TCL Channel impulsiona operação no Brasil com o objetivo de se tornar líder no mercado brasileiro de FAST

Foto: Divulgação

O TCL Channel, aplicativo de streaming Android da TCL e conhecido por seu sucesso global, está focado em fortalecer sua operação e chegar à liderança no mercado brasileiro de FAST (free ad-supported streaming television). Com a estratégia ''Go FAST, Go Local'', a TCL, reconhecida como uma das empresas pioneiras em trazer o formato FAST para a indústria brasileira de CTVs, apresentou, em um painel no Rio2C 2024, sua estratégia de expansão para este ano, além de compartilhar dados sobre o crescimento global desse formato.

No painel "TCL Channel: Do Sucesso Global para o Crescimento Local, Conectando Todos os Públicos na Era do FAST", a painelista e Gerente de Estratégia de Conteúdo da TCL, Janaína Tadeu, compartilhou dados sobre a mudança de comportamento dos usuários de streaming, indo do consumo de conteúdo pago para o gratuito com anúncios, assim como, o anúncio da parceria estratégica com a DiaTV e Grupo Bandeirantes, que fortalece sua ambição em se tornar líder da indústria FAST.

O TCL Channel também aproveitou o painel para anunciar suas novas parcerias estratégicas e exclusivas, que reforçam a ambição do aplicativo de streaming gratuito em se tornar líder da indústria FAST. Para reviver a televisão tradicional, o TCL Channel firmou uma colaboração com o Grupo Bandeirantes, para a criação e lançamento de três canais FAST de IP único em junho: Faustão na Band, 1001 Perguntas, apresentado por Zeca Camargo, e Linha de Combate.

''Estamos felizes em firmar mais essa parceria com o TCL Channel. O aplicativo Band Play já estava disponível nas TVs da TCL numa parceria com a Vibra, empresa do nosso grupo. Agora, teremos esses programas do Band Content que tiveram um ótimo desempenho de audiência na Tv Bandeirantes. Certamente terão uma retenção ainda maior de usuários na forma de canal FAST.'', afirmou Caio Carvalho, Diretor de Comunicação do Grupo Bandeirantes. ''Esta ação nos proporciona a oportunidade de alcançar novos públicos, trabalhar nichos específicos, monetizar nossos arquivos e estar presente em uma plataforma relevante'', complementa o executivo.

Outra parceria anunciada pelo aplicativo é com o Dia Estúdio. Essa colaboração representa um marco significativo na transição do conteúdo do YouTube para as plataformas FAST, e ainda oferece aos criadores de conteúdo chances de exposição mais amplas, permitindo que seus trabalhos alcancem milhões de espectadores de TV.

Além disso, os dados apresentados no painel revelaram que o mercado latino-americano apresenta o crescimento mais rápido de canais FAST – com o Brasil liderando, com cerca de 60% de todo o mercado da região. Apesar do crescimento, o mercado nacional ainda enfrenta desafios, como a pouca oferta de conteúdo local. Por isso, o TCL Channel vem investindo cada vez mais em sua estratégia de expansão, buscando oferecer oportunidades únicas aos seus parceiros e usuários.

Foto: Divulgação

''Nós temos experimentado um rápido crescimento do TCL Channel no Brasil, refletindo movimento semelhante ao crescimento global dos canais FAST. Estamos determinados em nos tornarmos referência de sucesso no mercado brasileiro, à medida que o cenário de streaming continua a evoluir. Planejamos seguir fortalecendo a operação local, por meio da colaboração com parceiros de conteúdo brasileiros'', explica Janaína.  

Apoiada pela TCL, marca que detém a segunda posição no mercado global e brasileiro de Smart TVs, o TCL Channel apresentou um crescimento de 200% em relação ao ano anterior, alcançando mais de 10 milhões de usuários ativos.

Até o final de 2024, o TCL Channel espera ter mais de 60 canais disponíveis, com mais de 80% deles originados de parceiros de conteúdo brasileiros. Esses canais abrangerão mais de 10 gêneros, incluindo notícias, programas de TV, filmes, esportes, música, estilo de vida, infantis e entretenimento. A plataforma também planeja lançar 5 canais exclusivos ao longo do ano, com foco em entretenimento e filmes e documentários.

Essa expansão do TCL Channel é parte de uma tendência mais ampla reflexo do crescimento do mercado de streaming global. O modelo FAST é considerado como um dos principais impulsionadores desse crescimento, com mais de 1.800 canais já disponíveis globalmente e uma perspectiva promissora de mercado. De acordo com dados da Omdia, espera-se que até 2027, a receita do FAST no Brasil ultrapasse US$100 milhões, representando 50% do mercado LATAM.

Alinhado com a estratégia de expansão de negócio da TCL, o aplicativo da marca investe no mercado brasileiro e acredita no potencial local.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato