Nova temporada do Entrevista, no Futura, estreia no Dia da Consciência Negra e traz Cida Bento para debater educação antirracista com 20 líderes da causa

Leci Brandão (à esquerda) conversa com a apresentadora do Entrevista, Cida Bento, na estreia da nova temporada. Crédito Douglas Lopes

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Canal Futura estreia a nova temporada do Entrevista. Para celebrar a data, o programa semanal, exibido de 2ª a 6ª, às 20h45, vai focar na educação antirracista, com 24 entrevistas comandadas pela cofundadora, diretora e conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Cida Bento. Em 2023, as leis 10.639 e 11.645 completam 20 e 15 anos, respectivamente. Ambas determinam que os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, têm que, obrigatoriamente, inserir em seus currículos e na formação dos professores, o ensino da história e culturas negra e indígena. Essa foi a motivação para escolha do tema dessa nova temporada, onde serão apresentados os desafios da aplicação da educação antirracista no cenário brasileiro. A direção dessa nova temporada do Entrevista é do jornalista Leonne Gabriel, do Futura. 

A estreia será com a cantora Leci Brandão, também deputada estadual por SP, e que vai falar sobre Escola de Samba Educadora. Outros 19 líderes da causa antirracista estão entre os convidados do Entrevista. 

A apresentadora Cida Bento é uma reconhecida ativista brasileira e autora de nove livros e artigos (desde 2000), com destaque para “O pacto da Branquitude” (2022), onde pesquisou o modelo excludente de pessoas negras nos processos seletivos. Por meio do CEERT, Cida Bento lançou em 2002 o Prêmio Educar, com o objetivo de identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar, vinculadas à temática étnico-racial, na perspectiva da garantia de uma educação de qualidade para todas e todos e, mais especificamente, de combate ao racismo e de valorização da diversidade étnico-racial. Em 2015, a revista The Economist elegeu Cida Bento uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade. 

Essa temporada do Entrevista está 100% alinhada ao Projeto A Cor da Cultura, da Fundação Roberto Marinho e do Futura, para promoção da educação antirracista, por meio de um conjunto de ações de educação para relações étnico-raciais (ERER), que integra mobilização, comunicação, audiovisual, formação de educadores e materiais educativos. O projeto A Cor da Cultura é uma parceria da Fundação Roberto Marinho com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)/Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Palmares e tem como propósito valorizar este patrimônio histórico e cultural, mobilizando educadores e a sociedade na promoção das relações étnico-raciais e o cumprimento das leis citadas acima. 

Cultura, educação, ativismo, religião, ciências, música, literatura, territórios, história e democracia estão entre os temas abordados nessa nova temporada do Entrevista. Confira abaixo os detalhes dos 24 episódios, que seguem até 21 de dezembro, de 2ª a 6ª, às 20h45, e que também estarão disponíveis no Globoplay: 

Novembro

Dia 20 - Escola de samba educadora – Leci Brandão/Deputada Estadual SP 

Como as escolas de samba educam a sociedade a enxergar de forma positiva a história e cultura afro-brasileira e africana.   

Dia 21 - Movimento Negro na Educação – Hélio Santos/Oxfam Brasil 

O doutor em administração e presidente do Conselho da Oxfam Brasil vai mostrar como o movimento social negro brasileiro conquistou inúmeros avanços na legislação e na criação de políticas públicas na área da educação.   

Dia 22 – Financiamento da Educação – Zara Figueiredo/MEC 

Muito se tem discutido sobre o novo FUNDEB e o sistema nacional de educação, mas a Lei 10.639 está contemplada nesses dispositivos? A secretária da secretaria de educação continuada, alfabetização de jovens e adultos, diversidade e inclusão (SECADI) esclarece o assunto. 

Dia 23 – Música Infantil antirracista – Allan Pevirguladez/professor e rapper 

A musicalidade é um dos valores civilizatórios afro-brasileiros e pode ser uma ótima ferramenta para o professor na sala de aula. É o que mostra o compositor do fenômeno "O Meu Cabelo é Bem Bonito".   

Dia 24 – Diversidade religiosa na escola – Ivanir dos Santos/babalaô e professor 

O segundo relatório sobre intolerância religiosa (2023) mostra que as religiões de matriz africana são as mais atacadas. O professor apresenta como a escola pode contribuir para a cultura da liberdade religiosa.  

Dia 27 – Educomunicação - Rosangela Malachias/professora  

A especialista em educomunicação vai expor como a comunicação tem papel fundamental na construção do imaginário coletivo e pode fortalecer a educação antirracista. 

Dia 28 – Ciências exatas antirracistas - Guimes Rodrigues Filho/professor 

Doutor em química e coordenador de projetos de formação de professores com base na Lei 10.639, Guimes Filho vai apresentar formas de abordar a educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química e outras ciências exatas. 

Dia 29 – Literatura Infantil – Kiusam de Oliveira/contadora de histórias  

A literatura tem papel central na formação da identidade, percepção étnico-racial e repertório cultural das crianças. Esta será a principal abordagem na conversa com a especialista e doutora em educação.  

Dia 30 – Educação Infantil - Waldete Tristão/professora da educação infantil  

A educação infantil é a etapa do brincar, da interação e da descoberta e essa fase é fundamentação para a formação de sujeitos antirracistas. É o que defende essa professora que tem doutorado em educação.  

Dezembro:  

Dia 1 – Literatura Antirracista - Ana Maria Gonçalves/escritora 

A autora vai explorar os detalhes de seu livro "Um Defeito de Cor", um dos principais representantes da literatura antirracista brasileira. 

Dia 4 – Saberes indígenas na escola - Edson Kayapó/curador do MASP e professor 

Desde 2008 a legislação brasileira obriga o ensino de história e cultura indígena nas escolas. Esse cenário será o tema da conversa com o especialista e doutor em História Social. 

Dia 5 – Educação Escolar Quilombola - Givânia Maria da Silva/professora 

No Brasil, existem mais de 2.500 escolas da rede pública em áreas remanescentes de quilombo. A doutora em sociologia questiona: quais são os desafios da educação escolar quilombola?   

Dia 6 – Educação Escolar Indígena - Rita Potyguara/ex-coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena 

Segundo o Censo Escolar 2022, mais de 3 mil escolas de educação básica estão em território indígena e promovem a educação escolar indígena. Com doutorado em educação, a entrevistada vai mostrar como é essa realidade no Brasil.   

Dia 7 – Gestão da educação antirracista - Luiza Mandela/gerente da gerência de relações étnico- raciais RJ 

O Instituto Geledés e Alana realizaram uma pesquisa nacional que mostrou que 71% das secretarias municipais de educação realizam pouca ou nenhuma ação para implementar a lei da educação antirracista. Este será o mote do debate neste episódio. 

Dia 8 – Branquitude - Lia Vainer Schucman/escritora e professora 

Com doutorado em psicologia social, a entrevistada vai mostrar que, quando se fala em educação para relações étnico-raciais, é preciso entender o lugar da branquitude nessa discussão. 

Dia 11 – Mulheres na educação - Suelaine Carneiro/socióloga e coordenadora do Geledés Instituto da Mulher Negra 

A escola pode ser um lugar reprodutor de desigualdades de gênero e raça. A mestre em educação levanta a questão: como construir espaços educacionais mais acolhedores?  

Dia 12 – Desafios do Novo Ensino Médio - Valter Silvério/vice-presidente do comitê científico dos novos volumes da coleção História Geral da África (UNESCO) 

O especialista e doutor em ciências sociais vai debater a implementação da história e cultura afro-brasileira e indígena no novo ensino médio. 

Dia 13 – Democracia e Direito à Educação - Daniel Teixeira Bento/advogado e diretor executivo no CEERT   

O combate às desigualdades raciais na educação a partir da ótica da garantia de direitos é o tema do debate desse episódio. 

Dia 14 – Narrativa antirracista em museus - Marcelo Campos/professor e curador do Museu de Arte do Rio 

Como museus brasileiros podem criar narrativas antirracistas e desenvolver parcerias com escolas para apoiar a lei da educação antirracista? 

Dia 15 – Educação de Jovens e Adultos - Janete Santos Ribeiro/historiadora e professora e Especializada em Educação de Jovens e Adultos e Políticas Sociais 

Desafios da aplicação da educação para as relações étnico-raciais na modalidade educação de jovens e adultos, que é formada majoritariamente por pessoas negras.  

Dia 18 – Caminhos para o desenvolvimento – Hélio Santos/Oxfam Brasil 

Hélio Santos volta ao Entrevista para debater: qual o caminho para desenvolver o país a partir da equidade racial?   

Dia 19 – A branquitude na história - Lia Vainer Schucman/escritora e professora 

Como o conceito de branquitude entra na nossa história e qual a relação com as famílias interraciais? 

Dia 20 – Territórios e Educação Indígena - Rita Potyguara/ex-coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena 

Os indígenas que estão nas zonas urbanas foram desterritorializados? Como isso impacta a educação desses povos?   

Dia 21 – História Geral da África - Valter Silvério/vice-presidente do comitê científico dos novos volumes da coleção História Geral da África (UNESCO) 

A coleção História Geral da África, da UNESCO, foi essencial para a implementação da lei 10.639 nas escolas brasileiras. Como esses materiais pedagógicos foram adaptados para a realidade das nossas redes? 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato