Zezé Motta faz 80 anos e recebe homenagem do Canal Brasil

 ''O Nó do Diabo''. Fotos: Divulgação

A atriz e cantora brasileira Zezé Motta completa 80 anos na próxima quinta, dia 27 de junho, e o Canal Brasil preparou uma maratona para comemorar a data. A programação começa na virada do seu aniversário, a partir de meia-noite, com a apresentação do Cinejornal especial e segue por quase 24 horas com a exibição em sequência de 13 filmes emblemáticos que marcaram a trajetória de Zezé no cinema desde a década de 1970.

Uma entrevista inédita com a atriz abre a maratona à 0h, em um Cinejornal comemorativo apresentado por Simone Zuccolotto. Na conversa, Zezé destaca a importância de ser uma mulher negra que, ao longo da vida, conquistou grande destaque no cinema e na televisão. "Quando as coisas deram certo pra mim, vi que éramos poucos negros em cena. Comecei a cobrar dos produtores e da mídia sobre essa invisibilidade do negro. Foi aí que criei um arquivo de atores negros, o CIDAN. Apesar de o país ser tão miscigenado, é um país racista, vou ter que brigar por isso", conta Zezé, que em 1984 fundou o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), um espaço que facilitou e potencializou a entrada de artistas negros no audiovisual. Zezé também fala sobre suas próximas estreias, papéis marcantes de sua carreira e a chegada aos 80 anos. "Eu fico muito feliz de inspirar as pessoas e de ter conseguido passar, principalmente para as mulheres negras, o poder de olhar e falar: eu também posso!". 

Zezé Motta e Simone Zuccolotto no Cinejornal especial

Foto: Divulgação

Entre os destaques da Maratona Zezé Motta, está o clássico ''Xica da Silva'', dirigido por Cacá Diegues. O filme é baseado no romance "Memórias do Distrito de Diamantina", do autor João Felício dos Santos. A atriz interpreta a escrava Xica da Silva, que torna-se a primeira dama negra brasileira. O papel rendeu à ela troféus de Melhor Atriz no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Prêmio Coruja de Ouro de Cinema e no Prêmio Air France de Cinema em 1976, e no Prêmio Governador do Estado de São Paulo em 1977. 

Ainda completam a programação os longas-metragens ''A Serpente'', do diretor Alberto Magno; ''Para Viver Um Grande Amor'', de Miguel Faria Jr.; ''Jubiabá'', de Nelson Pereira dos Santos; ''Natal da Portela'', de Paulo César Saraceni; ''Vai Trabalhar Vagabundo'', de Hugo Carvana; ''Orfeu'' e ''Tieta do Agreste'', de Carlos Diegues; ''Bróder'', de Jeferson De; ''Nó do Diabo'', de Gabriel Martins, Ramon Porto Mota, Ian Abé e Jhésus Tribuzi; ''Alemão 2'', de José Eduardo Belmonte; e ''Gonzaga - De Pai Pra Filho'', de Breno Silveira.

Mostra Zezé Motta 80 Anos

Cinejornal Especial
Horário: Quinta, 27/06, 0h

''Xica da Silva'' (1976) (114')
Horário: Quinta, 27/06, 0h30
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa. A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.

''A Serpente'' (1992) (77')
Horário: Quinta, 27/06, 2h30
Direção: Alberto Magno

Sinopse: Duas irmãs são recém-casadas; Guida para Paulo e Lígia para Décio. Eles passam a lua de mel no apartamento, presente do pai das noivas. Eles vão morar lá. Apenas um muro separa a intimidade dos dois casais. Guida e Paulo estão muito felizes. Mas do outro lado do muro, Lígia e Décio nunca conseguiram consumar o casamento. Décio fica impotente e Lígia decide suicidar-se. Para evitar a tragédia, Guida pede ao próprio marido Paul que durma uma noite com a irmã para ajudá-la a perder a virgindade. Mas quando eles continuam a se ver, Guida fica com ciúmes.

''Para Viver Um Grande Amor'' (1984) (113')
Horário: Quinta, 27/06, 3h50
Direção: Miguel Faria Jr.
Classificação: 16 anos

Sinopse: Baseado na peça musical "Pobre Menina Rica", de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, conta a história de moradores de favelas que ocupam uma cidade vazia e ali estabelecem uma nova sociedade. Ao mesmo tempo, uma garota rica se apaixona por um cara da favela.

''Jubiabá'' (1986) (110')
Horário: Quinta, 27/06, 5h35
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Classificação: 14 anos

Sinopse: Jubiabá é um filme franco-brasileiro baseado no romance homônimo de Jorge Amado. O filme conta a história do amor inter-racial entre a filha de um comendador rico e Antonio Balduíno, um malandro, lutador e amante famoso de Salvador.

''Natal da Portela'' (1988) (110')
Horário: Quinta, 27/06, 7h20
Direção: Paulo César Saraceni

Sinopse: Biografia de um dos nomes lendários do gênero Samba da música brasileira. Embora dificilmente dançasse ou tocasse algum instrumento, tornou-se um dos principais compositores da Portela, importante "escola" de samba do Rio de Janeiro.

''Vai Trabalhar Vagabundo'' (1973) (110')
Horário: Quinta, 27/06, 8h55
Direção: Hugo Carvana
Classificação: 16 anos

Sinopse: Tendo saído recentemente da prisão, um vagabundo decide enganar um falso milionário, que só aparenta ser rico.

''Orfeu'' (1999) (120')
Horário: Quinta, 27/06, 10h35
Direção: Carlos Diegues
Classificação: 12 anos

Sinopse: Em uma favela perigosa, mas humana no Rio, surge a história de amor entre Orfeu e Eurydice, provocando ciúmes e violência na época do carnaval.

''Tieta do Agreste'' (1996) (140’)
Horário: Quinta, 27/06, 12h25
Direção: Carlos Diegues
Classificação: 18 anos

Sinopse: Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população de Santana do Agreste, o que motivou seu pai a expulsá-la de casa. Longe da família, Tieta enviava ajuda financeira ao pai e às irmãs, Tonha e Perpétua. Vinte e seis anos após ter sido expulsa, Tieta retorna a Santana do Agreste com sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata cidade, ainda mais quando ela se envolve com o próprio sobrinho.

''Bróder'' (2010) (93’)
Horário: Quinta, 27/06, 14h20
Direção: Jeferson De
Classificação: 14 anos

Sinopse: Traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão: Jaiminho, um jogador de futebol em ascensão; Pibe, um sacrificado corretor de imóveis e Macu, o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade.

''O Nó do Diabo'' (2018) (128’)
Horário: Quinta, 27/06, 16h10
Direção: Gabriel Martins, Ramon Porto Mota, Ian Abé e Jhésus Tribuzi
Classificação: 16 anos

Sinopse: Idealizado inicialmente como uma série de televisão, o longa-metragem de terror “O Nó do Diabo” (2018) retrata através de cinco contos completamente distintos e, ao mesmo tempo, interligados, a história da escravidão no Brasil e seus reflexos na sociedade.

''Alemão 2'' (2022) (100’)
Horário: Quinta, 27/06, 18h20
Direção: José Eduardo Belmonte
Classificação: 16 anos

Sinopse: Em Alemão 2, nove anos após os acontecimentos do primeiro filme em 2017, o policial civil, Machado (Vladimir Brichta), lidera uma perigosa e secreta ação no complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Acompanhado por Ciro (Gabriel Leone) e Freitas (Leandra Leal), o trio entra no complexo à paisana para ir atrás de um grande líder do tráfico de drogas que está escondido no local. Sendo comandados pela delegada Amanda e seguindo pistas de uma informante, o trio sofre uma emboscada que os colocam em perigo eminente. Foragidos dentro do complexo, os policiais precisam se esconder e escolher bem os próximos passos enquanto são caçados por traficantes. No centro de operações, Amanda, que não foi com o grupo, tenta ajudá-los a sair com vida no local e voltar para a delegacia, enquanto ela também comanda uma investigação para saber o que aconteceu de errado ou quem informou o traficante sobre a ação no Alemão.

''Gonzaga - De Pai Pra Filho'' (2012) (120’)
Horário: Quinta, 27/06, 20h10
Direção: Breno Silveira
Classificação: 12 anos

Sinopse: Conheça a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha, um símbolo da MPB. Uma história que fala da integração do Brasil por meio do afeto e da música, a mesma música que os uniu, os consagrou e os distanciou.

''Tudo Bem'' (1978) (111’)
Horário: Quinta, 27/06, 22h15
Direção: Arnaldo Jabor
Classificação: 14 anos

Sinopse: Anos 1970. Juarez é um aposentado que vive em Copacabana e acha ser capaz de ficar isolado dos males do mundo. Isso até conhecer um grupo de operários, que traz consigo as loucuras da vida lá fora.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato