Inédito na TV, documentário ''Utopia Tropical'' estreia no Canal Brasil na quarta-feira (26)

Noam Chomsky e Celso Amorim. Foto: Divulgação

''Utopia Tropical'', documentário de João Amorim, filho de Celso Amorim, estreia no Canal Brasil na quarta-feira, dia 26 de junho, às 22h45. No longa, o linguista, filósofo e ativista norte-americano Noam Chomsky e o diplomata brasileiro e assessor especial do presidente Lula, Celso Amorim, analisam o surgimento e a queda dos governos de esquerda da América Latina. O documentário aborda as complexidades das relações latino-americanas e critica as consequências para as populações negras e indígenas, além dos efeitos na economia e no meio ambiente.

A trilha sonora é composta por canções de Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, junto com imagens de arquivo e animações que criam os cenários e personagens. Noam e Celso analisam e alertam sobre a forte influência e dominação norte-americana na América Latina. Eles discutem também a necessidade de as sociedades terem um olhar mais profundo para as diversidades, a natureza e os povos originários.

O documentário passou pelo Festival do Rio, Festival de Brasília, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Festival de Havana e foi selecionado para o Festival Indie Independente de Madrid, Festival de Cinema Brasileiro de Paris, International Film Festival and Forum on Human Rights (FIFDH), Festival Independente de Cinema da Europa e London Director Awards. Entre os prêmios recebidos estão o de Melhor Documentário no Caribbean Sea International Film Festival, na Venezuela, e no Portugal Indie Film Festival.

Utopia Tropical (2023) (77’)
INÉDITO
Horário: Quarta, 26/06, às 22h45
Classificação: 10 anos
Direção: João Amorim

Sinopse: "Utopia Tropical" é um documentário que convida à reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que moldaram a América Latina.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato