Divulgação |
A culinária brasileira é uma das mais ricas e variadas do mundo. E os quitutes mineiros estão entre os preferidos de muita gente. Afinal, quem não gosta de saborear aquele pão de queijo quentinho, ou um bolo de milho, e ainda os tradicionais biscoitos de polvilho, tudo acompanhado por um cafezinho? Para os mineiros, esses tipos de comidas são chamadas “quitandas”, que significa “tudo aquilo que é servido com café”.
A grande maioria das quitandas são receitas de décadas, que passam de geração para geração. E para mostrar essa riqueza da tradicional culinária mineira, o PlayPlus, serviço de streaming da RECORD, acaba de lançar para seus assinantes a série especial de reportagens: Quitandas e Quitandeiras.
A produção em seis episódios foi realizada pela equipe da RECORD MINAS, que percorreu várias cidades do estado atrás de boas histórias e receitas tradicionais de dar água na boca. Essas localidades se declaram patrimônio imaterial das quitandas e puderam mostrar um pouco de sua cultura durante as reportagens.
Os episódios de Quitandas e Quitandeiras do PlayPlus são: Quitandas Mineiras Jabuticabas Sabará (guloseimas feitas à base da fruta); Quitandas Mineiras Lamparina Nova Lima (quitute de massa folhada e coco); Quitandas Mineiras Mestras Igarapé (biscoito de polvilho no forno à lenha); Quitandas Mineiras Pará de Minas (biscoito de amendoim), Quitandas Mineiras Bolo de Arroz Diamantina e Quitandas Mineiras Lagoa Santa (rosquinha de amoníaco das doceiras da Lapinha).
As quitandeiras de Minas que aparecem na série do PlayPlus fazem e vendem as quitandas de forma totalmente artesanal. São bolos, doces e biscoitos, com receitas transmitidas, na maioria das vezes, oralmente e passadas de geração para geração, como verdadeira e valiosa herança familiar.
Quitandas e Quitandeiras já está disponível para todos os assinantes do PlayPlus.