Dentro de alguns dias, em 7 de outubro de 2024, completa-se um ano de um dos acontecimentos mais cruéis da história e que desencadeou uma sangrenta guerra, que não tem previsão de acabar.
Nessa data, o grupo terrorista Hamas promoveu um ataque violento à Israel, matando friamente centenas de pessoas, muitas delas jovens que participavam de um festival de música.
Quem não perdeu a vida neste ataque, foi sequestrado pelo Hamas. Mulheres foram violentadas e humilhadas. Aos sobreviventes restou, por meses, a dor e o silêncio. Inconformada com tamanha barbaridade, a ex-COO da Meta e fundadora do LeanIn.org, Sheryl Sandberg, resolveu dar voz a essas vítimas no documentário Gritos Antes do Silêncio.
Foto: Divulgação/RECORD |
A produção, em parceria com a Kastina Communications, uma das principais produtoras de Israel, acaba de chegar ao PlayPlus, o streaming da RECORD.
Sheryl Sandberg foi à Israel para ouvir o testemunho de quem viveu o horror do ataque. Ela revisita, acompanhada por sobreviventes, os locais destruídos pelo Hamas. São casas, vilas e kibutz, onde antes milhares de pessoas viviam em tranquilidade, além da região do Festival de Música Nova, onde ocorreu o primeiro atentado.
A produção traz também relatos inéditos de reféns libertados e socorristas.
Gritos Antes do Silêncio aborda os atos de barbárie do Hamas. "Eles usaram violência sexual como ferramenta de guerra... E as mulheres eram o alvo. As instruções eram claras: estuprar e humilhar o maior número possível delas”, relata uma das vítimas. “É muito difícil falar sobre isso, mas eu preciso, é meu dever contar o que houve”, diz Amit Soussana, que passou dias sequestrada pelo grupo.
De acordo com Sheryl Sandberg e os idealizadores do documentário, apesar das evidências contundentes, essas atrocidades têm recebido pouca atenção de grupos de direitos humanos e organizações internacionais. Líderes políticos e da mídia tentam minimizar ou negar os acontecimentos.
Por meio de entrevistas com especialistas forenses, médicos e testemunhas oculares, Gritos Antes do Silêncio explora os impactos profundos dos massacres, e investiga esses eventos brutais que marcaram a história recente.
Gritos Antes do Silêncio é um documentário contundente, perturbador e necessário, e está disponível para os assinantes do PlayPlus.