Cena de ''A Mulher da Luz Própria''. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 07 a 13 de outubro.
SEGUNDA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO
Sertão, Sertões (2024) (73')
COPRODUÇÃO
Horário: Segunda, 7/10, às 18h45
Classificação: 14 anos
Direção: Sergio Rezende
Sinopse: Filmado entre 2011 e 2021 nos sertões de Canudos (Bahia), Jalapão (Tocantins), Vereda e Salinas (Minas Gerais), agreste de Pernambuco, Marabá (Pará) e nas comunidades do Morro Dona Marta e Rocinha (Rio de Janeiro), Rondônia, Xangai (China), Miami (Estados Unidos), o documentário parte do fascínio de Sergio Rezende pelo sertão brasileiro, a partir de duas grandes obras da literatura brasileira: "Sertões", de Euclides da Cunha, e "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa. Ao se aproximar de personagens de diferentes estados, desde capitais até aldeias indígenas e pequenos vilarejos do sertão, Sergio Rezende retrata em “Sertão Sertões” as muitas lutas do cidadão brasileiro contemporâneo, a constante busca por dignidade, pertencimento e justiça nos mais diversos campos da sociedade.
TERÇA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO
Lapso (2023) (25’)
[Curta na Tela]
Horário: Terça, 8/10, 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Caroline Cavalcanti
Sinopse: Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde se conhecem, passando a compartilhar afetos e incertezas.
QUARTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO
Ingrid (2016) (7')
INÉDITO
Horário: Quarta, 9/10, às 21h30
Direção: Ben Briand
Sinopse: Patrocinado pela Activia e produzido pela Moonwalk Films, o diretor e escritor Ben Briand (http://www.benbriand.com) criou este emocionante curta-metragem após a vida sacrificando a viagem da bailarina brasileira Ingrid Silva das favelas do Rio de Janeiro para a Estágio profissional do bailado de New York City. Em 2008, Ingrid Silva se tornou uma dançarina de balé profissional para o Dance Theatre do Harlem. Ela é considerada uma das melhores dançarinas emergentes do mundo. Com sua fantástica cinematografia, este curta-metragem é uma grande motivação. Você pode alcançar tudo, apenas acreditar em seus sonhos e trabalhar duro para ele.
QUINTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO
A Mulher da Luz Própria (2019) (74')
INÉDITO
[Sessão Especial Helena Ignez]
Horário: Quinta, 10/10, às 21h
Classificação: 12 anos
Direção: Sinai Sganzerla
Sinopse: O filme é uma homenagem de Sinai Sganzerla à sua mãe, Helena Ignez. A vida da diretora e atriz de teatro e cinema é contada por meio de uma coleção de material de arquivo, além das próprias palavras da artista, que tem mais de sessenta anos de carreira.
SEXTA-FEIRA, 11 de OUTUBRO
O Banquete (2018) (105’)
Horário: Sexta, dia 11/10, às 18h15
Direção: Daniela Thomas
Classificação: 14 anos
Sinopse: 1980, Brasil. Apesar do retorno à democracia, o país ainda está passando por instabilidade política. Em meio a este clima de desconfiança, um jornalista descobre segredos sobre o presidente, o que ameaçará ainda mais o equilíbrio da nação.
SÁBADO, 12 DE OUTUBRO
Dinho (2023) (29')
[Maratona Curta na Tela - Dia das Crianças]
Horário: Sábado, 12/10, às 19h
Direção: Leo Tabosa
Classificação: 12 anos
Sinopse: A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.
DOMINGO, 13 DE OUTUBRO
Chico Rei Entre Nós (2020) (94’)
[Maratona Mostra Internacional de Cinema de São Paulo]
Horário: Domingo, 13/10, às 10h30
Classificação: Livre
Direção: Joyce Prado
Sinopse: Chico Rei Entre Nós é um documentário sobre o rei congolês Chico Rei, que foi escravizado lutando pela sua liberdade e de seu povo, em Minas Gerais. O longa aborda as diversas consequências da escravidão brasileira na vida dos negros de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.