| Foto: Agência com Z |
A mais tradicional premiação do futebol nacional teve sua 55ª edição realizada nesta segunda-feira (9), em São Paulo. O Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha elegeu os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro Masculino e, pelo quarto ano consecutivo, a seleção do Brasileirão Feminino. A cerimônia teve apresentação de Fábio Porchat e exibição na TV por assinatura e pelo streaming no Disney+.
Grande promessa do futebol nacional, o atacante Estêvão saiu como destaque da competição. O jogador do Palmeiras ficou com três prêmios: Melhor Atacante, Revelação e Bola de Ouro do Brasileirão, conquistando o troféu mais prestigiado da cerimônia e se juntando a nomes como Ronaldinho Gaúcho, Romário, Zico e Rogério Ceni.
Com apenas 17 anos, o jovem atleta do Palmeiras se tornou o jogador mais jovem a conquistar a Bola de Ouro. Antes, o detentor do feito havia sido Mauro Galvão em 1979, quando o então zagueiro do Internacional levou o prêmio com 18 anos e 4 dias.
“O primeiro sonho que eu tive neste ano foi subir para o profissional. Depois, ser titular. Consegui ajudar o Palmeiras da melhor maneira possível. Fui vendido. Creio que este ano foi maravilhoso para mim e vai ficar marcado na minha carreira. Foi meu primeiro ano de profissional e tudo o que eu posso fazer é agradecer a Deus, à minha família, ao Palmeiras e ao meu staff. É a realização de um sonho”, afirmou Estêvão.
Campeão do Brasileirão pela terceira vez em sua história e voltando a alcançar o título após 29 anos, o Botafogo recebeu os holofotes na premiação masculina. O alvinegro carioca teve 6 premiados: John, Bastos, Marlon Freitas, Savarino, Luiz Henrique e o treinador Arthur Jorge.
Pelo Brasileirão Feminino, o Corinthians dominou a lista de premiadas com seis jogadoras: Vitória Yaya, Duda Sampaio, Tamires, Daniela Arias, Gabi Portilho e a Bola de Ouro Vic Albuquerque. O treinador da equipe Lucas Piccinato também foi premiado com o Troféu Telê Santana, sendo o primeiro de sua carreira.
“Para mim, é uma honra muito grande. A gente trabalha o ano inteiro para se destacar individualmente junto com o coletivo que é muito forte. Estou muito feliz. Eu queria esse prêmio para mim, foi algo que eu coloquei como meta. Eu quero conquistar esse prêmio outras vezes porque eu sei que, assim, eu estarei ajudando a equipe do Corinthians”, afirmou Vic Albuquerque.
Na 55ª edição do prêmio, a ESPN promoverá o evento com o tema de “Histórias de Futebol”. A cerimônia levou os espectadores a uma viagem no tempo e espaço contando as divertidas e emocionantes histórias da modalidade. O evento também foi agitado por performances ao vivo dos cantores: Gaby Amarantos e da dupla sertaneja Edson e Hudson, além de participação especial do artista de repente Adiel Luna e da cantora Amanda Magalhães.
Mais uma vez recebendo destaque na premiação, o pilar de Diversidade e Inclusão da Disney também teve participação no ESPN Bola de Prata Aposta Ganha. O prêmio “Reflexões”, homenageou as contribuições pela inclusão da comunidade LGBTQIA+ no futebol em troféu entregue a Emerson Ferreti, presidente do EC Bahia.
Pelo sexto ano consecutivo, a cerimônia teve direção geral de Fernando Taliba, profissional que já realizou outras grandes premiações na TV, como o Video Music Brasil (VMB), MTV Miaw, da MTV, e também o Meus Prêmios Nick. Regiane Wohnrath, Wagner Patti, Andreza Galdeano, Priscila Mourão, Alex Yamasaki, Thalia Gardin, João Gonzales foram os responsáveis pela produção e coordenação do evento.
Confira a lista completa de premiados:
BRASILEIRÃO MASCULINO:
Goleiro
John (Botafogo)
Zagueiros
Bastos (Botafogo)
Gustavo Gómez (Palmeiras)
Laterais
Bernabei (Internacional)
William (Cruzeiro)
Volante
Marlon Freitas (Botafogo)
Meias
Jefferson Savarino (Botafogo)
Alan Patrick (Internacional)
Rodrigo Garro (Corinthians)
Atacantes
Luís Henrique (Botafogo)
Estêvão (Palmeiras)
Troféu Telê Santana (Treinador)
Arthur Jorge (Botafogo)
Bola de Ouro
Estêvão (Palmeiras)
Revelação
Estêvão (Palmeiras)
Gol Mais Bonito
Alerrandro (Vitória)
Artilheiro
Yuri Alberto (Corinthians) / Alerrandro (Vitória)
BRASILEIRÃO FEMININO:
Goleiro
Carlinha (São Paulo)
Zagueiros
Luana Sartório (Ferroviária)
Daniela Arias (Corinthians)
Laterais
Kati (Ferroviária)
Tamires (Corinthians)
Volantes
Vitória Yaya (Corinthians)
Meias
Vic Albuquerque (Corinthians)
Duda Sampaio (Corinthians)
Micaelly (Ferroviária)
Atacantes
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Gabi Portilho (Corinthians)
Melhor Treinador
Lucas Piccinato (Corinthians)
Bola de Ouro
Vic Albuquerque (Corinthians)
Revelação
Letícia Monteiro (Internacional)
Gol Mais Bonito
Bia Menezes (São Paulo)
Artilheira
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Criado em 1970 pela Revista Placar e produzido exclusivamente pela ESPN desde 2016, o ESPN Bola de Prata Aposta Ganha é reconhecido nacionalmente como o prêmio mais tradicional do futebol brasileiro, coroando temporadas espetaculares de lendas que marcaram época no cenário nacional. Dentre os ganhadores deste troféu estão: Zico, Dirceu Lopes, Toninho Cerezo, Falcão, Rogério Ceni, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano, Neymar, Marta, Formiga e Bia Zaneratto.
Tags:
Notícias