Foto: Divulgação |
Lançado originalmente em 1990, o clássico húngaro O Crepúsculo chega ao canal Arte1 nesta sexta-feira (17), às 23h. Trata-se de uma versão restaurada do longa-metragem dirigido por György Fehér (1939-2002), exibida durante o Festival de Berlim (Alemanha) no ano passado.
Filmado em preto e branco, O Crepúsculo tem como ponto de partida o assassinato em série de crianças de um vilarejo. Obcecado por desvendar a identidade do criminoso, o detetive que investiga o caso é capaz de tudo para provar que suas teorias são verdadeiras, mesmo após a morte do principal suspeito.
A forma como o roteiro é construído mostra que, muito além de um drama policial, o espectador é conduzido por uma jornada angustiante pelas trevas da alma humana, em meio a uma atmosfera opressiva e, ao mesmo tempo, sedutora — reflexo de um trabalho primoroso de câmera e planos que proporciona a sensação de que o dia nunca rompe a neblina.
Inspirado no também cineasta húngaro Béla Tarr, que prestou consultoria na obra, o diretor consegue imprimir um estilo narrativo que transcende o tempo, acompanhando a espera persistente do detetive, que se estende por várias épocas, antes de arrebatar a plateia com um desfecho absolutamente surpreendente.
O Crepúsculo
Estreia: Sexta-feira (17/5), às 23h
Horários alternativos: 18/5 às 11h30 | 20/5 às 7h45 e às 15h
Tags
Programação