Foto: Divulgação Netflix |
Cinco anos depois, infelizmente ainda há muito o que refletir e falar sobre o trágico incêndio que vitimou dez jovens no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro. Agora, a história ganha um olhar aprofundado e cuidadoso em O Ninho: Futebol & Tragédia, nova minissérie documental da Netflix, que estreia no dia 14 de março.
Em três episódios, a produção acompanha a trajetória profissional de alguns sobreviventes ao incêndio - jovens que passaram parte de suas vidas dentro do Ninho e hoje estão em estágios completamente diferentes de suas carreiras -, ao mesmo tempo em que ouve jornalistas, profissionais do futebol e, em destaque, as famílias das vítimas na busca por respostas. Em relatos emocionantes, pais e mães expõem suas dores e a luta por justiça em nome de seus filhos, desde que tudo aconteceu.
Além dos depoimentos, a produção traz imagens inéditas do incêndio e também recria alguns momentos daquela noite, em cenas dramatizadas e gravadas pelo diretor Pedro Asbeg. A reprodução é ferramenta importante no debate que o documentário propõe sobre as causas da tragédia que marcou a história do futebol nacional e as consequências diretas da inércia da justiça em torno do incêndio - uma reflexão social em memória das vítimas para que tragédias como essa não se repitam.
Com estreia em 14 de março, O Ninho: Futebol & Tragédia é uma minissérie documental da Netflix, produzida pela A Fábrica a partir da ideia original do UOL e desenvolvida por Pedro Asbeg, Renato Fagundes e UOL, com direção geral de Pedro Asbeg.