Fotos:Ju Coutinho |
No sétimo episódio do 'Avisa Lá Que Eu Vou', que irá ao ar no dia 20, Dia da Consciência Negra, Paulo Vieira aterriza em Santo Amaro, na Bahia. Na cidade de Dona Canô, ele conhece Mãe Manuela de Ogum e Pai Pote, que mantém vivo o Bembé do Mercado, o único Candomblé de rua do mundo, criado um ano depois da abolição da escravatura. No papo, eles conversam sobre transformações históricas, resistência, orgulho e fé.
E para entender o maculelê, Paulo conversa com Maria, a viúva do seu fundador, Mestre Popó, e com Mestre Felipe, que segue protegendo a tradição. Santo Amaro é uma cidade conhecida por seus artistas e é com eles que Paulo se engaja numa roda animada em um bar para falar sobre a força da arte na cidade e a resistência do povo preto.
Na cidade, Paulo também tem a oportunidade de ir à casa de Dona Canô, e é recebido pelo seu filho Rodrigo, que conta sobre a organização do Terno de Reis em homenagem aos pais. Com Jota Veloso, neto da matriarca dos Veloso, ele conhece a figura de Dona Canô como avó e agitadora cultural da cidade.
Com Makiba e Nau, a gargalhada rola solta em um papo regado a muitas histórias de Santo Amaro. Por último, Paulo encontra Monilson e conhece uma das manifestações culturais mais fortes do mundo, o Nego Fugido.
Mais sobre o programa
Nas gravações, o humorista entrevistou mais de 90 pessoas, tendo entre os destinos a Amazônia Brasileira, Santo Amaro, Afuá, Ibiraçu, Barra dos Garças, Rondonópolis, Abrolhos, Uruana, o Circo em Cariacica e o Círio de Nazaré no Pará. Durante a exibição das primeiras temporadas no GNT, em 2023, o programa conquistou o troféu “Variedades”, dentro da categoria “Televisão”, do Prêmio APCA 2023, que teve resultado divulgado no final de janeiro de 2024 pela Associação Paulista de Críticos de Artes. A premiação é uma das mais importantes do Brasil em relação à cultura que elege os melhores do ano nas artes. Além disso, no início deste ano, foi exibido em forma de quadro no ‘Fantástico’, onde o público ganhou um 'spoiler' dos episódios.
‘Avisa Lá Que Eu Vou’ tem apresentação de Paulo Vieira, direção artística de Paulo Vieira e Benjamin Hassan, produção de Daniela Santos e direção de gênero de Raoni Carneiro. O programa do dia 20 irá ao ar depois de ‘Falas Negras’.
Tags
Programação