Para entender as origens do conflito: primeiro episódio da série 'Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra' pode ser visto gratuitamente na Claro tv+

Foto: Curta!/Divulgação

Em meio ao acirramento do conflito entre Israel e Irã, a Claro tv+ disponibiliza, gratuitamente, o primeiro episódio da série ''Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra'', uma produção da ARTE France no canal Curta! e no CurtaOn. Em ‘Nas Origens do Confronto’ estão narrados os primeiros momentos do confronto entre Israel e Irã, que acontece após israelitas invadirem o Líbano, e entrarem em guerra com o Hezbollah: nova força xiita libanesa, apoiada pelo Irã. A produção, em dois capítulos, está completa no site CurtaOn.com.br ou no Prime Video Channels — da Amazon. Novos cadastros têm sete dias de gratuidade na programação.
 
Era fevereiro de 1979. Ruhollah Musavi Khomeini – que ficaria conhecido como Aiatolá Khomeini voltava de seu exílio na França para sua terra natal: o Irã. Lá, lideraria milhões de manifestantes na destituição da monarquia do Xá Reza Pahlavi, no poder há 37 anos. Assim se consolidava a Revolução Islâmica, que mudaria para sempre a história do Oriente Médio e os rumos das relações entre o Irã e dois antigos aliados: Israel e Estados Unidos.
 
Em um contexto de Guerra Fria, em 1978, o Irã era um território estratégico para os Estados Unidos na disputa pela hegemonia mundial. Enquanto era governado pelo Xá, o país se abria à influência norte-americana e se “ocidentalizava”. Embora as elites se beneficiassem dessa relação, a oposição vinha se massificando, e reunindo pessoas de origens e vertentes filosóficas diversas em protestos contra o imperialismo do ocidente. A repressão era violenta, mas não pôde interromper a revolução em curso. “Houve uma crença muito poderosa de que o serviço secreto do Irã, o SAVAK, era gerido pelo Mossad, serviço secreto israelense. Portanto, eles diziam que os americanos dominavam e roubavam o país, enquanto Israel participava de mortes e torturas”, conta Seyed Hossein Mousavian, político iraniano que era estudante à época da revolução.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato