PlayPlus estreia o documentário Real – O Plano Que Mudou o Brasil, em comemoração aos 30 anos da moeda nacional

Foto: Divulgação Record

Por décadas seguidas, o Brasil sofreu o trauma de conviver com uma inflação nas alturas, preços elevados subindo a cada dia, além de uma sequência de planos econômicos que não deram certo. Mas, no começo dos anos 1990, no governo Itamar Franco, a situação começou a mudar e a equipe econômica formada na época mostrou força para transformar essa parte da história e se lançou em uma aventura com a criação do Plano Real.  Todos os passos desse desafio estão no documentário Real – O Plano Que Mudou o Brasil. A produção histórica, em três episódios, chega com exclusividade ao PlayPlus, o streaming da RECORD, na segunda (01/07), exatamente quando o Real completa 30 anos.  

Nomes como Fernando Henrique Cardoso, Pérsio Arida, Rubens Ricupero, Pedro Malan, Gustavo Franco e Edmar Bacha, além de outros personagens centrais dessa profunda reforma econômica, relatam os bastidores e as aflições da criação e implementação da moeda. “As pessoas no Brasil não acreditavam que um plano contra a inflação pudesse dar certo”, diz Ricupero, ex-embaixador e ministro da Fazenda na época do lançamento do Real.
  
Três décadas depois, o documentário original PlayPlus contextualiza o momento histórico em que o plano foi idealizado, com entrevistas inéditas e ampla pesquisa em arquivos da RECORD.

O dinheiro derretia no bolso dos brasileiros, enquanto o ambiente político turbulento não dava trégua. José Sarney assumiu a presidência após a morte inesperada de Tancredo Neves. Com o fim de seu mandato, Fernando Collor chegou ao cargo, eleito nas primeiras eleições diretas após a ditadura. Mas acabou afastado por impeachment diante de escândalos de corrupção. E embora ambos tenham tentado combater a hiperinflação, não tiveram sucesso na empreitada.

Foi neste ambiente que Itamar Franco chegou à presidência e sua equipe econômica deu início ao planejamento do Real. “O dinheiro era uma batata quente, todo mundo tratava de gastar ou aplicar. Largar dinheiro na conta bancária ou no seu bolso era perder na certa”, relembra

Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos pais do plano. “O que havia naquela época não era uma inflação comum, era a continuidade de uma inflação astronômica. Então, era um descontrole realmente muito grande”, contou Fernando Henrique Cardoso, em 2019.  

Os integrantes da equipe econômica confiavam no processo, tinham conhecimento teórico das etapas do plano, mas a certeza de que ia dar certo não fazia parte da rotina deles durante a criação do Real. “Nós tínhamos muita confiança na estrutura teórica do plano e na sua implementação até aquele ponto. Agora, essa conversão monetária, a criação de uma nova moeda que seria estável no dia seguinte, era uma aventura”, admite Edmar Bacha, assessor especial do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. 

A saga de toda a criação e instituição do Real no Brasil, com depoimentos contundentes dos criadores e envolvidos está no documentário Real – O Plano que Mudou o Brasil, disponível no PlayPlus a partir do dia 01/07, aniversário de 30 anos da moeda que permitiu levar o Brasil a outro patamar na economia mundial. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato