Divulgação Globo |
Quando a pandemia do coronavírus se tornou realidade no Brasil e a população precisou se adaptar à nova forma de vida, um dos efeitos mais visíveis foi o esvaziamento dos centros urbanos. Para mostrar como está o "coração" de algumas das maiores capitais do país atualmente, o 'Jornal Hoje' exibe diariamente, a partir da próxima segunda-feira, dia 01, a série ''Um olhar sobre o Centro''. As cinco reportagens vão contar a história das regiões centrais do Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.
Até pouco tempo, esses centros eram sinônimo de trabalho, riqueza, prosperidade, além de serem referência da bela arquitetura e oferta cultural. Hoje, apesar de contarem com boa infraestrutura de transportes e serem procurados para o lazer de parte da população, muitos sofrem consequências da violência urbana, do esvaziamento do comércio e de prédios abandonados. O repórter Danilo Vieira conduz a reportagem do Rio de Janeiro e conta como percebeu que esses problemas variam de região para região. “Sou um apaixonado pelo centro do Rio e acompanho, há algum tempo, a crise na cidade. Mas vimos que esse esvaziamento é um fenômeno nacional. Como São Paulo, por exemplo, que tem sofrido com a violência, a ocupação dos espaços e agora com a migração da Cracolândia para próximo da Estação da Luz. São problemas específicos em cada cidade”.
O centro do Rio de Janeiro é retratado por Danilo Gentil na primeira reportagem. Em seguida, é a vez da cidade de Recife, conduzida pela repórter Beatriz Castro; Belo Horizonte, por Viviane Possato; Salvador, com Mauro Anchieta; e São Paulo, com Fernanda Elnour. “Um olhar sobre o Centro” ouve urbanistas, economistas, historiadores, comerciantes, moradores e quem trabalhou ou ainda trabalha nessas regiões. As reportagens mostram os desafios, as iniciativas da sociedade e das prefeituras para revitalização desses espaços, o enfrentamento aos problemas sociais, de saúde e de segurança.
A série “Um olhar sobre o Centro” vai ao ar no ‘Jornal Hoje’ entre os dias 1º e 5 de janeiro.
Tags
Programação