Série inédita do 'SP2' resgata histórias e memórias indígenas em São Paulo

Foto: Divulgação Globo

No mês em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, o 'SP2', da Globo, exibe uma série de reportagens sobre a história dos povos originários em São Paulo. Conduzida pela repórter Indianara Campos, 'Memórias Indígenas' se debruça, a partir deste sábado, dia 6, sobre a construção histórica dos nativos na capital paulista; a resistência do maior grupo étnico indígena na cidade, os guarani; o apagamento de passagens importantes; e a preservação de tradições. “Nossa equipe fez um trabalho aprofundado de pesquisa durante meses, com leitura de livros, busca de arquivos, conversas com historiadores, arqueólogos e pesquisadores. E o mais bacana é que nós conseguimos trazer histórias e relatos inéditos, além de documentos e fotos que nunca foram mostrados. Ouvimos indígenas que dão a sua versão, um lado que não foi contado nos livros de história, que muita gente ainda não conhece. Eu tenho certeza de que essas reportagens vão transformar a visão da sociedade com relação à história do nosso país, a história que nós vivemos e a história dos nossos povos indígenas”, destaca Indianara.
 
A primeira das quatro reportagens da série, que será exibida em sequência aos sábados durante todo o mês de abril no telejornal, aborda a diversidade dos povos indígenas, as várias etnias que passaram por São Paulo e as que permanecem até hoje. A equipe vai à Hospedaria do Brás e ao Arquivo Público do Estado mostrar como foram registradas as passagens desses povos no fim do século XIX e início do século XX. Imagens inéditas de famílias inteiras que iam até a capital cobrar por terras e quase nunca eram atendidas. O ‘SP2’ também visita a Opy, casa de reza em Guarani, construída em plena cidade universitária. Estudantes e professores indígenas se reúnem para manter a cultura viva naquele espaço que já foi um dos maiores aldeamentos da cidade.
 
No segundo episódio, ‘Memórias Indígenas’ joga luz sobre a maior batalha indígena da história do país, negligenciada nos livros de história: o Cerco de Piratininga. A reportagem reconstrói a batalha com ajuda de atores indígenas. O telejornal também mostra detalhes escondidos sob as paredes da Capela de São Miguel Paulista, a mais antiga da cidade, como as pinturas parietais, feitas por indígenas no século XVII. E conta ainda a história do Sítio Lítico do Morumbi, que através de escavações em meio a prédios conseguiu estabelecer uma data para a passagem dos povos originários na capital, há pelo menos 3.800 anos.
 
Na terceira reportagem, a equipe visita aldeias no Jaraguá e em Parelheiros para mostrar como a cultura do maior grupo étnico indígena, os guarani, ainda resiste na capital em meio à especulação imobiliária e falta de apoio. A reportagem narra ainda como o preconceito ainda é vivo em pleno século XXI e como os guarani lidam com isso no dia a dia. A equipe também conhece a primeira exploração de ouro do Brasil, nas cavas de Jaraguá, onde portugueses usavam mão de obra indígena escravizada.
 
No último episódio, a série aborda a tentativa de reparação histórica com os povos originários. A equipe vai até o Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, onde a repórter Indianara Campos, que é da etnia "puri", conversa com os "mestres de saberes" do museu sobre o que eles pensam do futuro. São guias indígenas de diversas etnias que comungam o mesmo espaço. ‘Memórias Indígenas’ também conta a história do povo Pankararu, que vive numa favela no Real Parque, na Zona Sul de São Paulo, e ajudou a construir o estádio do Morumbi e o Palácio dos Bandeirantes. Agora, décadas depois, a arte pankararu vai ser exposta pela primeira vez na sede do governo paulista. “Trazer as memórias indígenas e todo esse projeto à tona, trouxe também a memória da minha ancestralidade à tona. Então, foi um processo de descoberta pessoal da minha própria ancestralidade e daqueles a quem eu devo honrar e me lembrar. Isso me emocionou bastante”, conta a repórter Indianara Campos.
 
A série ‘Memórias Indígenas’ vai ao ar no ‘SP2’, na TV Globo, em quatro episódios sempre aos sábados, a partir do dia 6 de abril.  

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato