40 anos da campanha 'Diretas Já' pautam o Caminhos da Reportagem

Foto: Acervo Jornal do Brasil  

O programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe neste domingo (28), às 22h, celebra os 40 anos de uma das maiores campanhas cívicas que o Brasil já viveu: as Diretas Já!. A edição inédita revela histórias de famosos e anônimos em meio à abertura política, e suas reflexões sobre a consolidação da Nova República.

O ano de 1984 assistiu às maiores manifestações populares no Brasil desde o período pré AI-5 - o ato institucional que fechou o congresso e aumentou a repressão da ditadura civil-militar (1964-1985). O ápice da campanha Diretas Já! que pedia a volta das eleições diretas para presidente da república, aconteceu em abril: milhares foram aos comícios da Candelária, no Rio, e do Anhangabaú, em São Paulo.

Naquele ano, o país já amargava duas décadas de ditadura civil-militar, e vinha passando pela abertura “lenta, gradual e segura” iniciada no governo Geisel (1974-1979), com a revogação do AI-5, em 1978, e a Anistia aos presos e perseguidos políticos em, 1979, no governo Figueiredo (1979-1985). Apesar dos acenos, a redemocratização parecia distante. A insatisfação popular era agravada por uma inflação que fechou 1983 na casa dos 160% ao ano, corroendo o poder de compra do Cruzeiro e enterrando de vez um dos pilares de sustentação do regime, o “milagre econômico” dos anos 1970.

O primeiro ato de rua pedindo eleições diretas aconteceu na recém-emancipada Abreu e Lima, em Pernambuco. Na época com cerca de 50 mil moradores, a cidade viu os então vereadores Reginaldo Silva e Severino Farias subirem em um caminhão e falarem para cerca de 100 pessoas. O medo da repressão ainda era presente, e o comício tinha até rota de fuga, como conta Reginaldo: “ Todo mundo tinha medo de ser preso, inclusive a gente, né? A gente tinha consciência do que podia acontecer. A gente pode ser preso, chegar lá em Recife, e até que o advogado chegue pra soltar a gente, a gente já levou um bocado de porrada”.

As manifestações foram ganhando força e a pauta das Diretas ganhou aliados. Além de lideranças políticas de diferentes partidos, o movimento aglutinou artistas, intelectuais e esportistas. Walter Casagrande Jr, então um jovem atleta do Corinthians, vivia desde 1982 a experiência de autogestão entre atletas e comissão técnica, que ganhara o nome de “Democracia Corinthiana”. Junto de Sócrates, Vladimir e outros expoentes do movimento, buscava expressar sua posição política, e uma das formas de fazer isso era vestindo a cor das Diretas: “Você não pode colocar amarelo no Corinthians, mas a gente colocava joelheira, tornozeleira ou uma camisa na hora da entrevista, ou quando a gente saía junto. Estava sempre com camisa amarela ou uma fitinha amarela ou alguma coisa assim”.

Outra personalidade que aderiu às Diretas foi a atriz Lucélia Santos. Famosa pelo papel na novela "A escrava Isaura", Lucélia também era bem conhecida pela SNI, órgão de espionagem da ditadura, que vigiava sua atividade de militante junto à Anistia Internacional. Para ela, o movimento atraiu muita gente que não estava diretamente envolvida com política: “Ali foi uma confluência de energias positivas, onde a arte, os artistas, eram parte efetivamente. Eu por acaso tinha partido, mas eu não sei se Christiane [Torloni], Maitê [Proença], a própria Fafá [de Belém], tinham um partido. Elas não eram ativistas, mas eram artistas que se comprometeram com a história do país”.

O forte apelo popular e o empenho incansável do deputado Ulysses Guimarães (PMDB/SP), à Emenda Constitucional 05/1983, apelidada Emenda Dante de Oliveira - por causa do deputado que a propôs - não foram suficientes para sensibilizar o número necessário de congressistas, e ela não teve os votos necessários na Câmara.

Apesar da derrota, a campanha das Diretas Já abriu caminho para o fim dos governos militares com a eleição (indireta) da chapa Tancredo Neves - José Sarney, em 1985. Também se tornou um marco que precedeu outras manifestações de massa no país.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato