Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 24 de fevereiro a 02 de março

''Rua Dinorá''. Foto: Divulgação

Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 24 de fevereiro a 02 de março.

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO

A Serra do Roncador ao Poente (2022) (63') 
INÉDITO
Horário: Segunda, 24/02, às 20h30
Classificação: Livre
Direção: Armando Lacerda

Sinopse: O filme conta a história do povo A'uwê Uptabi, mais conhecido como Xavante, tendo seu idioma como língua oficial, que pertence ao tronco Macro-Jê, da família Jê. Filmado nas terras xavantes, nos arredores da Serra do Roncador, no Mato Grosso, a obra explora a ancestralidade do povo, detalhando sua origem territorial, antepassados indígenas e a travessia que fez de uma ponta a outra do país, para fugir dos perigos do homem branco. A história se concentra em cinco sujeitos: Diogo Juruna, Salvador Tsereurasaré, Carolina Reaptu (Mã Dzabazé), Jurandir Tsiridiwê e Saranate Xavante, pertencentes a diferentes aldeias que integram o povo Xavante. As narrativas destacam pontos fundamentais para a sobrevivência dos indígenas no ambiente em que vivem. A partir da preservação de seus ritos e culturas - lutas, músicas, danças e a própria língua xavante, considerada vulnerável pela Unesco -, sua existência é reafirmada.

TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO

Madame Satã (2002) (1105’)
[Sessão Dupla Madame Satã - Nascimento há 125 anos]
Horário: Terça, 25/02, às 21h
Classificação: 14 anos
Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: O retrato de João Francisco dos Santos, também conhecido como Madame Satã, travesti, amante, pai, herói e convicto do Rio de Janeiro.

QUARTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO

Rua Dinorá (2021) (17')
[Curta Na Tela]
INÉDITO
Horário: Quarta, 26/02, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro

Sinopse: Dinorá é uma menina de dez anos que mora na Rua 749, no bairro Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza. Faixa branca no karatê, seu grande sonho é vencer o campeonato interestadual. Para que as atletas possam viajar, elas precisam angariar fundos para o time, por meio da venda de rifas para familiares e vizinhos. Ao descobrir que suas colegas moram em ruas com o nome de personalidades históricas, Dinorá empreende, em sua jornada para a venda das rifas, uma investigação sobre o nome de sua própria rua e acaba descobrindo a força coletiva na construção dos espaços habitados.

QUINTA, 27 DE FEVEREIRO

Quando Eu Era Vivo (2014) (108’)
Horário: Quinta, 27/02, às 19h10
Classificação: 12 anos
Direção: Marco Dutra

Sinopse: Após perder seu casamento e seu emprego, Junior se muda para a casa de seu pai, onde vive a atraente inquilina Bruna. A descoberta de objetos que pertenciam a sua mãe falecida leva Júnior a uma descida à loucura.

SEXTA, 28 DE FEVEREIRO 

Sertão, Sertões (2024) (73')
Horário: Sexta, 28/02, às 17h35
Classificação: 14 anos
Direção: Sergio Rezende

Sinopse: Filmado entre 2011 e 2021 nos sertões de Canudos (Bahia), Jalapão (Tocantins), Vereda e Salinas (Minas Gerais), agreste de Pernambuco, Marabá (Pará) e nas comunidades do Morro Dona Marta e Rocinha (Rio de Janeiro), Rondônia, Xangai (China), Miami (Estados Unidos), o documentário parte do fascínio de Sergio Rezende pelo sertão brasileiro, a partir de duas grandes obras da literatura brasileira: "Sertões", de Euclides da Cunha, e "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa. Ao se aproximar de personagens de diferentes estados, desde capitais até aldeias indígenas e pequenos vilarejos do sertão, Sergio Rezende retrata em “Sertão Sertões” as muitas lutas do cidadão brasileiro contemporâneo, a constante busca por dignidade, pertencimento e justiça nos mais diversos campos da sociedade.

SÁBADO, 1º DE MARÇO

Fevereiros (2019) (73’)
[Especial Carnaval]
Horário: Sábado, 1/03, às 16h10
Classificação: Livre
Direção: Marcio Debellian

Sinopse: O filme faz uma relação entre a participação de Maria Bethânia no desfile da Mangueira em sua homenagem, em 2016, e as comemorações de Nossa Senhora da Purificação – festa da qual participa, todos os anos, em sua cidade natal, Santo Amaro (BA). Através dessa conexão Rio-Bahia, o documentário desvenda características aparentemente antagônicas presentes na personalidade de Bethania: candomblé e catolicismo, sexualidade e religião, sagrado e profano, festa e fé. O filme conta com depoimentos de Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira (carnavalesco da Mangueira), Luiz Antonio Simas (historiador), Mabel Velloso (poeta) e Squel Jorgea (porta-bandeira da Mangueira).

DOMINGO, 2 DE MARÇO

Inocência (1983) (118’)
[Maratona Fernanda Torres]
Horário: Domingo, 2/03, às 14h
Classificação: 12 anos
Direção: Walter Lima Jr.

Sinopse: No século 19, uma garota do interior é seduzida por um jovem médico que está tratando-a e também está hospedado em sua casa por alguns dias. Ela tenta esconder o romance proibido de seu pai, que desaprova o relacionamento.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato