Com a influência e o sincretismo do sagrado na cultura nacional, Canal Curta! estreia a série inédita 'Potências da Imagem'

'Sagrado', primeiro episódio da série 'Potências da Imagem', debate simbolismo religioso no cotidiano brasileiro. (Crédito: divulgação/Curta!)

Um jogador que celebra a vitória fazendo o sinal da cruz, flores jogadas ao mar para Iemanjá, ou um devoto que paga suas promessas eternizando em sua pele seu padroeiro. Seja como for, em suas várias manifestações, o simbólico religioso está presente no cotidiano brasileiro, e essas histórias são apresentadas em “Sagrado”, episódio de estreia da série inédita e exclusiva “Potências da Imagem”, produção original do canal Curta!. Dividida em cinco episódios de 26 minutos, a obra percorre e investiga as representações culturais que simbolizam, além do “Sagrado”, a “Ciência e Tecnologia”, “Vigilância”, “Política e Ativismo” e o “Corpo”.
 
''O Brasil é um lugar muito potente para a gente pensar o sagrado, a sacralidade, porque são hábitos que não são cristalizados em um povo específico, numa prática específica'', diz o artista Kelton Campos Fausto.
 
Num país marcado pelo sincretismo, onde São Jorge é também Ogum, e Anastácia é celebrada por católicos e umbandistas, os diretores Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos trazem o debate sobre a complexidade e a força dos símbolos sagrados a partir de depoimentos de líderes espirituais, pesquisadores e artistas.
 
Com imagens de arquivo de manifestações culturais e religiosas, e de exposições e obras dos artistas entrevistados, o episódio apresenta a influência das manifestações sacralizadas na vida dos brasileiros e como o sagrado se transforma ao longo dos tempos. Desde a representação iconográfica como forma de superar o analfabetismo, até a expansão cristã e a reinterpretação de códigos seculares.
 
Se o sagrado é vivo e mutável, é possível transportar a sabedoria e os espíritos que vivem na floresta e transportá-los para um museu? As imagens permanecem sagradas se mostram o “Apocalipse verde e amarelo” num trabalho que denuncia os problemas contemporâneos?
 
“Divinos são a terra, a água, o ar e o fogo. As energias são divinas, o que é sagrado é tudo o que é expressão e nasce a partir desses quatro elementos. E em todos nós existem os quatro elementos, então você é sagrado”, explica o babalawo Ivanir dos Santos.
 
A série documental 'Potências da Imagem' é produzida pela Aion Filmes e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A produção também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A estreia é no dia temático da Terça das Artes, 20 de agosto, às 22h. 

Cena do episódio 'Todas Elas', da segunda temporada de 'Brasil Visual' (crédito: divulgação/Curta!)

Artes de afeto e resistência criam novas histórias para mulheres de movimento social em 'Todas Elas'

Na tampa que fecha a quentinha, a mensagem ressalta: dignidade é um direito. Assim como a arte, a comida é um dos meios que as mulheres da Ocupação 9 de Julho — num edifício que foi do INSS no bairro de Bela Vista, em São Paulo — encontraram para simbolizar a resistência e o companheirismo que marcam o movimento. Suas histórias são contadas no episódio ''Todas Elas'', na segunda temporada da série ''Brasil Visual'', que vem sendo exibida no Curta!.
 
''Eu falo que vivo em um centro cultural, não numa ocupação. Isso aqui é uma escola da vida, um vulcão, você entra aqui e nunca mais é a mesma, e eu não sou mais a mesma, minha família não imagina o quanto eu mudei para melhor'', conta Luiza Santos, militante do Movimento Sem-teto do Centro (MSTC).
 
Na rotina de luta por moradia, enfrentando reintegrações de posse e embates com a polícia, elas criam a partir da ocupação um espaço vivo, que segue efervescente através de ações sociais e da arte.
 
As trajetórias de resistência e transformações dessas mulheres são contadas em primeira pessoa, em relatos mediados pelo artista Cabelo. Com direção geral de Rosa Melo, o episódio mostra como a cultura se torna poderosa aliada do movimento social, que já expôs na Galeria Reocupa, instalada dentro da ocupação, os trabalhos de mais de 150 artistas.
 
Se os almoços, fartos e saborosos, proporcionam energia e respeito, os encontros também abrem a ocupação para a reflexão e participação popular pelo incentivo às artes. ''A luta por moradia é também luta por educação, saúde, por cultura'', diz o artista Lucas Bambozzi.
 
Os quadros, as fotos, as intervenções, debates e comidas convidam e abrem as portas. Mas, como mostra o episódio, é no abraço que elas se encontram e se apoiam.
 
''A importância que o movimento tem na vida dessas mulheres guerrilheiras, que estão no dia a dia, lutando por moradia, educação, saúde, pela liberdade de ser mulher, faz esse papel. Eu sou uma sobrevivente da violência contra a mulher e hoje sou feliz de falar para outras mulheres que é possível sair da violência'', afirma a militante do MSTC Leni Ferreira Leme.
 
'Todas elas' é o nono dos 13 episódios de ‘Brasil Visual’, série viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e realizada pela Rosa Melo Produções. Com capítulos de 25 minutos, o programa aborda o cenário das artes visuais nacionais, apresentando ao público a riqueza e a influência de artistas e movimentos de todo o Brasil.
 
A produção também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. O episódio estreia no dia temático da Terça das Artes, 20 de agosto, às 20h30.

Segundas da Música – 19/08

19h30 – ''Grandes Mitos: Vikings'' (Série) - Episódio: ''A Profecia de Völva'' - INÉDITO E EXCLUSIVO


Odin questiona um clarividente, que revela novos detalhes sobre o Ragnarök. Os Deuses e Gigantes, que estão em guerra desde o início do mundo, perecerão um pelo outro... lobos monstruosos devorarão a lua e o sol, quando Loki se libertar de suas correntes. Baldr, filho favorito de Odin e Frigg, estará morto e sem honra. Direção: Camille Dalbéra. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 20 de agosto, terça-feira, às 5h30 e às 13h30; 21 de agosto, quarta-feira, às 7h30; 24 de agosto, sábado, às 11h30 e 25 de agosto, domingo, às 17h15 e 26 de agosto, segunda-feira, às 0h.

22h30 – ''Clementina'' (Documentário)


Uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. É considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de agosto, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 21 de agosto, quarta-feira às 10h30; 24 de agosto, sábado, às 22h30, 25 de agosto, domingo, às 14h50 e 26 de agosto, segunda-feira às 2h20.

Terças das Artes – 20/08

20h30 – ''Brasil Visual - 2ª Temporada'' (Série) - Episódio: ''Todas Elas'' – INÉDITO E EXCLUSIVO


Intensificando a presença das mulheres, as moradoras da Ocupação 9 de Julho compartilham suas transformações subjetivas vividas no local. Sendo a ocupação também um objeto de arte, as falas delas se misturam às dos artistas sobre a instauração da 9 de Julho. Direção: Rosa Melo. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 21 de agosto, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 22 de agosto, quinta-feira, às 8h30; 24 de agosto, sábado, às 19h; 25 de agosto, domingo, às 10h30.

22h – ''Potências da Imagem'' (Série) - Episódio: ''Sagrado'' – INÉDITO E EXCLUSIVO


No complexo mundo que vivemos, a imagem nunca é uma realidade simples. A sériepropõe uma investigação das manifestações e propriedades da produção de imagens relacionadas a temas que expressam aspectos contemporâneos da cultura visual em nossa sociedade. Artistas relatam suas práticas, e teóricos traçam relações entre criação e pesquisa, elaborando um pensamento sobre a imagem. Neste episódio: visibilidade, invisibilidade e mistério; as relações do sagrado com as imagens nas tradições afrodescentes e indígenas. Tensões da imagem na tradição cristã: iconofilia e iconoclastia. Direção: Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 21 de agosto, quarta-feira, às 2h e às 16h; 22 de agosto, quinta-feira, às 10h; 24 de agosto, sábado, às 20h30; 25 de agosto, domingo, às 12h.

Quartas de Cena e Cinema – 21/08

18h – ''Figuras da Dança'' (Série) – Episódio: ''Ilara Lopes''

Ilara Lopes é bailarina, professora, coreógrafa e examinadora da Royal Academy of Dance. Desde cedo, sua paixão pela dança a fez se dedicar tanto aos palcos quanto ao ensino. A dança tem muitas histórias, e, para revelar um pouco delas, a Companhia São Paulo de Dança criou a série de documentários “Figuras da Dança”. Direção: Inês Bogéa. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de agosto, quinta-feira, às 4h às 12h; 23 de agosto, sexta-feira, às 6h; 25 de agosto, domingo, às 7h

Quintas do Pensamento – 22/08

22h– ''Noite e Dia - Lima Barreto, Obra & Vida'' (Documentário)


A trajetória do escritor, jornalista e cronista carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), uma das figuras centrais da literatura brasileira no século XX, autor de obras como os romances “Recordações do Escrivão Isaías Caminha” (1909), “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1911) e “Clara dos Anjos” (1922/1948). Direção: Rodrigo Grota. Duração: 115 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 23 de agosto, sexta-feira, às 2h e às 16h; 24 de agosto, sábado, às 14h30; 25 de agosto, segunda -feira, às 22h e 26 de agosto, terça-feira, às 10h.

Sextas de História e Sociedade – 23/08

22h30 – ''A Mãe de Todas as Lutas'' (Documentário)


Um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil. O filme não pretende dar respostas, apenas deixar uma pergunta: "Que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?", conforme questiona Shirley Krenak. Direção: Susanna Lira. Duração: 84 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 24 de agosto, sábado, às 02h30 e às 10h; 26 de agosto, segunda-feira, às 16h30; 27 de agosto, terça-feira, às 10h30.

Sábado – 24/08

20h - ''Asdrúbal trouxe o Trombone'' (Série) - Episódio: ''Exército do Surfe''


Estreia “Trate-me Leão”, do Asdrúbal, em 1977; a primeira temporada carioca, no teatro Dulcina; o sucesso de público e de mídia; a turnê pelo sul do país; a prisão dos artistas em Santa Maria; e a estrada de volta ao Rio. Direção: Hamilton Vaz Pereira. Duração: 30 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 25 de agosto, domingo, às 11h30.

Domingo – 25/08

20h30 - ''Com a Palavra, Arnaldo Antunes'' (Documentário)


Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira. Direção: Marcelo Machado. Duração: 80 min. Classificação: Livre.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato