CNN Talks traz o papel do Brasil na Transição Energética

O apresentador Marcio Gomes e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Iara Morselli/CNN Brasil

O CNN Talks – braço de eventos da CNN Brasil – realizou nesta segunda-feira, 3 de junho, o ''CNN Talks - Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil'', que reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas para debater o papel de absoluto destaque do Brasil no cenário global da transição energética.

Como protagonista, o País desempenha posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável. Na abertura do evento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo Lula quer buscar o desenvolvimento sustentável “sem exageros”. Em sua fala, o ministro disse que “não passará a boiada” na gestão, negando que normas ambientais serão feridas. “Temos que praticar boa política, sentar na mesa e buscar soluções para os problemas da sociedade. Sem exageros, buscaremos o desenvolvimento sustentável, seguro e com frutos sociais”, afirmou Silveira.

Dados mostram que o Brasil subiu duas posições e agora é o 6º maior produtor de energia solar do mundo. Só em 2023, o país fechou o ano com mais de 37 gigawatts disponíveis de capacidade operacional. Os investimentos em energia limpa aumentaram quase 50% de 2019 a 2023, atingindo US$ 1,8 TRI no ano passado, segundo a AIE (Agência Internacional de Energia).

Já o segundo o painel da noite, “Inovação e sustentabilidade: a mineração na era da descarbonização”, trouxe para o centro do debate a questão do Pará e o trabalho de todo o Estado comandado por Helder Barbalho para a comercialização de crédito de carbono. “Precisamos descarbonizar nossa estratégia econômica. Quando você descarboniza você gera crédito e passa a ter uma grande oportunidade econômica para o Estado, que é a de crédito de carbono. Nós passamos a ter uma nova commoditie: o carbono”, afirma Barbalho. Sobre a realização da COP30 em Belém, o governador voltou a afirmar que o evento será único, visto sua realização na Amazônia. O governador reiterou que a marca da solenidade será “A COP das Florestas”.

Durante o evento também foram divulgados dados de uma pesquisa feita pela CNN Brasil, que evidencia a atenção do público pelo assunto: 37% dos telespectadores do canal afirmam ter interesse em transição energética. Já no site da emissora, 41% dos usuários buscam pelo tema.

Para o CEO da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, discutir a transição energética é discutir o futuro. “O Brasil é um país com a matriz muito limpa, e isso representa oportunidades inclusive para os negócios”, disse. O executivo pontuou ainda sobre a oportunidade do país no segmento da transição energética, ressaltando que 100% do consumido pela Cemig vem de fontes renováveis e limpas.

O encontro, mediado e conduzido pelo jornalista Márcio Gomes, contou também com a presença de Ana Toni (Secretária Nacional de Mudanças do Clima); Rodolfo Saboia (Diretor-Geral da ANP); Márcio Lima Leite (Presidente da Anfavea); Vander Costa (Presidente do Sistema Transporte); Raul Jungman (Diretor-presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração); Luís Roberto Pogetti (Presidente do Conselho Administrativo da Copersucar); Paulo Emílio (Presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio); Marcos Madureira( Presidente da Abradee); Rafael Tello ( Head de Sustentabilidade na Ambipar).

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato