No "Opinião", Atila Iamarino fala sobre onda de desinformação científica

Foto Tatiana Bertoni

O Opinião desta sexta-feira (5/7) aproveita o Dia Nacional da Ciência, que é comemorado em 8 de julho, para falar sobre a crescente onda de desinformação científica que tem se espalhado principalmente nas redes sociais nos últimos anos. Apresentado por Rita Lisauskas, vai ao ar às 20h30, na TV Cultura.
 
Esta onda é composta por notícias falsas, enganosas ou imprecisas sobre questões científicas, frequentemente relacionadas à saúde, meio ambiente ou tecnologia. A divulgação impacta a capacidade das pessoas de tomarem decisões informadas, além de reduzir a confiança nas instituições científicas e governamentais. A Academia Brasileira de Ciências divulgou recentemente o relatório "Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica", que trouxe recomendações para tentar minimizar o problema. 
 
Para falar sobre o assunto, a atração recebe o professor da USP Glaucius Oliva, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências para a regional São Paulo e um dos coordenadores da pesquisa, e o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino. O programa ouve também, de maneira remota, o apresentador, produtor e roteirista Ciência Suja, Theo Ruprecht, que conta histórias em que a chamada pseudociência é vendida como pesquisa científica confiável. Ele fala sobre as motivações que levam à produção desse conteúdo: geralmente dinheiro, política, fama e reconhecimento público.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato