55 anos da TV Cultura: Programas icônicos retornam ao ar a partir da próxima segunda-feira (17)

Como parte das comemorações dos 55 anos da TV Cultura, que serão completados no próximo sábado, dia 15 de junho, grandes clássicos infantis e adultos voltam ao ar na emissora a partir do dia 17, como Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Confissões de Adolescente, O Mundo de Beakman, Matéria Prima, Viola, Minha Viola, Provocações, MPB Especial, Eureka, Quem Sabe, Sabe! e outros.

Durante três meses, os telespectadores poderão assistir conteúdos consagrados da TV Cultura, totalmente digitalizados e aprimorados por meio de recursos de Inteligência Artificial. Utilizando ferramentas inovadoras, a emissora recuperou programas icônicos, garantindo qualidade de som e imagem compatíveis aos melhores conteúdos gravados em 4K e 16.9.
 
"Verdadeiras pérolas produzidas pela emissora ao longo desses 55 anos serão disponibilizadas aos fãs que poderão rever programas que marcaram época nos corações e mentes dos brasileiros. Essa é uma forma não só de presentear o público, mas também de homenagear todos os artistas e técnicos envolvidos nessas produções, profissionais que escreveram seus nomes na história da emissora nesses 55 anos", diz Eneas Pereira, vice-presidente da TV Cultura.
 
CLÁSSICOS INFANTIS serão exibidos de segunda a sexta, a partir das 19h. Confira a programação completa:

O Mundo de Beakman – segunda a sexta, às 19h

Foto: Divulgação TV Cultura

O excêntrico cientista Beakman, por meio de experimentos químicos bizarros e divertidos, ilustra conceitos básicos da ciência e da natureza. 

Confissões de Adolescente –  segunda, às 19h30

Foto: Divulgação TV Cultura

A série narra a história e vivências de quatro irmãs: Diana, Bárbara, Natália e Carol, que vivem no bairro de Ipanema, na capital carioca, e têm hábitos e descobertas característicos de adolescentes. A série é baseada no livro Confissões de Adolescente, de Maria Mariana, e foi escrita pela própria autora em parceria com Daniel Filho e Euclydes Marinho. Fizeram parte do elenco nomes como Maria Mariana, Georgiana Góes, Deborah Secco, Dani Valente, Malu Rodrigues, Bella Camero, Luis Gustavo, entre outros.

Mundo da Lua – terça, às 19h30

Foto: Divulgação TV Cultura

Produzido e exibido pela TV Cultura, o seriado narra a história de Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral). Com o gravador que ganhou de seu avô, usa sua superimaginação para criar a realidade que gostaria que existisse. O elenco ainda conta com Gianfrancesco Guarnieri, Antonio Fagundes, Lucinha Lins, Laura Cardoso entre outros.
 
As Aventuras de Tintim - quinta, às 19h30

Foto: Divulgação TV Cultura

A série de animação As Aventuras de Tintim, uma produção franco-canadense, deu vida aos quadrinhos de Hergé em 1991 e conta com 39 episódios. O jovem repórter ficou na tela da TV Cultura por quase 20 anos e volta em 2024.
 
Castelo Rá-Tim-Bum - sexta às 19h30

Foto: Divulgação TV Cultura

A série traz as aventuras de Nino, um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros, que mora com seus tios, os bruxos Victor e Morgana em um grande castelo. Mesmo tendo a companhia de seus tios e de animais e seres mágicos que habitam sua casa (como Mau e Gato Pintado), o menino sente falta de amigos mais normais, o que muda quando faz amizade com Pedro, Biba e Zequinha. Além das três crianças, novos personagens surgem na vida de Nino, como o entregador de pizza Bongô, a repórter Penélope e o extraterrestre Etevaldo.

PROGRAMAÇÃO ADULTA 

A partir da meia-noite, de segunda a sexta, o público acompanhará programas inesquecíveis que fazem parte da história da emissora. Confira abaixo:

Sr. Brasil e Viola, Minha Viola, segunda (intercalados a cada semana) 

Foto: Jair Magri

Viola, Minha Viola, com apresentação da cantora e folclorista Inezita Barroso, fez do palco do Teatro Franco Zampari um altar da tradicional música de raiz. A cada edição, Inezita recebia duplas caipiras, violeiros e as mais diversas manifestações ligadas à cultura caipira como a catira, o cateretê e a folia de reis.

Foto: Pierre Yves Refalo 
 
Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin, dá espaço à música regional brasileira, com a participação de artistas consagrados e independentes, que se apresentam com música, versos e prosa. Há ainda, em cada edição, os "causos" contados por Boldrin. 

MPB Especial – terça

Foto: Divulgação TV Cultura

Com Fernando Faro, o programa fez história a partir de 1972 e recebeu grandes nomes da música em apresentações memoráveis. Vão ao ar os programas com Chico Buarque (80 anos), Milton Nascimento, Aracy de Almeida, Mário Lago, Vinícius e Toquinho, Nara Leão, Originais do Samba, Alvarenga e Ranchinho, Novos Baianos, Tom Zé e Belchior.

Provocações, com Antônio Abujamra – quarta

Foto: Jair Magri

Durante 15 anos, Antônio Abujamra "provocou" grandes personalidades sobre questões ligadas à sociedade, à existência e à vida. "O que é a vida?" era o questionamento que costumava encerrar as entrevistas do programa. 

Faixa "Especiais" - Quinta

Foto: Divulgação TV Cultura

Neste dia, a TV Cultura reexibe, a cada semana, uma atração especial que fez sucesso. São elas: Festa Baile, Teatro 2: Vestido de Noiva, Ponto de Encontro, Vox Populi - Elis Regina, Jazz Brasil, Maysa Estudos, Café Concerto, Clarice Lispector, A Presença de Vlado, Ligia, Uma Escritora Brasileira e Metrópolis - 35 Anos.

Faixa "Auditório" - Sexta

Foto: Flavio Bacellar

Vão ao ar os programas de auditório que se consagraram na programação. São eles: Jovem Urgente, É Proibido Colar, Eureka, Enigma, Quem Sabe, Sabe!, Revistinha, Fábrica do Som, Matéria Prima, Fanzine, Bem Brasil com Tim Maia e Musikaos.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato