Estranho Caminho, de Guto Parente, estreia em agosto

Foto: Divulgação

Novo longa-metragem do cearense Guto Parente, o premiado ESTRANHO CAMINHO, tem data de estreia anunciada para 01 de agosto, com produção da Tardo Filmes e distribuição da Embaúba Filmes.

O drama tem percorrido uma bela trajetória em festivais, tendo vencido os Prêmios de Melhor Roteiro (Guto Parente) e Melhor Ator Coadjuvante para o ator mineiro Carlos Francisco no Festival do Rio, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Autorias da 27⁠ª Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ter sido o grande destaque brasileiro no Festival de Tribeca.

No Festival de Tribeca, onde o filme teve sua première mundial como único longa brasileiro na competição internacional, ganhou todos os prêmios que disputou: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Guto Parente, Melhor Fotografia para Linga Acácio e Melhor Performance para Carlos Francisco.

Fundado em 2002 pelo prestigiado ator Robert De Niro, por Jane Rosenthal e por Craig Hatkoff, o Festival de Tribeca tem grande relevância na promoção do cinema autoral e independente, premiando pela primeira vez um filme brasileiro em sua competição internacional. Hoje clássicos modernos, títulos como o canadense “A Feiticeira da Guerra” (2012), o iraniano “À Procura de Elly” (2009) e o sueco ''Deixa Ela Entrar'' (2008) já receberam a mesma honraria no passado.

''Eu gosto de misturar as coisas, o cinema narrativo com o experimental, o realismo com a fantasia, o humor com o espanto. A cada filme gosto de poder trabalhar com elementos diferentes, testando combinações improváveis e descobrindo novas possibilidades. Criar sem experimentar é reproduzir. A experimentação está no cerne da criação e é onde podemos assumir os riscos mais interessantes. Sem medo de errar. Ou buscando errar cada vez melhor. O fantástico é o que se encontra entre o maravilhoso e o extraordinário, é o lugar da dúvida, da hesitação, do mistério sem solução. A pergunta que gera uma nova pergunta, que gera uma nova pergunta.” explica o diretor Guto Parente sobre seu processo criativo.

ESTRANHO CAMINHO é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.

Realizado inteiramente na cidade de Fortaleza, financiado pela Secretaria de Cultura do Ceará por meio de recursos da Lei Aldir Blanc – em edital lançado no final de 2020 –, o filme foi rodado entre maio e junho de 2021, com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses, como Guto Parente no roteiro e direção, Ticiana Augusto Lima na produção, Linga Acácio na direção de fotografia, Taís Augusto na direção de arte; Lucas Coelho no som; Thais de Campos no figurino; Noá Bonoba na preparação de elenco e Uirá dos Reis e Fafa Nascimento na trilha musical. No elenco, os protagonistas são Lucas Limeira (ator de “Cabeça de Nêgo, ”Quando eu me Encontrar"), no papel de David, o filho, e Carlos Francisco (ator de “Bacurau” e “Marte Um”), no papel de Geraldo, o pai.

Em 2022 o filme participou do programa WIP Latam para filmes em pós-produção, do prestigiado Festival de San Sebastian, na Espanha, onde ganhou o prêmio WIP Paradiso de melhor produção brasileira. No ano passado, o filme foi exibido na competição Horizontes Latinos do festival. A distribuição comercial no Brasil será realizada pela Embaúba Filmes.

"Estranho Caminho" é o 11º longa-metragem da Tardo Filmes, produtora independente de Fortaleza, que está completando esse ano 12 anos de existência. Além dos 11 longas, a produtora também tem no currículo 11 curtas e uma série de TV. Seus filmes já foram exibidos em importantes festivais internacionais, como Rotterdam (Holanda), FidMarseille (França), Bafici (Argentina), Munique (Alemanha), BFI London (Inglaterra), entre outros; e premiados em festivais nacionais como Festival do Rio, Brasília, Tiradentes, Janela do Recife e Olhar de Curitiba.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato