'Globo Repórter' desta sexta mergulha na história de 'Grande Sertão: Veredas'

Divulgação Globo

Uma expedição ao lugar que inspirou uma das maiores obras da literatura brasileira. O 'Globo Repórter' vai mergulhar nos sertões que João Guimarães Rosa revelou ao mundo em dois programas especiais que vão ao ar nos dias 15 e 22 de setembro. Durante 22 dias, a repórter Liliana Junger e equipe percorreram 3.500 quilômetros entre caminhadas, escaladas, estradas e rios para desvendar a terra que o escritor de ‘Grande Sertão: Veredas’ dizia ser governada por Deus e o diabo. 
 
O primeiro programa apresenta a natureza retratada no romance de Guimarães Rosa e os vários formatos do sertão mineiro. Mostra imagens da minissérie ‘Grande Sertão: Veredas’ produzida pela TV Globo e exibida em 1985, e conta com a narração do ator Tony Ramos no papel de Riobaldo, personagem principal da minissérie interpretado por ele.  
 
A equipe do ‘Globo Repórter’ também explora o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, lugar de cenários cinematográficos e cânions que chegam a 200 metros de altura. O local tem 250 cavernas mapeadas. Na ficção, elas serviam de refúgio para Riobaldo e os jagunços. “Quando você está no lugar de onde Guimarães Rosa tirou todas aquelas ideias, você entende muito mais o que ele escreveu. Foi muito incrível ver todas aquelas belezas. As cavernas são muito impactantes, cheias de natureza dentro, árvores gigantescas, com esculturas naturais, rio passando no meio, parece que você está num lugar mágico”, destaca a repórter Liliana Junger. 
 
Com exclusividade, o programa também vai levar os telespectadores para uma viagem virtual pelo primeiro parque nacional digitalizado. Com ajuda da realidade virtual, um grupo de espeleólogos está reproduzindo as cavernas do Peruaçu em 3D. A exposição online deverá estar disponível para o público no próximo ano e será gratuita. O programa também traz em primeira mão o resultado de um estudo de quatro décadas. Francisco Cruz Júnior, geólogo da Universidade de São Paulo (USP), conta que o sertão tem sofrido com as mudanças climáticas. “Tem um aumento exacerbado de temperatura e o aquecimento do sertão está em torno de 2ºC, 2,5ºC, acima da média global, que é de 1,5ºC. As nascentes, que são as veredas, vão ficando cada vez mais secas e podem desaparecer”, alerta Francisco. O artigo completo desse estudo será divulgado no final do ano.  
 
O ‘Globo Repórter’ também percorre os rios que estão no romance de Guimarães Rosa e conhece um dos segredos do sertão: o Pantanal Mineiro. A equipe também visita o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que vem sendo ameaçado pela queima de eucaliptos para a produção de carvão vegetal. 
 
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 15, logo após a novela ‘Todas as Flores’. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato