''Erramos todos'', diz Gilmar Mendes sobre a Lava Jato ao CNN Entrevistas

Foto: Divulgação CNN Brasil

O convidado desta semana do CNN Entrevistas, sábado (23) às 18h30 na CNN Brasil, é o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. Na conversa com a âncora Raquel Landim, nos estúdios da CNN em São Paulo, o ministro fala sobre a operação Lava Jato. A força-tarefa que reuniu um conjunto de investigações que culminaram em processos e condenações acaba de completar dez anos, com muitos dos seus julgamentos sofrendo reveses e anulações na última instância.
 
''A Lava Jato, como já disse, de certa forma é pai e mãe do bolsonarismo. Um retumbante fracasso. Erramos todos. O judiciário errou, criou um sistema errático, as corregedorias falharam'', afirma Mendes.
 
O ministro do STF também aborda o julgamento em andamento no Supremo sobre o porte de drogas: ''Vamos aguardar o debate e vamos aguardar também a conclusão do julgamento. Nós estamos dialogando, tentando buscar uma construção. Nós temos 800 mil presos no Brasil hoje, 40% de presos provisórios. Um dos graves problemas de segurança pública é que os presídios são home office do crime (...) e aí vem a questão das drogas''. De acordo com ele, é sobre essa perspectiva que o Tribunal está dialogando com a sociedade, com o Congresso e com todos.
 
A respeito das expectativas colocadas em relação ao STF, o ministro opina: ''O que a gente tem vivido é, talvez, uma situação muito emotiva em que se imputa, às vezes, ao Supremo um desejo de supremacia que não existe de maneira nenhuma''.

Sobre as investigações de uma tentativa de golpe orquestrada pelo governo anterior, Mendes assinala: ''Estamos vendo de maneira muito mais clara do que poderíamos imaginar há três semanas atrás que estamos próximos das pessoas que urdiram, que tramaram, que armaram todo esse cenário.''

Em ano de eleições municipais e com o avanço do uso de Inteligência Artificial (IA) em diversas formas de comunicação, Gilmar Mendes afirma que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está sendo desafiado e vem criando o que chama de um mecanismo vinculante, para monitorar e exigir que as propagandas que tenham ou façam uso de IA façam a advertência.

 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato