No Dia Internacional da Animação, Canal Brasil exibe maratona especial

''Angeli The Killer'', de Cesar Cabral; ''O Menino e o Mundo'', de Alê Abreu. Fotos: Divulgação  

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, o Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma maratona de filmes e séries dedicada à rica produção brasileira. A partir das 16h, serão exibidos: todos os episódios da série “Angeli The Killer”, de Cesar Cabral; os longas-metragens “Luz, Anima, Ação”, de Eduardo Calvet, “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu e “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral; os curtas-metragens “Cadê Heleny?”, de Esther Vital, “O Destino da Senhora Adelaide”, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia, “Tom”, de Felippe Steffens, “Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio”, de Radhi Meron, “O Caçador de Árvores Gigantes”, de Anttonio Pereira, “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides”, de Jonatas Rubert, “Nonna”, de Maria Augusta V. Nunes; além da maratona da série “Motel Sama”, de Luísa Sequeira e Eduardo Sama.

A série que abre a programação especial é “Angeli The Killer”, de Cesar Cabral, em que o ilustrador e cartunista paulista Angeli conta seus dilemas e experiências com personagens criados por ele. Na sequência, o documentário “Luz, Anima, Ação”, de Eduardo Calvet, retrata a trajetória da história da animação brasileira no cinema, na televisão e na publicidade desde 1917. O curta-metragem “Cadê Heleny?”, de Esther Vital, narra a trajetória de vida da filósofa, professora e diretora de teatro Heleny Guariba, desaparecida em 1971 na ditadura militar brasileira. A história é contada por meio de lembranças bordadas na arte têxtil arpillera, uma prática popular criada como resposta à ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990), no Chile. Já no curta-metragem “O Destino da Senhora Adelaide”, de Breno Alvarenga e Luiza Garcia, um café da manhã pode mudar toda a vida de Adelaide.

''Luz, Anima, Ação'', de Eduardo Calvet; ''Cadê Heleny?'', de Esther Vital; ''O Destino da Senhora Adelaide'', de Breno Alvarenga e Luiza Garcia; ''Tom'', de Felippe Steffens. Fotos: Divulgação

Também integra a maratona o curta “Tom”, de Felippe Steffens, sobre o cachorro Tom, que embarca em uma viagem espacial com sua dona, mas ela desaparece e ele tenta retornar à Terra. Em “Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio”, de Radhi Meron, Aurora é uma rua triste e solitária que, em um dia forte de chuva, se questiona se pode morrer. Já o curta-metragem “O Caçador de Árvores Gigantes”, de Anttonio Pereira, mostra uma criança descobrindo que árvores grandes eram vendidas a deuses. No curta “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides”, de Jonatas Rubert, um disco voador, os dinossauros e as cegonhas tentam explicar como são as pessoas com Síndrome de Down.

No curta-metragem “Nonna”, de Maria Augusta V. Nunes, Ana e sua avó vivem no campo e sofrem com os efeitos prejudiciais dos agrotóxicos na região. No premiado longa-metragem “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, um menino que mora no campo vai conhecer a cidade grande e descobre uma sociedade marcada pela pobreza, exploração e falta de perspectivas. O filme foi indicado à categoria de Melhor Filme de Animação do Oscar® 2016. O longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral, mostra o personagem punk Bob Cuspe que tenta fugir de um deserto pós-apocalíptico. O que ele não sabe é que está na mente de Angeli, seu criador, que passa por um bloqueio criativo.

''Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio'', de Radhi Meron; ''O Caçador de Árvores Gigantes'', de Anttonio Pereira; ''A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides'', de Jonatas Rubert; ''Nonna'', de Maria Augusta V. Nunes. Fotos: Divulgação

A série que encerra a programação especial do Dia da Animação é “Motel Sama”, de Luísa Sequeira e Eduardo Sama, que traz as aventuras eróticas de um ex-policial e escritor que se envolve na investigação de um crime no Motel Sama.

''Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente'', de Cesar Cabral; ''Motel Sama'', de Luísa Sequeira e Eduardo Sama. Fotos: Divulgação

Maratona Dia Internacional da Animação
Horário: Segunda, dia 28/10, a partir das 16h

''Angeli The Killer'' (11X12’) (2016)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 16h
Classificação: 14 anos
Direção: Cesar Cabral

Sinopse: O cartunista Angeli é o protagonista dessa série de animação e divide a cena com muitas de suas irreverentes criações ao longo da carreira.

''Luz, Anima, Ação'' (2013) (100')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 18h15
Classificação: Livre
Direção: Eduardo Calvet

Sinopse: Com quase um século de história, a animação brasileira traz histórias e personagens ricas e estimulantes que construíram o caminho até os dias de hoje.

''Cadê Heleny?'' (2022) (29’)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 19h50
Classificação: 16 anos
Direção: Esther Vital

Sinopse: A trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971 sob a ditadura militar brasileira. As lembranças bordadas e animadas denunciam o que não podia ser dito com palavras.

O Destino da Senhora Adelaide (2022) (5')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h20
Classificação: Livre
Direção: Breno Alvarenga e Luiza Garcia

Sinopse: Um café da manhã pode mudar toda a vida de Adelaide.

''Tom'' (2021) (7')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h30
Classificação: Livre
Direção: Felippe Steffens

Sinopse: Tom era apenas um cachorro normal quando foi ao espaço com sua dona, Mei. Quando ela deixa a estação para uma caminhada espacial e não retorna, Tom se vê obrigado a assumir o controle da ISS. Reproduzindo o que sua dona fazia ele tenta manter o lugar funcionando enquanto espera o retorno de Mei, e o retorno à sua vida como era antes.

''Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio'' (2021) (10')
Horário:  Segunda, dia 28/10, às 20h35
Direção: Radhi Meron
Classificação: Livre

Sinopse: Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória, sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?

''O Caçador de Árvores Gigantes'' (2016) (10’)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h45
Classificação: 12 anos
Direção: Anttonio Pereira

Sinopse: Um menino brincando no quintal de sua casa descobre uma arca enterrada revelando um segredo, a mais de 500 anos homens vendiam as maiores árvores da terra para os reis mais poderosos. Um dia tudo isso parou e nunca mais se ouviu falar dos caçadores de árvores, tudo o que restou foi aquela arca, com um velho mapa. O menino com ajuda de seu amigo bicho-do-mato vai à caça das Árvores Gigantes, que ele acredita estarem presas no céu.

''A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides'' (2021) (5’)
Horário: Segunda, dia 28/10, às 20h55
Classificação: Livre
Direção: Jonatas Rubert

Sinopse: Alguns humanos nascem com um conjunto de características variáveis, que eles chamam de síndrome de Down. Um disco voador, dinossauros e cegonhas nos ajudam a tentar entender o que é e qual a diferença entre tê-la ou não.

''Nonna'' (2021) (11')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 21h
Classificação: Livre
Direção: Maria Augusta V. Nunes

Sinopse: A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, ela entende que a presença de sua avó ali é transcendental.

''O Menino e o Mundo'' (2013) (76')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 21h15
Classificação: Livre
Direção: Alê Abreu

Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. 

''Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente'' (2021) (87')
Horário: Segunda, dia 28/10, às 22h30
Classificação: 16 anos
Direção: Cesar Cabral

Sinopse: O punk Bob Cuspe luta para fugir de um deserto pós-apocalíptico. O que ele não sabe é que está na mente de Angeli, seu criador, que passa por um bloqueio criativo.

''Motel Sama'' (13X05’) (2013)
Horário: Terça, dia 29/10, à 0h
Classificação: 18 anos
Direção: Luísa Sequeira e Eduardo Sama

Sinopse: A animação traz as aventuras eróticas de um ex-policial e escritor que se envolve na investigação de um crime no remoto Motel Sama.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato