'Globo Repórter' mostra a cultura, as belezas e delícias do Canadá

Divulgação Globo/Luiz Costa

Conhecido por ter um dos outonos mais bonitos do mundo e, historicamente, ser um dos países mais multiculturais, o Canadá reserva belezas e experiências únicas, que serão mostradas no 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 6. O repórter Rogério Coutinho vai até o país norte-americano para mostrar a paisagem, os parques, a cultura circense, a gastronomia e a influência francesa na região.
 
O Canadá é um dos países com maior destaque e investimentos em circo e uma referência na formação de profissionais e pesquisas na área. Além de mostrar os malabarismos que os brasileiros fazem para morar no país, o programa conta a história de Vitor Martinez, que foi morar sozinho no Canadá aos 13 anos, e a de Roberto Freitas, que já está em seu  segundo espetáculo pelo Cirque du Soleil, após ter passado por São Paulo e pela Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro.
 
A cidade de Montreal também é conhecida pelo lendário protesto “Bed in for peace”, onde John Lennon e Yoko Ono aproveitaram a lua de mel para chamar a atenção para a paz, em 1969, contra a guerra do Vietnã. O repórter Rogério Coutinho visitou o quarto que hoje funciona como uma espécie de sala de exposição permanente com discos, fotos, vídeos e informações da época.
 
Para explorar a gastronomia do país, o programa mostra os pratos mais tradicionais da região, com opções mais pesadas e mais saudáveis. Rogerio Coutinho experimenta o “poutine”, um dos pratos mais calóricos, composto por batata frita, queijo coalho e molho de carne que cobre os demais ingredientes. Também popular, mas como uma opção mais leve, o programa mostra como é produzido o Maple Syrup, um tipo de xarope extraído da árvore Maple, aquela cuja folha é o símbolo da bandeira do Canadá.
 
Considerado pelos canadenses como a região mais francesa das Américas, a província de Quebec conta com o Parque Nacional do Mont-Tremblant, na Serra de Laurentian, que existe há um bilhão de anos. O significado do nome, “Montanha Tremendo”, é porque povos antigos acreditavam que existia uma divindade dentro da montanha e que ela tremia quando o Deus ficava bravo. Para ver a magnitude da paisagem do parque, a 900 metros de altura, o repórter Rogério Coutinho se aventura em uma tirolesa que tem quatro descidas no percurso em um total de quatro quilômetros de extensão. 
 
O programa ainda faz um passeio pelo Parque Monte Royal, que deu origem ao nome da cidade Montreal, e visita o Parque Omega, uma espécie de santuário para animais selvagens. 
 
“É um programa colorido, com aventura, comida, cultura, vamos entender a região francesa que existe dentro do Canadá, que foi pouco explorada e é pouco conhecida aqui no Brasil. É um programa para provocar encantamento”, afirma o repórter Rogerio Coutinho. 
 
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 8, vai ao ar logo após a novela ‘Terra e Paixão’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato