envolvida por 50 palavras que remetem ao que está por vir em diversas pautas importantes. A narração e o texto deste espaço são feitos pela repórter Sônia Bridi. Antes de deixar a exposição, o visitante tem a chance de gravar um vídeo sobre o que mais o marcou em 50 anos do ‘Show da Vida’.
 
A exposição “Fantástico – O Show da Vida” é uma realização da TV Globo com a Deeplab Project, com coprodução da Fever, execução da Ydreams Global e o apoio do Solar Fabio Prado. Fica em cartaz para o público a partir de 20 de setembro, sempre de terça a domingo. Os ingressos estão à venda no site ou app da Fever. Nas primeiras terças-feiras de cada mês, a entrada é gratuita.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato