'Globo Repórter' desta sexta faz expedição pelo litoral capixaba

Foto: Globo/Divulgação

Cercado de paisagens deslumbrantes, com cores, formas e experiências diversas, o litoral capixaba abriga mais de 400 quilômetros de belezas naturais. Com reportagem de Mario Bonella, o 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 5, faz uma expedição pelo Espírito Santo e mostra as descobertas da ciência, a diversidade da cultura, das paisagens e do povo. O programa é uma coprodução com a TV Gazeta. 
 
''É um programa de descobertas até para quem mora no Espírito Santo. Nós temos um litoral muito rico e ainda pouco explorado e conhecido. São descobertas científicas que vamos revelar em primeira mão. Além, é claro, das tradições, suas peculiaridades. Tudo isso é encantador para mim. Eu nasci aqui, sou daqui e estou muito feliz em poder mostrar nosso estado para todo o Brasil'', conta o repórter Mario Bonella. 
 
No litoral sul da região, o Arquipélago das Três Ilhas, que na verdade conta com cinco ilhas, guarda uma das maiores biodiversidades marinhas do país. Em seu primeiro mergulho, o repórter conhece os diversos tipos de peixes que residem naqueles recifes, parte da fauna do Nordeste e do Sul do país.  Balneário de Guarapari tem mais de 50 praias, entre elas a Praia da Area Preta, que atrai turistas do mundo inteiro em busca de alívio para suas dores. O ‘Globo Repórter’ revela, em primeira mão, as pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Espírito e pela Universidade de São Paulo sobre os benefícios da areia preta para a saúde, por meio da radiação. 
 
Em Piúma, no Instituto Federal do Espírito Santo, Bonella acompanha o sucesso na reprodução do peroá, peixe rico em nutrientes que será incorporado em receitas que farão parte do cardápio escolar do estado. O programa também mostra como o setor da pesca tem movimentado o litoral, com mais 500 novos negócios criados nos últimos quatro anos. Já ao norte, em Conceição da Barra, são as florestas de eucalipto que dominam o caminho para o Riacho Doce, que reserva nove quilômetros de praia deserta e marca o começo do Parque Estadual de Itaúnas. O Parque carrega a história da Vila que foi soterrada e hoje é tomada pelas dunas, mas que preserva sua cultura e se tornou referência do forró-pé-de-serra. 
 
A capital do Espírito Santo possui uma forte tradição que tem mais de 500 anos. No Parque Natural Vale do Mulembá, que possui argilas com propriedades raras, o repórter mostra o trabalho dos únicos quatro brasileiros que vão até a região para tirar o barro e sustentam essa tradição centenária. É a partir do trabalho dos barreiros que são feitas as famosas panelas de barro em Goiabeiras Velha, na cidade de Vitória, uma atividade eminentemente feminina, reconhecida como patrimônio imaterial, passada de geração em geração. É também nas panelas de barro em que é feita a torta capixaba, receita tradicional da região. 
 
O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 05, vai ao ar logo após a novela ‘Renascer’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato