30 anos do Plano Real: GloboNews e Jornal Hoje revelam os bastidores e os impactos do plano que controlou a inflação no Brasil

Foto: Divulgação Globo

No início da década de 1990, a inflação mensal do Brasil passava dos 80%. A estabilidade monetária só foi possível após a implementação de um novo plano econômico que mudou o rumo da história do país: o Plano Real, que completa 30 anos no próximo dia 1º de julho. A GloboNews conta essa história pela visão dos economistas que derrotaram a hiperinflação e dos brasileiros que sofreram na pele os efeitos da alta descontrolada dos preços. Conduzido por Míriam Leitão, o documentário inédito ‘Tempos Reais’ vai ao ar no canal neste sábado dia, 29, às 23h.
 
''Nosso desafio foi falar com os economistas fundamentais para o Plano, mas ao mesmo tempo mostrar o que aconteceu na vida das pessoas. Fomos atrás de personagens que viveram a travessia do período hiperinflacionário para o da inflação baixa. Para mim foi emocionante revisitar tudo, procurar novos bastidores dessa história que é muito mais do que a de um plano econômico, é de uma luta do país que foi vitoriosa. Apesar de ter acontecido há 30 anos conseguimos novos bastidores e histórias emocionantes'', ressalta Míriam.
 
A jornalista ouviu os economistas Pedro Malan, Armínio Fraga, André Lara Resende, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Edmar Bacha, José Roberto Mendonça de Barros, Gustavo Loyola, Chico Lopes e Rubens Ricúpero. O documentário também traz histórias de personagens que tiveram suas vidas transformadas e viraram símbolos do Plano Real, como o fazendeiro Zé Garrote, de 66 anos, que precisou se desfazer integralmente do patrimônio por três vezes para saldar as dívidas. Especializado na criação e no abate de frangos, ele se recuperou no período que o plano foi implementado com juros subsidiados e expansão do prazo de pagamento das dívidas para 25 anos. Aproveitou a valorização da moeda para importar tecnologia e bens de capital. Cinco anos depois, valeu-se da flutuação do dólar e começou a ganhar o mercado internacional. Garrote e o sogro começaram, em 1981, com 40 mil frangos num pequeno abatedouro em Itaberaí, Goiás.  Hoje, ele exporta, por dia, 500 mil frangos para 78 países e 700 cidades de 18 estados brasileiros.
 
Na TV Globo, o 'Jornal Hoje' também prepara uma série de cinco reportagens, conduzidas pelas repórteres Claudia Bomtempo, de Brasília, e Renata Ribeiro, de São Paulo, que serão exibidas em sequência a partir do dia 1º de julho, data em que o Plano Real completa 30 anos. A primeira reportagem conta como foi o período que antecedeu o plano, mostra os impactos dele na sociedade e no sistema financeiro e como a inflação ainda preocupa os brasileiros. A segunda reportagem fala sobre o atual cenário econômico de Buenos Aires e a complexidade de uma economia em que não se acredita na própria moeda. No terceiro dia, a série conta que o Plano Real surgiu na PUC-Rio, tendo como principal base o plano “Larida”, de Andre Lara Resende e Pérsio Arida, em 1984. Mostra ainda como foi a chegada de Fernando Henrique Cardoso ao Ministério da Fazenda do ex-presidente Itamar Franco, e como ele conseguiu carta branca para seguir com a iniciativa. No quarto episódio, economistas afirmam que o Real abriu caminho para a diminuição da pobreza, mas que ainda existem três grandes desafios para a economia do Brasil voltar a crescer: combater a desigualdade, combater a criminalidade, educar e qualificar a população.  E a última reportagem aborda as mudanças pós-Plano, como a modernização do sistema financeiro, a simplificação das operações bancárias e a inclusão bancária. “A mensagem que fica é que ninguém quer voltar para a época de hiperinflação. E que a estabilidade precisa ser cuidada com medidas de controle fiscal sempre, controle das contas públicas. Todos precisamos estar de olho e cobrar dos governos a vigilância constante da inflação”, afirma a repórter Cláudia Bomtempo.
 
Podcast 'O Último Plano'
 
O marco histórico também é tema de 'O Último Plano', podcast do g1 que narra as reviravoltas políticas que deram origem ao Plano Real. A série mergulha nos bastidores, a partir de relatos impressionantes de quem viveu de perto todo aquele momento de tensão nacional, incluindo os protagonistas da equipe econômica, para contextualizar o cenário de hiperinflação que durou décadas e chegava a 2.000% ao ano. Nomes como Miriam Leitão, Edmar Bacha, Pedro Malan, Rubens Ricupero, Persio Arida estão entre os entrevistados e o projeto também se aprofunda no grande acervo da Globo. “Esse não é um podcast de economia. As teorias, os fundamentos, os dados, quando aparecem, são pano de fundo dessa narrativa, que no final é sobre os conflitos e sentimentos humanos que vêm à cena em momentos decisivos. É uma história cheia de reviravoltas e acontecimentos improváveis”, conta a jornalista Renata Ribeiro, apresentadora e idealizadora do projeto. Com quatro episódios e publicações semanais, a estreia será nesta segunda-feira, dia 1º, quando o início do plano real completa exatos 30 anos. O podcast está disponível no g1 e nas plataformas de áudio.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato