Foto: Reprodução TV Aparecida |
O "Aparecida Debate" lança nesta terça-feira (10/9), às 21h45, uma série de programas para discutir os principais problemas que afetam os brasileiros nos municípios onde vivem. A ideia da produção da TV Aparecida é contribuir para a reflexão e a formação da consciência política do eleitor que irá escolher este ano prefeitos e vereadores.
O programa, conduzido por Renato Dias e Eduardo Miranda, traz um debate sobre um assunto que é direito de todo cidadão: a moradia. Dados divulgados em abril deste ano pela Fundação João Pinheiro, instituição responsável pelo cálculo do déficit habitacional do Brasil em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, mostram que o problema afetou 6 milhões de domicílios em 2022, o que representa 8,3% do total de habitações ocupadas no país.
Antes de começar a discussão, será exibida uma reportagem sobre como estão vivendo as famílias que perderam as casas na tragédia das enchentes em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em 2023. E sobre o tema, a convidada é Socorro Leite, diretora executiva da Habitat Brasil.
Depois, os apresentadores recebem no estúdio da TV Aparecida o professor Ademir Pereira dos Santos, doutor em arquitetura na UNITAU (Universidade de Taubaté). Ele também coordena o curso de Pós-graduação em Design de Assentamentos Sustentáveis e Ecovilas no Departamento de Arquitetura.
E para falar sobre pessoas que foram despejadas de suas casas, a equipe de reportagem visitou a cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, para conhecer de perto uma comunidade inteira que vive essa dura realidade. Depois, conversa com Cristiano Schumaucher, coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.
"Aparecida Debate", terça-feira, às 21h45
Tags
Programação