'Sessão da Tarde' completa 50 anos com programação especial

Foto: Reprodução

''Hoje eu queria estar em casa assistindo Sessão da Tarde". Não importa a idade, certamente essa frase já fez parte da vida de muitas pessoas ao longo das últimas cinco décadas. Presente na memória afetiva dos brasileiros, a sessão vespertina de filmes que marcou cinematograficamente várias gerações completa 50 anos no dia 4 de março. Para comemorar a data, a Globo vai exibir uma programação especial durante o mês de março com grandes títulos e franquias que reforçam o objetivo do produto: divertir, entreter e emocionar toda a família. Muitos ainda inéditos na TV aberta serão exibidos, como 'Mulan', 'Ghostbusters: Afterlife' e 'Tô Ryca 2'.  "O Sessão da Tarde tem no seu DNA um pilar importante, presente nesses 50 anos, que é o “filme para ver junto”, junto com a família, com amigos. É um momento no meio da tarde que proporciona entretenimento, diversão e relaxamento. A TV Globo tem um olhar muito cuidadoso para essa curadoria, para trazer cada vez filmes mais representativos, personagens e narrativas com tramas universais e em sintonia com a sociedade. São cerca de 240 filmes exibidos por ano", revela o diretor de conteúdo da TV Globo Gabriel Jacome. 

Exibido desde 1974, o programa tem um lugar cativo no coração do público.  Ao longo das cinco décadas, foram exibidas grandes produções da história do cinema que acabaram se tornando clássicos na memória dos brasileiros, mudando conforme as gerações dos telespectadores. Foi por meio da ‘Sessão da Tarde’ que muitas pessoas tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez – e rever sempre que voltavam para a programação - filmes, como 'A Noviça Rebelde' (1965), 'A Lagoa Azul' (1980), ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986), ‘Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990), ‘O Auto da Compadecida’ (2000) e 'A Culpa é das Estrelas' (2015), o que confirma que, há 50 anos, o programa contribui para a democratização do cinema e do acesso à cultura no Brasil. 

Sinônimo de férias e diversão, o ‘Sessão da Tarde’ conta com um processo dinâmico e sempre baseado em dados na escolha dos filmes. Aberto a mudanças factuais, o programa também funciona como espaço para homenagens, sessões especiais e temporadas. Todos os dias 20 milhões de pessoas assistem ao Sessão da Tarde e mais cinéfilos se formam. "A TV Globo entende a importância do cinema para a transmissão de valores e formação cultural do país e por isso tem o compromisso de proporcionar aos telespectadores uma experiência cinematográfica de alta qualidade, com acordos com os maiores estúdios do mercado e principais produtoras de filmes do mundo. Isso tudo diariamente e de forma gratuita", pontua Gabriel Jacome. 

Encontro comemora data e conta como são escolhidos os filmes

Na tarde de ontem, dia 28 de fevereiro, os 50 anos do 'Sessão da Tarde' foram comemorados em um evento que reuniu o time de curadoria de filmes da TV Globo, talentos e influenciadores ligados ao cinema num bate-papo sobre o universo da filmografia, edição e dublagem, entre outros temas. Exclusivo para convidados e alunos de audiovisual, o evento aconteceu no Gexperince, espaço temático e imersivo de experiências da Globo em São Paulo. Momentos do evento podem ser acompanhados pelas redes sociais da TV Globo e em nosso site de imprensa, com fotos exclusivas do encontro.

Algumas curiosidades do 'Sessão da Tarde'

Alguns dos títulos mais exibidos no Sessão da Tarde: 'Curtindo a Vida Adoidado', 'Um Príncipe Em Nova York', 'Ghost: Do Outro Lado Da Vida', 'De Volta À Lagoa Azul', 'Encontro de Amor' e 'De Repente 30' (todos foram exibidos mais de 15 vezes)

. 'Free Willy', 'O Diário Da Princesa' e 'Hércules' são filmes que passaram pela primeira vez na TV no 'Sessão da Tarde', nos anos 1997, 2005 e 2006, respectivamente. 

A primeira exibição do 'Sessão da Tarde' foi no dia 04/03/1974 às 15h - anteriormente, na mesma faixa, era exibido 'Sessão de Férias'. 

'Oito e Meio' (SP)  e 'Os Perigos de Paulina' (RJ) foram os primeiros títulos exibidos no 'Sessão da Tarde' em 04 de março de 1974 

Os filmes nacionais mais exibidos na sessão foram 'O Auto Da Compadecida', 'A Princesa Xuxa E Os Trapalhões' e 'Lua De Cristal' (todos foram exibidos mais de 10 vezes)

Confira abaixo parte da programação da TV Globo para marcar os 50 anos da sessão e já prepare a pipoca!. A primeira semana traz apenas títulos inéditos! 

 Programação Especial – Sessão da Tarde 50 anos

Primeira semana

04/03 – ‘Mulan’ (inédito na TV aberta)

05/03 - Space Jam: Um Novo Legado (inédito na TV aberta)
 
 06/03 - O Príncipe Esquecido (inédito na TV aberta)
 
 07/03 - Power Rangers (inédito na TV aberta)
 
 08/03 – ‘Tô Ryca 2’ (Inédito na TV aberta)

Destaques segunda semana 

11/03 – ‘Malévola – Dona do Mal’

12/03 - 'Uma Pitada de Sorte' (Inédito na TV aberta) 

14/03 – ‘Marley & Eu’

15/03 - Ghostbusters: Afterlife (Inédito na TV aberta)

Destaques terceira semana 

20/03 - Dolittle (Inédito na TV aberta)

21/03 – ‘Minha Vida em Marte’

Destaques quarta semana

27/03 – ‘Sonic – O Filme’

29/03 – ‘Shrek’

'Sessão da Tarde’ vai ao ar após ‘Mulheres de Areia’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato