Esquadrão da Morte: a história da Scuderie Le Cocq sob a perspectiva do jornalista que a testemunhou

O jornalista Luarlindo Ernesto na antiga sede da Scuderie Le Cocq. Divulgação Curta!

Um repórter policial é a única testemunha ocular da criação do primeiro esquadrão da morte brasileiro: a Scuderie Le Cocq. A premissa, que parece ser a de um roteiro hollywoodiano, descreve acontecimentos reais. E é justamente mesclando recursos ficcionais com a narrativa de um documentário que o filme ''Com As Próprias Mãos'' traz à tona essa história pouco contada. Dirigido por José Francisco Tapajós, o longa é uma produção inédita e exclusiva do Curta! e estreia na programação do canal e no streaming CurtaOn.
 
O filme começa com a jovem jornalista Yasmin Santos, que pesquisa sobre as origens das milícias no Rio de Janeiro. Ela fica sabendo que tudo começou em meados dos anos 1960, com a Scuderie Le Cocq. Inicialmente criada para vingar a morte do detetive Milton Le Cocq, ocorrida durante confronto com Manoel Moreira, criminoso conhecido como Cara de Cavalo, a Scuderie logo se tornaria um grupo de extermínio. Yasmin descobre que Luarlindo Ernesto Silva, jornalista que acompanhou de perto os acontecimentos, está vivo e o procura para que lhe conte tudo o que viu.

Em um formato inovador, o fio narrativo se desenvolve através de diálogos que, embora narrem os acontecimentos, têm trejeitos de ficção. A participação do próprio Luarlindo e dos outros depoentes do documentário se dão em conversas casuais, mas com roteiros claramente definidos. Mas, por trás dessa aparente informalidade, o conteúdo é estritamente documental e explora diversas camadas dessa história. “Minha vontade é revisitar esse espaço e esse tempo para tentar entender o Cara de Cavalo de ontem e o de hoje”, ressalta Yasmin.

Em um encontro de gerações, Yasmin e Luarlindo vão a Búzios, onde Cara de Cavalo fora assassinado pelos policiais que compunham a Scuderie. Lá, conversam com pessoas que viram o corpo de Cara de Cavalo e que de alguma forma testemunharam a emboscada. A dupla também visita a antiga sede da Scuderie Le Cocq – e a essa altura o espectador fica sabendo mais sobre a fundação e a composição do grupo, e ainda reflete sobre os esquadrões da morte do passado e os do presente.

“Com As Próprias Mãos” é uma produção da Pacto Audiovisual viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no canal, o filme chega ao CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV + e no site oficial da plataforma. A estreia é no dia temático “Sextas da História e da Sociedade”, 8 de dezembro, às 21h15.

Curta! apresenta a continuação do filme sobre a banda The Rolling Stones

A segunda e última parte do documentário ''The Rolling Stones: Crossfire Huricane'', que conta a trajetória da lendária banda de Mick Jagger e Keith Richards, vai ao ar no Curta!. Dirigido por Brett Morgen, o filme é produzido e narrado pelos próprios integrantes do grupo, que se utilizam de um vasto material de arquivo para contar sua história.

As loucuras da década de 1970, viagens em turnê, além da relação deles com o sucesso mundial estão no documentário. Sem evitar polêmicas, o filme também relembra o abuso de drogas e a vida desregrada dos músicos, principalmente Keith Richards: “Muitas vezes, [Keith] dirigia na estrada e nem sequer deveria estar dirigindo. Eu estava sempre à espera de que me ligassem para dizer que o Keith tinha saído da pista e não tinha sobrevivido”, relembra Mick Jagger. Outro ponto sensível da trajetória dos Stones também não é deixado de lado: a saída de Mick Taylor.

Porém, após abordar esses momentos mais difíceis, o filme mostra uma banda – e sobretudo as pessoas que a compõem - que conseguiu dar a volta por cima em todos os aspectos. Além da festejada chegada de Ron Wood, guitarrista que sucedeu a Mick Taylor, os artistas conseguiram se libertar do abuso de drogas e passaram a ter mais qualidade de vida. Nos anos que se seguiram, o Rolling Stones foi sempre se renovando e ao mesmo tempo se mantendo como uma das maiores e mais longevas bandas de rock de todos os tempos.

“The Rolling Stones: Crossfire Huricane” pode ser assistido também no CurtaOn – Clube de Documentários, no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma.. A exibição é no dia temático “Segundas da Música”, 4 de dezembro, às 23h.

Segundas da Música – 4/12

23h – The Rolling Stones: Crossfire Hurricane – Parte 2

A história da jornada incomparável dos Stones, desde adolescentes obcecados pelo blues no início dos anos 60 até seu status indiscutível como realezas do rock. Todos os Rolling Stones foram entrevistados recentemente e suas palavras formam o arco narrativo que une imagens de arquivo de performances, cobertura de notícias e entrevistas, muitas delas inéditas. Direção: Brett Morgen Duração: 60 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 5 de dezembro, terça-feira, às 03h e às 17h; 6 de dezembro, quarta-feira, às 11h; 09 de dezembro, sábado, às 16h30; 10 de dezembro, domingo, às 23h.

Terças das Artes – 05/12

21h15 – ''Niemeyer – A Vida É Um Sopro'' (Documentário)

O filme procura se pautar na clareza das linhas e na poética das formas de Oscar Niemeyer, para reconstruir a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo. O filme traz, ainda, depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque. Diretor: Fabiano Piraino Maciel. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de dezembro, quarta-feira, às 01h15 e às 15h15; 07 de dezembro, sábado, às 09h15; 10 de dezembro, domingo, às 00h.

Quartas da Cena e Cinema – 06/12

20h – ''Diretores de Arte'' (Série) – Ep.: ''Maria Eugênia Sueiro'' – INÉDITO

Uma conversa com a diretora de arte argentina Maria Eugenia Sueiro que, além de nos receber em sua casa, nos leva para conhecer a natureza que permeia a Cidade de Buenos Aires, compartilhando em detalhes sua trajétoria no audiovisual e seu olhar sobre o ofício da Direção de Arte, através de trechos de filmes que levam sua assinatura, como "A Mulher Sem Cabeça" e "O Cidadão Ilustre". Direção: Flávio Tambellini. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 07 de dezembro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 08 de dezembro, sexta-feira, às 08h; 09 de dezembro, sábado, às 19h30; 10 de dezembro, domingo, 10h.

Quintas do Pensamento – 07/12

21h30 – ''Chomsky & Cia'' – Parte 1

Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam focam em seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. Os diretores entrevistam Chomsky, dificilmente disponível, e embarcam em uma viagem através de cidades americanas e europeias a fim de encontrar seguidores de uma forma libertária de pensamento. Direção: Olivier Azam, Daniel Mermet. Duração: 54 min. Classificação: Livre. Horário alternativo: 08 de dezembro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 09 de dezembro, sábado, às 15h30; 10 de dezembro, domingo, às 4h; 11 de dezembro, segunda-feira, às 09h30.

Sextas da História e da Sociedade – 08/12

21h15 – ''Com As Próprias Mãos'' – INÉDITO

O repórter policial Luarlindo Ernesto é a única testemunha ocular da criação do esquadrão da morte, o primeiro grupo de extermínio brasileiro. 60 anos depois do ocorrido, a jovem jornalista Yasmin Santos pesquisa sobre as origens da milícia no Rio de Janeiro, e, ao descobrir que Luarlindo está vivo, decide ir atrás dele para tentar convencê-lo a contar tudo o que viu. Direção: José Francisco Tapajós. Duração: 90 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 09 de dezembro, sábado, às 01h15 e às 14h45; 10 de dezembro, domingo, às 21h15; 11 de dezembro, segunda-feira, às 15h15; 12 de dezembro, terça-feira, 09h15.

Sábado, 9/12

22h - ''Tribalistas'' (2017) (Documentário)

O trio formado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte lançou seu segundo disco em 2017, 15 anos após o sucesso do primeiro. São dez faixas autorais, entre elas “Diáspora”, “Um só” e “Aliança”. O projeto celebra a cumplicidade e parceria entre os amigos e traz uma leva de novas composições, gravadas naquele ano no Rio de Janeiro ao lado dos músicos Dadi, Cézar Mendes e Pedro Baby, entre outros. Direção: Vicente Kubrusly. Duração: 72 min. Classificação: Livre.
 
Domingo, 10/12

19h10 – "Mário Lago” (Documentário)

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. O filme apresenta cenas com raro material de arquivo e algumas curiosidades sobre um artista completo, que se ocupou de teatro, cinema, TV, poesia e música. Diretores: Marco Abujamra, Markão Oliveira. Duração: 93min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de agosto, quarta-feira, às 02h10 e às 16h10; 29 de agosto, quinta-feira, às 10h10; 31 de agosto, sábado, às 11h15; 01 de setembro, domingo, às 22h15.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato