'Globo Repórter' desta sexta revela a força do Cariri cearense

Foto: Divulgação Globo

Um lugar que une tradição, fé, cultura e natureza exuberante. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 22, viaja pelo Cariri cearense, região cercada por belezas naturais, que abriga a primeira floresta instituída no Brasil e é marcada por uma cultura vibrante e pela religiosidade. Com reportagens de Aline Oliveira e Alessandro Torres, o programa desbrava a história do local, mostra da formação geológica às espécies animais presentes na região e apresenta a força dos mestres da arte popular, o poder da fé e da devoção. 
 
Candidata a Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, a Chapada do Araripe, localizada entre os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, é dona de uma beleza imponente e abriga a Floresta Nacional do Araripe, criada há 78 anos e conhecida como um oásis verde no meio do sertão, que conta com a maior trilha de Single Track do país, com 50 quilômetros. O repórter Alessandro Torres acompanha um grupo de ciclistas que desbrava as trilhas estreitas no meio do mato e contempla as paisagens dos mirantes que desvendam a flora e fauna de uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental do nordeste brasileiro. A reportagem mostra também a diversidade de aves, com pássaros que só vivem naquela região, como o soldadinho-do-araripe, e revela a área onde funcionou um aeroporto regional até a década de 1970, 900 metros acima do nível do mar.
 
A Chapada do Araripe também é conhecida também como um tesouro de fósseis, já que contém uma das maiores bacias fossilíferas do mundo, que contribuiu para a criação do primeiro geoparque das Américas. No Museu de Escavações e Paleontologia, Alessandro revela a importância deste patrimônio. “Dezoito anos depois de desembarcar no Ceará, descobri o quanto ainda tenho a conhecer deste precioso estado nordestino. Passei pela experiência de descobrir, eu mesmo, um fóssil de milhões de anos em uma escavação. Me deparei com muitas surpresas e me encantei ainda mais”, conta o repórter. 
 
No Cariri, a Festa de Reis, comemorada em 6 de janeiro, ganhou o nome de ‘reisado’, se tornou uma das manifestações populares mais coloridas e divertidas do sertão e passou a acontecer em vários momentos do ano. Na cidade de Crato, a repórter Aline Monteiro conhece o Seu Aldenir Aguiar, de 90 anos, mestre da cultura popular do estado do Ceará e tesouro vivo da cultura popular do Cariri cearense. Ele fala sobre a paixão pela tradição e da importância de repassar os ensinamentos para as novas gerações. Em Nova Olinda, Aline visita os Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, espaços abertos ao público que ajudam a contar a história, conservar as memórias do território e a valorizar os mestres da cultura caririenses e seus legados.
 
Porta de entrada do Cariri cearense, a cidade de Juazeiro do Norte é um dos maiores centros religiosos do Brasil, berço de Padre Cícero, que faria 180 anos no dia 24 de março e foi o grande propulsor de desenvolvimento de toda essa região. O programa conta a história do padre, que está em processo de beatificação em Roma. Considerado santo pelos nordestinos, ele arrasta 2,5 milhões de pessoas até Juazeiro do Norte todo ano, ajudando a impulsionar a economia da cidade, que tem como base o turismo religioso. “Fazer um ‘Globo Repórter’ sobre o Cariri cearense é como juntar um quebra cabeça com as partes que compõem a região, que é, sem dúvida, uma das mais ricas e diversas do Nordeste. O meio ambiente, a cultura e a religiosidade guardam aspectos surpreendentes”, afirma a repórter Aline Monteiro.
 
O 'Globo Repórter' vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, logo após o ‘BBB 24’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato